Copa do Brasil

Corinthians e Vasco vão contra mudança de datas na Copa do Brasil: ‘Inadmissível’

Augusto Melo e Pedrinho postaram notas oficiais após definição da CBF dizendo que foram contra mudança

Após a CBF anunciar as datas das semifinais da Copa do Brasil neste sábado (28), Corinthians e Vasco publicaram notas oficiais repudiando a decisão da confederação ao mudar a programação dos jogos de volta.

As partidas de volta foram alteradas do dia 17 de outubro — data prevista no calendário — para o final de semana de 19 e 20 do mesmo mês — data prevista para jogos do Brasileirão. Segundo a CBF, a decisão foi tomada “após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC)”.

Em suas notas, Corinthians e Vasco alegam que não suas opiniões não foram levadas em consideração pela confederação após consultas oficiais para entender as posições dos clubes.

VAMOS ÀS SEMIFINAIS! 🤩 A #CopaBetanoDoBrasil está de volta com a eletrizante semifinal. Confiram os detalhes abaixo para os jogos entre Atletico-MG ✖️ Vasco da Gama e Flamengo ✖️ Corinthians. Quem está pronto para viver essa emoção? 😮‍💨🔥

[image or embed]

— Copa do Brasil (@copadobrasilcbf.bsky.social) September 28, 2024 at 10:29 PM

Augusto Melo diz que mudança é “inadmissível”

Em nota publicada no site oficial do clube, o presidente Augusto Melo afirma que a mudança é “uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo”.

Melo também lembrou que tais alterações podem causar prejuízos ao planejamento esportivo do clube, que ainda disputa três competições, e diz ser “inadmissível que decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais”.

“O Vasco está indignado”, diz Pedrinho

Em um vídeo ao lado do executivo de futebol do clube Marcelo Sant'Anna, o presidente Pedrinho afirmou que o Vasco “está indignado” com a decisão e destacou que “Atlético-MG e Flamengo estão sendo beneficiados”.

Pedrinho confirmou que o Vasco rejeitou a solicitação da CBF para alterar a data da partida e afirmou que o diretor de competições da CBF, Julio Avelar, se mostrou contra a mudança de datas durante uma conversa por telefone.

O presidente também lembrou que o clube passou por um problema semelhante nas quartas de final, quando Puma Rodríguez e Jean David só se juntaram ao grupo em Curitiba na madrugada do jogo contra o Athletico-PR. Puma estava com a seleção uruguaia e Jean servia o Chile.

Quando serão as semifinais da Copa do Brasil?

Jogos de ida

  • Atlético-MG x Vasco — 2 de outubro, às 19h15 — SporTV, Premiere e Prime Video
  • Flamengo x Corinthians — 2 de outubro, às 21h45 — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video

Jogos de volta

  • Vasco x Atlético-MG — 19 de outubro, às 18h30 — SporTV, Premiere e Prime Video
  • Corinthians x Flamengo — 20 de outubro, às 16h — Globo, SporTV, Premiere e Prime Video

Veja a nota publicada pelo Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista expressa sua profunda indignação com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo.

É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência.

O Corinthians não pode aceitar passivamente que mudanças sejam feitas para atender interesses individuais, colocando em risco a integridade da competição e o desempenho das equipes envolvidas. Nossa instituição havia formalmente se manifestado contrária a qualquer modificação, como foi detalhado no ofício enviado à CBF, e a decisão unilateral de acatar um pedido de outro clube, sem consideração pelos impactos negativos ao nosso planejamento, é um claro desrespeito.

Esse tipo de atitude fere a credibilidade do futebol brasileiro. O Corinthians seguirá lutando para que o futebol seja tratado com justiça e igualdade, sem favorecimentos ou interferências externas que comprometam a integridade das competições.

Veja a nota publicada pelo Vasco

O Vasco da Gama vem a público manifestar seu descontentamento com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de manter a alteração da data da partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, mesmo após consulta feita através de ofício enviado pela própria CBF.

Agradecemos o apoio da nossa torcida e reiteramos que seguimos focados em alcançar nossos objetivos dentro de campo, apesar das adversidades impostas.

Veja a nota publicada pela CBF

Em função das datas definidas pela CONMEBOL para a Libertadores e Sul-Americana, a CBF ficou impossibilitada de organizar as partidas das semifinais de volta da Copa Betano no Brasil na data originalmente programada para o dia 17 de outubro.

A publicação das tabelas da Libertadores e Sul-Americana pela CONMEBOL, que, por razões de segurança pública da cidade de Buenos Aires, marcou o primeiro confronto de semifinal entre o Club Atlético River Plate e o Atlético Mineiro para o dia 22 de outubro, terça-feira.

Após ouvir os clubes envolvidos e com base no Regulamento Geral de Competições (RGC), a CBF decidiu alterar as datas dos jogos de volta da fase semifinal da Copa Betano do Brasil para o final de semana dos dias 19 e 20 de outubro.

Os jogos da rodada do Brasileiro Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17 de outubro.

Outras razões para essa alteração foram:

  • a elaboração e ajustes do calendário, buscam sempre o aperfeiçoamento e a promoção permanente do futebol brasileiro, e em respeito aos princípios do equilíbrio técnico e mérito esportivo;
  • ⁠reproduzir a experiência anterior bem-sucedida com a modificação dos jogos das fases finais da Copa do Brasil para o fim de semana, permitindo aos clubes participantes condições igualitárias, após a data FIFA do dia 15 de outubro, para que empreguem força máxima, utilizando e recuperando os atletas convocados para as suas Seleções Nacionais, o que valoriza a disputa esportiva nessa fase aguda e decisiva da Competição.
Foto de Matheus Rocha

Matheus RochaSubcoordenador de conteúdo

Matheus Rocha é natural de Uberlândia, onde se formou em Jornalismo na Unitri em 2014. Começou a carreira no jornalismo na Trivela antes de passar por ExtraTime e Yahoo, participando da cobertura de três Copas do Mundo e cinco Olimpíadas.
Botão Voltar ao topo