Brasileirão Série A

Do título ao clássico: São Paulo quer fechar semana perfeita com vitória no Majestoso

Após ser campeão da Copa do Brasil e vencer no meio de semana, clássico com o Corinthians pode ser "cereja do bolo" para o São Paulo

Título inédito da Copa do Brasil no domingo (24), vitória que encerrou um jejum de oito jogos pelo Brasileirão na quarta-feira (27), e parece impossível que o são-paulino possa viver uma semana melhor do que esta. Mas ele pode. O São Paulo recebe o Corinthians neste sábado (30), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, com a chance de fechar com chave de ouro uma semana que – a confirmar – será perfeita.

O Majestoso é uma espécie de cereja do bolo para uma torcida que vive em lua de mel com seu time desde o empate em 1 a 1 com o Flamengo que decretou o início de uma festa de campeão que contagiou a todos dentro do Morumbi. Ela seguiu mesmo sob chuva torrencial na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, com time reserva, essencial para fazer o São Paulo se distanciar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

São Paulo quer se aproveitar de crise no Corinthians

O clima de festa ficará ainda maior em caso de vitória sobre o eterno rival. E o momento conturbado do Corinthians ainda pode ajudar (ou não). O Alvinegro acaba de demitir Vanderlei Luxemburgo e anunciar a contratação de Mano Menezes. Tudo isso, às vésperas de uma decisão com o Fortaleza, pela semifinal da Sul-Americana, na próxima terça-feira (3).

– Foi uma alegria imensa, conseguimos um título inédito para o clube. Esse também foi o momento mais importante da minha carreira, disparado. Não tem como ser diferente. Mas temos que esquecer um pouquinho esse título e pensar no clássico. O treinador do Corinthians caiu, precisamos aproveitar esse momento e ir para cima deles – disse o meia Michel Araújo após a partida.

O técnico Dorival Júnior, por sua vez, faz dois alertas à equipe para o Majestoso. O primeiro é por um melhor rendimento em relação ao jogo contra o Coritiba. Na avaliação do técnico, a equipe reserva não esteve no nível mais alto de concentração, até pela proximidade com o jogo do título. Além disso, a troca no comando do Corinthians dificulta as projeções para a maneira como o adversário irá entrar em campo.

– É um fato natural. Somos seres humanos. Não tem como manter o nível de concentração necessário para poder jogar. Virar uma chave é muito simples. Mas quais são os caminhos para se virar essa chave? Não é fácil. Felizmente conseguimos o resultado – disse o técnico sobre a vitória diante do Coritiba, antes de emendar – São aqueles momentos que a gente não sabe o que esperar. Não é simples para que se tome decisões. Não sei o que vai acontecer. Nos pegou de surpresa essa notícia. Importante é que estejamos melhor preparados do que no jogo de hoje.

Chance de sequência inédita em quatro meses

O clássico também vale ao São Paulo a chance de conseguir duas vitórias consecutivas pelo Brasileirão pela primeira vez em quatro meses. A última vez foi no final de maio, quando a equipe bateu Vasco (4 a 1) e Goiás (2 a 1) em sequência. Neste meio tempo, o Tricolor se concentrou nas copas e deixou o Campeonato Brasileiro em terceiro plano, a ponto de ficar oito jogos seguidos sem vencer. O Majestoso ainda é uma boa chance para o clube se distanciar de vez da zona de rebaixamento.

Titulares campeões de volta… Menos Arboleda

O clássico deste sábado terá também o retorno de quase todos os titulares no título da Copa do Brasil – eles ficaram no banco na vitória sobre o Coritiba, na quarta-feira. A única ausência será de Arboleda. O zagueiro sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e deve ser ausência por pelo menos um mês. Diego Costa, que entrou no lugar do equatoriano no jogo da volta contra o Flamengo, deve ser seu substituto.

A provável escalação do São Paulo tem:

Rafael, Rafinha, Diego Costa, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor, Lucas Moura e Wellington Rato; Calleri.

O São Paulo é o 10º colocado no Brasileirão, com 31 pontos. Com a vitória sobre o Coritiba, a equipe abriu seis pontos de vantagem para o Bahia, primeiro time do Z4. O Majestoso é neste sábado (24), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo