São Paulo pode garantir matematicamente permanência na Série A e depende do Corinthians para isso
São Paulo pode se livrar de vez de risco de queda se vencer o Cuiabá, desde que Corinthians não perca para o Bahia
O São Paulo já leva o Brasileirão sem lá muitas pretensões desde o título da Copa do Brasil, mas agora está muito perto de enfim oficializar as “férias antecipadas” na competição. A equipe pode garantir matematicamente a permanência na Série A com uma vitória sobre o Cuiabá no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileierão. Por ironia do destino, porém, o Tricolor depende do Corinthians para isso acontecer.
Tudo passa por essa sexta-feira (24), às 21h (horário de Brasília), quando o rival enfrenta o Bahia na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão. Se o Alvinegro vencer ou ao menos empatar a partida, o São Paulo depende apenas de uma vitória sobre o Cuiabá para garantir matematicamente a permanência na Série A.
A matemática da permanência
Hoje, o São Paulo é o décimo colocado, com 46 pontos. Tem oito de vantagem sobre o Bahia, primeiro time do Z4, com 38 pontos. A quatro rodadas do fim do campeonato, cada equipe tem mais 12 pontos por disputar. A equipe baiana, portanto, pode chegar no máximo a 50 pontos se vencer todos os seus jogos restantes.
Em caso de empate com o Corinthians, o Bahia pode ir apenas até 48 pontos. Se perder em Itaquera, atingirá no máximo 47. Com uma vitória sobre o Cuiabá, o São Paulo vai a 49 pontos. Assim, não poderia mais ser alcançado pela equipe baiana e garantiria matematicamente a permanência na Série A para 2024.
Os cenários:
- Se o Bahia perder para o Corinthians: chegará no máximo a 47 pontos
São Paulo precisa de uma vitória para ir a 49 pontos e garantir permanência; - Se o Bahia empatar com o Corinthians: chegará no máximo a 48 pontos
São Paulo precisa de uma vitória para ir a 49 pontos e garantir permanência; - Se o Bahia vencer o Corinthians: pode ir a 50 pontos.
São Paulo precisa de duas vitórias para ir a 52 pontos e garantir permanência. Caso chegue a 50 pontos, pode ser ultrapassado pelo Bahia no número de vitórias.
Chance de rebaixamento é de 0,035%
Com todos estes números expostos, vale lembrar que hoje as chances de o São Paulo ser rebaixado são mínimas. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor corre um risco de 0,035% de sofrer o primeiro rebaixamento de sua história.
A matemática ainda aponta que a equipe pode permanecer na elite mesmo sem somar um ponto sequer até o fim do Brasileirão. Caso mantenha os mesmos 37,25% de aproveitamento até o final da competição, o Bahia chegará no máximo a 42 pontos – quatro a menos do que a atual pontuação do São Paulo.
Estes são os próximos jogos do Tricolor:
? Cuiabá
? Brasileirão
?️ 26/11 (domingo)
⏰ 18h30
? Morumbi
?️ https://t.co/WhCWQotMbf? Bahia
? Brasileirão
?️ 29/11 (quarta)
⏰ 20h
? Arena Fonte Nova-BA? Atlético-MG
A definir#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/Y1VA8PvKD0— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 23, 2023
São Paulo pode alcançar feito inédito
Mesmo que garanta a permanência, a equipe de Dorival Júnior caminha a passos largos para conseguir um feito inédito que não é motivo algum de orgulho no Campeonato Brasileiro. O São Paulo está muito (mas muito) perto de ser o primeiro time a encerrar o Brasileirão sem vitórias como visitante e, mesmo assim, não ser rebaixado.
Outras equipes antes do Tricolor já encerraram o Brasileirão sem vencer fora de casa. Todas elas foram rebaixadas. São os caos de América-MG (2016), Criciúma (2014), Sport (2009) e Ipatinga (2008). Quatro clubes que caíram como lanternas nestas edições da competição.
O América-MG, aliás, está perto de repetir a dose. Lanterna e já rebaixado, o Coelho é o outro time além do São Paulo que ainda não conseguiu uma vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro em 2023. Ambos têm campanhas bem parecidas. O Tricolor soma oito empates e nove derrotas em 17 jogos, com 15% de aproveitamento. Os mineiros têm sete empates e dez derrotas nos mesmos 17 jogos, com 13% de aproveitamento.
O São Paulo ainda tem duas oportunidades de evitar um feito inédito que incomoda o técnico Dorival Júnior. A equipe enfrentará Bahia e Atlético-MG fora de casa na 36ª e na 37ª rodadas. Dois confrontos complicados: o Tricolor baiano briga contra o rebaixamento, e o Galo tenta uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2024.
Agora, uma marca negativa já é inevitável para este São Paulo campeão da Copa do Brasil. O Tricolor encerrará 2023 com sua pior campanha como visitante na história do Brasileirão de pontos corridos. E, mesmo que vença os dois jogos restantes longe do Morumbi. Caso isso aconteça, a equipe chegará a 14 pontos e um total de 24,5% de aproveitamento fora de casa. A pior marca até então é de 2017, com 26,23% de aproveitamento.
– Coincidência. Esse campeonato foi assim. Mesmo tendo boas atuações fora de casa, não conseguimos alguns resultados. Precisamos ter uma atenção maior e uma preparação ainda melhor para que não se repita. Isso incomoda pela capacidade do time do São Paulo – disse Dorival na entrevista coletiva depois da partida contra o Fluminense.
O São Paulo volta agora a jogar no Morumbi. O Tricolor recebe o Cuiabá no próximo domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. A equipe ocupa a décima colocação na tabela, com 46 pontos.
Os últimos jogos do São Paulo no Brasileirão
- São Paulo x Cuiabá – 35ª rodada – domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília);
- Bahia x São Paulo – 36ª rodada –quarta-feira (29) , às 19h (horário de Brasília); T
- Atlético-MG x São Paulo – 37ª rodada – data e horário a definir
- São Paulo x Flamengo – 38ª rodada – data e horário a definir