Brasileirão Série A

As marcas quebradas pelo Vasco com a goleada sobre o São Paulo

Além de dar uma trégua na crise que o Vasco vive, a vitória por 4 a 1 sobre o São Paulo também quebrou longos tabus

A vitória sobre o São Paulo por 4 a 1 encerrou uma sequência de quatro jogos do Vasco sem vencer no Campeonato Brasileiro e deu uma trégua na crise que o clube vivia nesta temporada.

Mais do que isso, a partida da noite deste sábado (22), em São Januário, pela 11ª rodada da competição, também quebrou marcas significativas que mostram como a crise do Vasco não começou agora e já vem de muitos anos.

Depois de mais de três anos, o Vasco voltou a virar uma partida na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado, o Vasco saiu perdendo logo aos 10′ do primeiro tempo.

Pelo retrospecto recente e pelo clima em São Januário, vazio por uma campanha da própria torcida vascaína, isso poderia já decretar que o clube não venceria. Mas o time comandado pelo interino Rafael Paiva conseguiu fazer algo que não acontecia há três anos.

Vasco vira jogo na Série A

A última virada do Vasco havia acontecido em 25 de fevereiro de 2021, por 3 a 2, sobre o Goiás, em São Januário. Naquela ocasião, o Cruz-Maltino até saiu na frente, com gol de Cano, mas sofreu a virada.

Então, o zagueiro Ricardo Graça garantiu a vitória por 3 a 2 na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020 — que só terminou no ano seguinte pela pandemia da Covid-19.

Naquele jogo, Vasco e Goiás já estavam rebaixados para a Série B — o Cruz-Maltino ainda tinha chances matemáticas, mas precisaria tirar uma diferença de 12 gols de saldo.

Desde então, o Vasco nunca mais conseguiu uma vitória após estar perdendo na Série A do Campeonato Brasileiro. Vale ressaltar, é claro, que neste período o Cruz-Maltino passou dois anos na Série B, em 2021 e 2022. Na atual temporada, por exemplo, o Vasco saiu perdendo cinco vezes e não conseguiu nem sequer empatar.

Vasco voltou a golear um rival do G12

Além de virar a partida deste sábado, o Vasco ainda goleou o São Paulo, com gols de Alan Franco, contra, Estrella, Leandrinho e David. E isso também não acontecia há muito tempo contra clubes do chamado “G12” do futebol brasileiro. Mais especificamente, há 13 anos.

A última goleada do Vasco sobre um clube do G12 aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2011. Naquele ano, o Cruz-Maltino fez 4 a 0 no Grêmio, em São Januário. Os gols foram marcados por Elton, Diego Souza, Eder Luis e Fagner. Naquele ano, o Vasco conquistou a Copa do Brasil, o seu último título nacional.

Vitória tirou o Vasco da zona de rebaixamento

Para além das marcar quebradas, o resultado desta noite, é claro, também foi muito importante para o clube no Campeonato Brasileiro.

Vindo de quatro jogos sem vencer e vive uma crise dentro e fora de campo, com problemas na diretoria da SAF, o Cruz-Maltino conseguiu deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão. Ao menos, por esta noite.

O Vasco é o 15º colocado do Brasileiro, com nove pontos conquistados em onze jogos. No entanto, o time carioca ainda pode ser ultrapassado até o fim desta rodada.

O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (26), contra o Bahia, na Arena Fonte Nova.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo