Brasileirão Série A

Vasco terá série de confrontos diretos no Brasileiro – e isso não tem sido um bom sinal

Na luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Vasco vai ter quatro confrontos diretos e um clássico neste complicado mês de setembro

O Vasco inicia setembro de olho na complicada tabela do Campeonato Brasileiro que o clube tem pela frente. Na luta contra o rebaixamento, o Cruz-Maltino tem um clássico e uma série de confrontos diretos contra times que estão na parte de baixo da classificação da competição. A começar pelo Bahia, adversário do próximo domingo, às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 22ª rodada do Brasileirão. Assim, o discurso de “todo jogo é uma final” vai, mais do que nunca, fazer sentido para o Vasco. E isso pode ser um problema para o time.

Dos seis jogos que o Vasco vai ter no mês de setembro, quatro são contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Além do Bahia (16º colocado), o Cruz-Maltino vai ter pela frente o América-MG (20º), Santos (17º) e Coritiba (19º). Atualmente, o Vasco é o 18º colocado, com 16 pontos. São quatro pontos a menos que o Bahia, primeiro time fora do Z-4 e que tem um jogo a mais.

Aliás, este jogo que o Vasco está “devendo” vai, enfim, acontecer. A partida contra o América-MG, válida pela 15 rodada e que precisou ser adiada por causa dos compromissos do Coelho na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil, foi marcada para o dia 18 de setembro, na Arena Independência. Lanterna do Brasileiro, o time mineiro tem 13 pontos.

Além destes confrontos diretos, o Vasco ainda tem o clássico com o Fluminense e, no fim do mês, a partida contra o São Paulo. Com a absurda interdição de São Januário, a partida contra o Tricolor carioca ainda não tem local para ser realizado. O Cruz-Maltino vai insistir na liberação do estádio para poder realizar o clássico na Colina, tendo 90% da torcida mandante, assim como o Fluminense fez na partida do primeiro turno, no Maracanã.

Vasco tem retrospecto ruim nos confrontos diretos

No geral, o Vasco fez um péssimo primeiro turno. Mas os confrontos diretos complicaram ainda mais a vida do Cruz-Maltino durante a primeira parte da competição. Do Cruzeiro (12º colocado, com 25 pontos) para baixo, foram sete partidas. Dessas, o Vasco perdeu seis e só conseguiu um empate contra o Coritiba. O Gigante da Colina perdeu para o próprio Cruzeiro, Corinthians, Inter, Goiás, Bahia e Santos. Ou seja, um aproveitamento de 4,7% dos pontos disputados.

Para piorar a situação, muitas dessas partidas aconteceram em São Januário. Terceiro pior mandante do Brasileiro, o Vasco perdeu para o Cruzeiro, Goiás, Bahia e Santos jogando em casa.

No entanto, se serve de consolo, o retrospecto recente do clube, no geral, melhorou. O Vasco conquistou sete dos últimos 12 pontos disputados. Antes da última derrota para o Palmeiras, no Allianz Parque, o Cruz-Maltino venceu o Grêmio e o Atlético-MG e empatou com o Red Bull Bragantino.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Vasco vai ter mudança no time titular e pode ter estreia

Para tentar começar setembro com um bom resultado, o Vasco vai ter pelo menos uma mudança no time titular contra o Bahia. Sem Zé Gabriel, suspenso pelo terceiro amarelo, o técnico Ramón Diaz trabalha para escolher o substituto do volante. Jair e Barros disputam a posição, com o primeiro deles largando na frente e sendo o mais cotado para ser titular no próximo domingo.

Além disso, o Vasco também pode ter a esperada estreia de Payet com a camisa do Vasco. Já regularizado desde a última semana e liberado depois de cumprir a suspensão de um jogo que restava desde o fim da temporada 2022/23 na França, o meio-campista pode, enfim, atuar com a camisa vascaína. Como ele vem de um longo período sem jogos, não se sabe ainda se ele será titular ou iniciará no banco de reservas.

Confira a agenda do Vasco em setembro

  • Bahia x Vasco – 3/9 (domingo) – 18h30 – Arena Fonte Nova
  • Vasco x Fluminense – 16/9 (sábado) – 16h – São Januário
  • Vasco x Coritiba – 19/9 (terça) – 19h – São Januário
  • América-MG x Vasco – 23/9 (sábado) – 19h – Arena Independência
  • Santos x Vasco – A confirmar – Vila Belmiro
  • Vasco x São Paulo – A confirmar – São Januário
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo