Copa do Brasil

Decisão do Vasco sobre a Copa do Brasil é má notícia para o Atlético-MG

Galo decide vaga na final contra o Vasco em palco onde tem apenas três vitórias em quase 50 anos

Atlético-MG e Vasco fazem uma das semifinais da Copa do Brasil de 2024. Na última sexta-feira (20), um sorteio da CBF definiu a ordem dos mandos do confronto.

No sorteio, o Vasco ganhou o direito de mandar o segundo jogo da semifinal em casa. E aí surgiu a dúvida: o jogo será no Maracanã ou em São Januário?

Os vascaínos acabaram optando pela sua casa, o São Januário. E isso foi uma notícia ruim para o Galo.

As duas equipes já se encontraram em 78 ocasiões, e os cruzmaltinos têm uma ligeira vantagem geral: são 30 vitórias contra 29 dos atleticanos, além de 19 empates.

Como esperado, os números ficam ainda melhores para o Vasco quando se leva em conta os jogos em que os cariocas foram mandantes. Mais do que isso: o aproveitamento do Atlético na Colina Histórica é ainda pior que no Maracanã.

Retrospecto de Vasco e Atlético-MG em São Januário

A Trivela levantou o desempenho do Atlético-MG contra o Vasco em São Januário, e os números não são animadores para a torcida mineira.

São 21 duelos na casa do Vasco, com apenas 3 vitórias do Galo: em 2019, em 2002 e em 1995, todas em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Já o Vasco venceu 12 partidas, além de 6 empates computados.

O saldo de gols também apresenta uma larga vantagem cruzmaltina. Ao todo, o clube carioca marcou 43 gols em todas partidas contra o Galo, e o clube mineiro fez apenas 20. Veja o comparativo na tabela:

Vasco x Atlético-MG em São Januário  
Total de jogos 21
Vitórias do Vasco 12
Vitórias do Atlético-MG 3
Empates 6
Gols do Vasco 43
Gols do Atlético-MG 20
Último jogo 2020 (Brasileirão), Vasco 3 x 2 Atlético-MG
Última vitória do Atlético-MG 2019 (Brasileirão), Atlético-MG 2 x 1 Vasco
 
Última vitória do Atlético-MG em São Januário foi em 2019. quando o time ainda contava com Elias e Yimmi Chará no elenco. Foto: Icon Sport
Última vitória do Atlético-MG em São Januário foi em 2019. quando o time ainda contava com Elias e Yimmi Chará no elenco. Foto: Icon Sport

No Maracanã, Galo tem números melhores

Atlético-MG e Vasco já se encontraram em 18 jogos no Maracanã, com duelos que acontecem desde o primeiro Campeonato Brasileiro, em 1971.

No templo do futebol mundial, são 7 vitórias do Vasco, 5 empates e 6 vitórias do Atlético-MG. O Vasco tem 22 gols no total, enquanto o Galo aparece com 17. Confira a tabela:

Vasco x Atlético-MG no Maracanã  
Total de jogos 18
Vitórias do Vasco 7
Vitórias do Atlético-MG 6
Empates 5
Gols do Vasco 22
Gols do Atlético-MG 17
Último jogo 2023 (Brasileirão), Vasco 1 x 0 Atlético-MG
Última vitória do Atlético-MG 2015 (Brasileirão), Atlético-MG 2 x 1 Vasco

O aproveitamento do Atlético no Maracanã, contra o Vasco, é de 42%. Já quando vai para São Januário, ele cai para menos de 24%. Ou seja: a escolha do mando vascaíno foi uma má notícia para o time de Diego Milito.

 
Publicado por @trivelafutebol
Ver no Threads

Quantas vezes Atlético-MG e Vasco já se enfrentaram na Copa do Brasil?

Atlético-MG e Vasco se enfrentaram em duas edições da Copa do Brasil ao longo dos últimos anos, e ambas foram nas quartas de final, nas temporadas de 1994 e 1995:

  • Em 1994, o Vasco venceu os dois jogos. No primeiro, no Rio de Janeiro, o time carioca virou a partida para 3 a 1. No jogo de volta, no Mineirão, venceu novamente, por 4 a 3, garantindo a classificação.
  • Em 1995, o Atlético-MG venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Maracanã. No segundo confronto, em Belo Horizonte, o Vasco devolveu o placar de 1 a 0, levando a disputa para os pênaltis, onde o time carioca venceu por 4 a 1, avançando mais uma vez para a semifinal.

Quando serão as semifinais da Copa do Brasil?

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não definiu as datas e horários exatos para a disputa das semifinais da Copa do Brasil de 2024 entre Vasco x Atlético-MG e Corinthians x Flamengo.

No entanto, os jogos de ida acontecerão na semana do dia 2 de outubro, e as partidas de volta serão na semana do dia 17, quinze dias após a abertura da chave.

Foto de Lucas Gervazio

Lucas GervazioRedator de esportes

Jornalista pela Unesp. Antes da Trivela, contribuiu para os portais Guia do Boleiro, Quinto Quarto e FNV Sports.
Botão Voltar ao topo