Brasileirão Série A

Zubeldía fecha um turno com aproveitamento que faz São Paulo sonhar grande no Brasileirão

Tricolor faz campanha superior à do Palmeiras, quarto colocado, sob o comando do treinador

Luis Zubeldía chegou em meados de abril para mudar os rumos da temporada do São Paulo. Desde então, a equipe tem marcas que a permitem sonhar em superar até mesmo o 2023 que ficou para a história pelo título inédito da Copa do Brasil.

Pois o Tricolor não só está vivo nas copas — disputa as oitavas de final da Libertadores e avançou às quartas da Copa do Brasil—, como também faz campanha para brigar pelo topo no Brasileirão.

E uma estatística alcançada por Zubeldía mostra bem como o clube, de fato, pode se permitir sonhar grande no Campeonato Brasileiro.

— Dos anos que estou no profissional, é o ano que a gente tem o melhor elenco, melhores peças de reposição. Lógico que com essa sequência é inevitável que alguém machuque. Vamos passo a passo. Importante é estar lá em cima para que na reta final a gente possa ter chance de título ainda — Rodrigo Nestor.

Zubeldía completa um turno de Brasileirão

O treinador completou um turno de Brasileirão no comando do São Paulo neste domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, pela 22ª rodada da competição.

A exemplo do que ocorria com frequência no ano passado, o técnico usou time reserva na partida, com prioridade às copas.

Mas os números do Tricolor com o treinador comprovam que, desta vez, o clube tem chances de brigar em três frentes na temporada — ao contrário de 2023.

O São Paulo soma 61,4% de aproveitamento nos 19 jogos sob o comando de Luis Zubeldía no Campeonato Brasileiro.

> Zubeldía no Brasileirão

  • 19 jogos
  • 10 vitórias
  • 5 empates
  • 4 derrotas
  • 61,4% de aproveitamento

O número é superior à atual campanha do Palmeiras, quarto colocado com 57% de aproveitamento e com os mesmos 38 pontos do São Paulo. O rival leva vantagem nos critérios de desempate.

O São Paulo, aliás, está a apenas cinco pontos do líder Botafogo, mesmo disputando, até o momento, três competições simultâneas.

— Nós temos que ir dando passos importantes em cada uma das competições. Se eu te disser que uma é mais importante que outra, creio que estaria dando as costas à história do clube. Sabemos que a Libertadores sempre é o grande torneio para todos os times da América do Sul. Mas dizer que uma é mais importante que outro, não tem sentido.

— Estamos em agosto, nas três frentes. Estamos a ponto de começar a desfazer um nó que vamos ver como se resolve. Tratamos de encarar cada um dos torneios com a maior energia possível — Zubeldía.

> Os próximos três jogos do São Paulo

  • Nacional-URU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira (15 de agosto), às 19h (horário de Brasília);
  • Palmeiras x São Paulo — Brasileirão — domingo (18 de agosto), às 16h (horário de Brasília;
  • São Paulo x Nacional-URU — Libertadores — quinta-feira (22 de agosto), às 19h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo