Vasco aciona STJD e pede anulação da troca de datas da Copa do Brasil
Após forte declaração do presidente Pedrinho, Cruzmaltino resolve agir; Corinthians apoia ação vascaína
Na noite desta segunda-feira (30), o Vasco entrou com Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra as trocas das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Cruzmaltino alega que Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados com a mudança.
O Corinthians compartilha do mesmo pensamento e apoia a ação do Vasco no STJD. Através do presidente Augusto Melo, o clube paulista se juntou à reclamação de Pedrinho, presidente do time carioca, e do diretor de futebol Marcelo Sant'Ana contra as alterações feitas pela CBF.
O Vasco está ciente de que se trata de um cenário difícil frente à CBF, mas ainda assim crê na anulação das novas datas pelo STJD. Vale destacar que a entidade tem natural influência sobre as comissões e indicações do tribunal.
Publicado por @trivelafutebolVer no Threads
Confira a nota oficial do Vasco
O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.
O Vasco aguarda e confia que a Justiça reestabeleça a tabela definida originalmente e que o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil aconteça nas datas previamente estabelecidas, sendo elas 16 ou 17/10.
VASCO DA GAMA SAF
Relembre as declarações de Pedrinho (Vasco) e Augusto Melo (Corinthians)
Pedrinho
Em um vídeo divulgado no último sábado (28), Pedrinho aparece ao lado do executivo de futebol do Vasco, Marcelo Sant'Anna, protestando contra a mudança de data. O presidente afirmou que o Vasco “está indignado” com a decisão e destacou que “Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados”.
— O adversário está sendo beneficiado porque o Vasco jogou com jogadores que chegaram cansados das suas viagens, servindo as suas seleções. Isso para mim é muito claro. O outro ponto é o seguinte: só falta agora o adversário escolher o árbitro para o jogo. Para mim, a CBF perde completamente a credibilidade com essa decisão. O Vasco não quer ser beneficiado, o Vasco quer justiça. E não está sendo justo. Porque a situação é similar à que o Vasco enfrentou. Hoje o Atlético-MG e o Flamengo estão sendo beneficiados por essa decisão da CBF — disse Pedrinho na ocasião.
Augusto Melo
Assim como Pedrinho, Augusto Melo subiu o tom contra a CBF. O presidente do Corinthians afirmou que o clube se sente desrespeitado e garantiu que não aceitará a mudança de datas.
— O Corinthians foi desrespeitado. Quero entender qual o motivo da mudança, a antecipação do jogo do Brasileirão de domingo para quinta-feira, que é muito importante para nós. Corinthians não quer ser beneficiado, mas não vai aceitar que ninguém seja beneficiado. O Corinthians não vai admitir este tipo de coisa. Seremos prejudicados, estamos em três competições, não podemos ser prejudicados, temos planejamento, logística, para isso — bradou Augusto.
Quando serão as semifinais da Copa do Brasil?
Jogos de ida
- Atlético-MG x Vasco — 2 de outubro, às 19h15 — SporTV, Premiere e Prime Video
- Flamengo x Corinthians — 2 de outubro, às 21h45 — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video
Jogos de volta
- Vasco x Atlético-MG — 19 de outubro, às 18h30 — SporTV, Premiere e Prime Video
- Corinthians x Flamengo — 20 de outubro, às 16h — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video