Volta de Beraldo é importante para São Paulo, e não falamos apenas da defesa
Retorno do zagueiro é importante não só defensivamente, mas para organização do time

O São Paulo pretende contar com Lucas Beraldo no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, na próxima terça-feira (25), às 21h30 (de Brasília), em Itaquera. O clube prepara a volta do zagueiro como um reforço de peso para um duelo do tamanho de um clássico decisivo. E o retorno dele é importante não apenas para deixar a defesa ainda mais sólida nas decisões.
O jovem de 19 anos não atua há quase um mês. Desde 24 de junho, quando esteve em campo na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro no Independência, pelo Brasileirão. Beraldo foi preservado da partida seguinte – vitória por 2 a 0 sobre o Tigre, da Argentina, pela Copa Sul-Americana. Mas ele sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo durante um treinamento.
O problema médico o tirou de combate dos últimos cinco jogos. Como ele não enfrentou o Tigre, são seis partidas de ausência.
Semana livre é trunfo
Beraldo retomou os trabalhos com os companheiros no último sábado, véspera da goleada por 4 a 1 sobre o Santos, em clássico no Morumbi. Na ocasião, ele foi curinga durante uma atividade com bola para evitar choques e divididas no exercício.
A tendência é de que ele já trabalhe normalmente nesta quarta-feira (19), quando o elenco se reapresenta no CT da Barra Funda para retomar trabalhos após dois dias de folga. O São Paulo só volta a campo no próximo sábado (22), quando enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, pelo Brasileirão.
Há possibilidade até de que Beraldo seja relacionado por Dorival para esta partida. Mas sua volta é praticamente certa para o primeiro dos clássicos decisivos contra o Corinthians pela Copa do Brasil.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
As datas das semifinais
As datas e horários das semifinais da #CopaBetanodoBrasil ?? estão na mesa. Já comece a se programar!
São esperados mais de 2️⃣0️⃣0️⃣ mil torcedores na soma dos quatro duelos. Emoções estão por vir… pic.twitter.com/PnFYn49XF6
— Copa do Brasil (@CopaDoBrasilCBF) July 18, 2023
Time vai bem sem Beraldo
O São Paulo vem sofrendo com problemas na defesa nos últimos jogos. Além de Beraldo, Dorival Júnior também perdeu seu substituto imediato, Alan Franco, devido a dores na perna direita. E mesmo sem o titular e o primeiro reserva, o sistema defensivo tem se saído bem.
Nos últimos seis jogos, o São Paulo sofreu apenas dois gols, com uma média de 0,33 gol sofrido por partida. O número é bastante inferior à média da temporada. Em 2023, o Tricolor foi vazado num total de 28 vezes em 40 jogos, com uma média de 0,7 gol por partida.
LEIA MAIS: Como Alisson se reinventou no São Paulo
Com Beraldo, o Tricolor mantém números sólidos e bastante parecidos. São 20 gols sofridos em 26 jogos – uma média de 0,76 gol sofrido por partida. O zagueiro sustentou um total de 12 jogos na temporada sem ser vazado.
Curiosamente, o sistema defensivo tem números melhores sem o defensor em 2023. Em 14 jogos, foram apenas oito gols sofridos. Uma média de 0,57 por partida.
Então por que a volta de Beraldo é tão importante?
Claro que Lucas Beraldo não se tornou titular absoluto, com potencial de venda para o exterior de R$ 80 milhões, à toa. Os números do jovem em sua primeira temporada são sólidos tanto pelo baixo número de gols sofridos, quanto pelo que ele produz para a equipe. Além de defender muito bem, Beraldo tem influência direta na construção de jogadas do Tricolor.
De acordo com o SofaScore, Beraldo lidera o elenco do São Paulo e é também o melhor zagueiro da equipe em diversos quesitos no Campeonato Brasileiro. O defensor atuou em um total de 10 das 15 rodadas do Brasileirão.
Ele é o jogador do elenco com mais passes certos por partida (66,7) na competição. O outro zagueiro mais próximo dele neste quesito é Arboleda. O equatoriano tem uma média de 49,5 passes certos por partida.
Números de Beraldo no Brasileirão
- Líder do elenco em passes certos por jogo – 66,7
- 2º do elenco em lançamentos certos por jogo – 3,5
- zagueiro com mais desarmes por jogo – 1,6 (ao lado de Arboleda)
- 2º zagueiro com mais interceptações por jogo – 1,0 (atrás de Alan Franco)
- 2º zagueiro como mais cortes por jogo – 4,5 (atrás de Diego Costa)
Beraldo também é o zagueiro do São Paulo que mais acerta lançamentos no Brasileirão. São 3,5 bolas longas por partida. Ele está em segundo no ranking, atrás de Rafinha, que tem 5,5.
O jovem aparece ainda empatado com Arboleda como zagueiro com mais desarmes no Nacional. Os dois fazem 1,6 desarme em média por partida no Brasileirão.
Beraldo aumenta opções no setor
Além da contribuição em campo, Beraldo também é importante para aumentar o número de opções à disposição de Dorival Júnior na posição. Atualmente, o treinador conta Diego Costa e Arboleda, titulares nas duas últimas partidas, e tem apenas o garoto Matheus Belém como alternativa no banco de reservas.