Atlético-MG afirma que Vasco e Corinthians querem se beneficiar na Copa do Brasil
Polêmica sobre datas da Copa do Brasil ganha novo capítulo com posicionamento do Atlético, favorável a mudança
A grande polêmica na semana no futebol brasileiro foi a inversão de datas anunciada pela CBF com relação ao segundo jogo da Copa do Brasil e a rodada do Campeonato Brasileiro seguinte. Favorável a decisão, o Atlético-MG foi o último a se posicionar sobre o assunto, e rebateu os discursos dos rivais com o mesmo argumento.
Atlético-MG e Flamengo são favoráveis a mudança das datas por conta deles se sentirem prejudicados, pois o jogo da Copa do Brasil aconteceria um dia depois de um Data Fifa em que os dois times terão muitos jogadores em ação.
Já Vasco e Corinthians são contra a mudança e indicam que essa alteração está beneficiando os adversários. Os clubes ainda citam que a mudança viola a Lei Geral do Esporte e o Regulamento Geral de competições da CBF. Ambos já entraram com ação no STJD e indicam até irem na justiça comum para reverter isso.
Vasco entende que cenário é complicado, mas busca anulação de troca de datas na Copa do Brasil
— Trivela (@trivela.com.br) 30 de setembro de 2024 às 23:00
Na tarde desta terça-feira (1°), o Atlético recebeu o apoio da FMF, que emitiu nota parabenizando a CBF pela alteração feita, também citando isonomia e equilíbrio esportivo. Já o Corinthians recebeu o apoio da FPF que, também por meio de nota, repudiou a mudança, citando que o clube paulista foi prejudicado.
Atlético fala em isonomia, ética e fair play
O Atlético, por meio de uma nota oficial, se posicionou sobre o caso. O Galo entende que a alteração restabelece a isonomia da competição, e lamenta que Vasco e Corinthians tenham levado o caso ao STJD.
O Galo ainda usou do mesmo argumento de Vasco e Corinthians, para se defender, afirmando serem eles que estão tentando ser beneficiados, pois, se jogarem na data inicialmente prevista, enfrentarão adversários desfalcados de muitos titulares.
Confira a nota do Atlético sobre o caso da Copa do Brasil
Em relação à decisão da CBF de inverter a data-base das partidas de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil com os jogos da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Clube Atlético Mineiro entende que a mudança restabelece os princípios da isonomia, da igualdade de oportunidades e do equilíbrio das disputas, previstos no Regulamento Geral de Competições da CBF.
O Galo lamenta que Vasco e Corinthians tenham acionado o STJD contra a referida alteração, atitude que contraria todos as diretrizes citadas acima, bem como os princípios da ética e do fair play desportivo. A mudança no calendário em nada prejudica os dois clubes, que desejam apenas se beneficiar de ter adversários desfalcados de seus jogadores selecionáveis.
Em seu comunicado aos clubes envolvidos, a CBF informou claramente que a alteração foi feita em virtude da definição de datas dos jogos válidos pelas competições promovidas pela Conmebol, as quais têm prioridade sobre os torneios nacionais, prerrogativa prevista no Regulamento Geral de Competições e no Regulamento Específico da Copa Betano do Brasil 2024.
O Galo acredita ser justo que, em uma etapa importante como uma semifinal de Copa Betano do Brasil, as equipes tenham a possibilidade de contar com os atletas que servem às suas respectivas seleções, inclusive a Seleção Brasileira.
Relembre as declarações de Pedrinho (Vasco) e Augusto Melo (Corinthians)
Pedrinho
Em um vídeo divulgado no último sábado (28), Pedrinho aparece ao lado do executivo de futebol do Vasco, Marcelo Sant'Anna, protestando contra a mudança de data. O presidente afirmou que o Vasco “está indignado” com a decisão e destacou que “Atlético e Flamengo estão sendo beneficiados”.
— O adversário está sendo beneficiado porque o Vasco jogou com jogadores que chegaram cansados das suas viagens, servindo as suas seleções. Isso para mim é muito claro. O outro ponto é o seguinte: só falta agora o adversário escolher o árbitro para o jogo. Para mim, a CBF perde completamente a credibilidade com essa decisão. O Vasco não quer ser beneficiado, o Vasco quer justiça. E não está sendo justo. Porque a situação é similar à que o Vasco enfrentou. Hoje o Atlético e o Flamengo estão sendo beneficiados por essa decisão da CBF — disse Pedrinho na ocasião.
Augusto Melo
Assim como Pedrinho, Augusto Melo subiu o tom contra a CBF. O presidente do Corinthians afirmou que o clube se sente desrespeitado e garantiu que não aceitará a mudança de datas.
— O Corinthians foi desrespeitado. Quero entender qual o motivo da mudança, a antecipação do jogo do Brasileirão de domingo para quinta-feira, que é muito importante para nós. Corinthians não quer ser beneficiado, mas não vai aceitar que ninguém seja beneficiado. O Corinthians não vai admitir este tipo de coisa. Seremos prejudicados, estamos em três competições, não podemos ser prejudicados, temos planejamento, logística, para isso — bradou Augusto.
Quando serão as semifinais da Copa do Brasil?
Jogos de ida
- Atlético-MG x Vasco — 2 de outubro, às 19h15 — SporTV, Premiere e Prime Video
- Flamengo x Corinthians — 2 de outubro, às 21h45 — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video
Jogos de volta
- Vasco x Atlético-MG — 19 de outubro, às 18h30 — SporTV, Premiere e Prime Video
- Corinthians x Flamengo — 20 de outubro, às 16h — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video