Brasileirão Série A

A estatística que comprova como Zubeldía transformou o São Paulo em candidato a títulos

São Paulo chega a quatro vitórias seguidas e se consolida no G4 do Brasileirão

Após uma breve turbulência, o São Paulo enfileirou quatro vitórias consecutivas para firmar de vez seu lugar no G4 do Campeonato Brasileiro. E esta é mais uma prova de que Luis Zubeldía chegou para mudar os rumos do clube em 2024.

Após vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 0 no último sábado (6), o Tricolor chegou a sua maior sequência de vitórias na temporada. Mas é uma outra estatística que comprova que o treinador transformou a equipe em candidata a títulos neste ano.

Números mostram que Zubeldía mudou rumos do São Paulo

O clube anunciou Luis Zubeldía após a segunda rodada do Brasileirão. Desde a contratação do técnico, o São Paulo é uma das equipes que mais somaram pontos na competição.

Em 13 jogos, o Tricolor fez 27 pontos. O aproveitamento de 69% é superior ao do líder Flamengo. Aliás, o Rubro Negro somou 24 pontos neste mesmo período. O Palmeiras também somou 27 pontos em 13 rodadas.

E cabe também uma ressalva a esta estatística: Zubeldía só assumiu a equipe a partir da quarta rodada. Milton Cruz comandou o São Paulo na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, em Goiânia.

Nos 12 jogos sob o comando do técnico, o Tricolor somou 24 pontos — mesma pontuação de Flamengo e Botafogo neste período. O Palmeiras, por sua vez, fez 26 pontos neste período.

Repare: estas quatro equipes são as que formam o G4 do Brasileirão.

> Equipes que mais somaram pontos nas últimas 12 rodadas:

  • Palmeiras – 26 pontos
  • São Paulo – 24 pontos
  • Botafogo – 24 pontos
  • Flamengo – 24 pontos
  • Bahia – 23 pontos

Como o São Paulo estancou a turbulência?

Após chegar a quatro jogos sem vitória na goleada por 4 a 1 para o Vasco, Luiz Gustavo foi aos microfones para dizer que faltava humildade à equipe nas últimas partidas. Desde então, o elenco se mobilizou com conversas e reuniões internas para retomar os bons resultados. Funcionou.

— Conversamos, sim. Como a gente tem um grupo, além de um time de jogadores individualmente muito bons, mas nós temos um coletivo onde todo mundo se respeita, analisamos algumas situações, melhoramos, evoluímos.

— E agora é seguir com humildade e pés no chão, muito trabalho e é isso que temos feito, então a tendencia é que dê certo — Luiz Gustavo

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Atlético-MG x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília);
  • São Paulo x Grêmio — Brasileirão — quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília);
  • Juventude x São Paulo — Brasileirão — sábado (20), às 16h (horário de Brasília).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo