Gabigol volta a ser decisivo em final pelo Flamengo e vai de ‘moleque’ a predestinado
Atacante marcou duas vezes na vitória rubro-negra sobre o Galo, que deu vantagem na decisão da Copa do Brasil
O Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 3 a 1 na tarde deste domingo (03), no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Gabigol e Arrascaeta marcaram para os rubro-negros, enquanto Alan Kardec descontou para o Galo. O centroavante, autor de dois gols, teve uma tarde especial.
Não somente por ter marcado duas vezes em uma decisão, algo que, se comparar os números, não é tão diferente assim para o predestinado, mas por ter se reencontrado de vez com o bom futebol.
Gabigol viveu uma tarde de Maracanã novamente. Parecia estar esquecido na memória do torcedor e do centroavante, mas a dupla, que se provou inseparável em tantos momentos, mostrou que a relação é como andar de bicicleta: “Nunca se esquece”.
Desecantou
A atuação não era primorosa, mas Gabigol vinha participando mais do que nas últimas partidas. O atacante com externos de velocidade também ajudava, já que o centroavante tinha mais companhia no comando de ataque. Ele até participou do primeiro gol, marcado por Arrascaeta, ao finalizar para a defesa de Everson. O uruguaio marcou no rebote.
Apesar disso, uma discussão com Filipe Luís pode ter sido determinante para o tento. Amigos fora de campo, os dois discutiram na beira do gramado minutos antes do lance do gol, e o treinador foi ríspido com o comandado:
“Você me respeita, seu moleque”, disse o técnico do Flamengo.
O gol ainda veio de maneira curiosa, pois, inicialmente, todos acharam que Gabigol estava em impedimento. Natural pela média altíssima do atacante, algo que deixou a comemoração ainda mais efusiva. O atacante foi direto em Filipe Luís para celebrar.
Um pouco antes do segundo gol do Flamengo, Gabigol discutiu com Filipe Luís.
Na comemoração, Gabi foi comemorar com o treinador.
?️@lucas_bayer_pic.twitter.com/1furZBJ4Uw
— Planeta do Flamengo ? (@fla_infos) November 3, 2024
Se os rubro-negros não esperavam um gol de Gabigol, quem dirá dois, mas aconteceu. Em mais um contra-ataque fulminante, Alcaraz serviu o centroavante, que chutou cruzado e balançou as redes do Galo. Para quem ainda não tinha marcado contra o Atlético, está maravilhoso.
Gabriel Barbosa de Almeida. Não preciso escrever mais nada, né?
Torcida explodiu de vez aqui no Maracanã:
“Acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno” pic.twitter.com/24naXDJfJj
— Gui Xavier (@GuiVXavier) November 3, 2024
Acima dos gols, Gabigol pareceu mais a si nessa decisão. A energia ruim da passagem de Tite está indo embora aos poucos e, neste domingo, ele teve tempo de debochar e provocar, marcas registradas de irreverência do centroavante.
Teve pedido para a torcida do Flamengo e beijinho para o zagueiro Lyanco, do Atlético Mineiro. Como os próprios rubro-negros contaram nas arquibancadas: “O Gabigol voltou”.
Final é com ele mesmo
16 gols em 17 finais. A média de quase um por partida não deixa esconder: Gabigol é o jogador mais decisivo do Flamengo neste século, e um dos maiores ídolos da história do clube. O tento neste domingo (03) foi a consagração para um ídolo que vivia período conturbado.
Vale destacar também que foram os primeiros gols de Gabigol em finais de Copa do Brasil. Só faltava o mata-mata no cenário estadual, nacional e continental para o centroavante. Ele só não balançou as redes na final do Mundial de Clubes de 2019 com a camisa rubro-negra.
- Carioca 2019: nenhum gol
- Libertadores 2019: 2 gols
- Mundial 2019: nenhum gol
- Carioca 2020: nenhum gol
- Supercopa do Brasil 2020: 1 gol
- Recopa Sul-Americana 2020: 1 gol
- Supercopa do Brasil 2021: 1 gol
- Carioca 2021: 3 gols
- Libertadores 2021: 1 gol
- Supercopa do Brasil 2022: 1 gol
- Carioca 2022: 1 gol
- Libertadores 2022: 1 gol
- Copa do Brasil 2022: nenhum gol
- Supercopa do Brasil 2023: 2 gols
- Carioca 2023: nenhum gol
- Copa do Brasil 2023: nenhum gol
- Carioca 2024: nenhum gol*
- Copa do Brasil: dois gols
*Estava suspenso por conta da acusação de tentativa de fraude em exame antidoping
E agora, Flamengo?
O jogo de volta da final da Copa do Brasil será disputado no próximo domingo (10), às 16h (de Brasília), na Arena MRV. Antes disso, o Flamengo terá outro duelo em Belo Horizonte, diante do Cruzeiro, na quarta-feira (06). A partida é válida pelo Campeonato Brasileiro e acontecerá às 21h (de Brasília), no Mineirão.