São Paulo prepara estreia de James, mas meia precisa de tempo para ser o que se espera
Colombiano deve atuar por alguns minutos contra o Flamengo no Maracanã, já de olho no Corinthians

O torcedor do São Paulo conta cada segundo para ver James Rodríguez pela primeira vez em campo com a camisa tricolor. E esta contagem regressiva está a algumas poucas horas de chegar ao fim. O colombiano deve fazer sua estreia pelo clube no próximo domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileirão.
Um palco tão imponente e que o meia conhece muito bem parece cenário perfeito para o craque iniciar, de fato, sua história pelo São Paulo. Mas a estreia (a confirmar) será por apenas alguns minutos em que James ainda não será o James que todos os são-paulinos esperam.
Cautela é palavra-chave para James
A previsão da comissão técnica é de que James possa atuar por ao menos 15 minutos no Maracanã. Trata-se de uma estratégia para que o meia acelere a evolução necessária para atingir os níveis físicos ideais e também de ritmo de jogo. O colombiano não atua desde abril, quando rescindiu o contrato com o Olympiacos, da Grécia, seu último clube.
Conforme a Trivela apurou, James ainda está em um estágio físico abaixo dos demais companheiros. Precisa evoluir para que consiga suportar a intensidade do futebol brasileiro em nível de igualdade com os rivais. Além disso, o meia também sentiu a carga pesada de treinamentos. Tudo isso está dentro da normalidade e era esperado pelo clube, por conta do longo tempo de parada.
O plano da comissão técnica é utilizar James no domingo. O colombiano está no Brasil há pouco mais de 10 dias. Após avaliações iniciais e trabalhos físicos na primeira semana de trabalhos, o meia já treina com os demais companheiros. Sua presença em campo contra o Flamengo dependerá de conversas com o técnico Dorival Júnior.
– James vem evoluindo. É um processo um pouquinho mais lento, mas não quer dizer que de repente, não tenhamos alguns minutos no domingo. Quanto, não sei. É importante que aconteça para ir se readaptando. Vamos conversando no dia a dia para diminuir o tempo de readaptação dele – disse Dorival, na entrevista coletiva após a vitória sobre o San Lorenzo.
⚽️?
O treino deste sábado foi o primeiro de @jamesdrodriguez e @LucasMoura7 ao lado de todo o elenco.#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/fFzn17gK7J
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 5, 2023
Presença no domingo… pensando na quarta-feira
James é presença praticamente garantida contra o Flamengo muito por conta do jogo seguinte. Na quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi pelo jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil.
O confronto no Maracanã é o último antes da decisão. Por isso, a comissão técnica entende que ele precisa ganhar alguns minutos em campo para que possa estar em condições de ficar à disposição contra o Corinthians. Mas sua utilização no clássico é remota e dependerá muito do andamento da partida.
O São Paulo perdeu o jogo de ida em Itaquera por 2 a 1 e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final. Uma vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
James e Lucas são reforços na Sul-Americana
Com a classificação nesta quinta-feira, o São Paulo agora poderá inscrever os dois reforços para o confronto das quartas de final, contra a LDU. Lucas Moura já reestreou pelo clube no último domingo (6). Ele entrou no segundo tempo da derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG no Morumbi, pelo Brasileirão.
James, por sua vez, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na última segunda-feira (7). Ele agora está inscrito no Brasileirão e também na Copa do Brasil. Como ele é estrangeiro, a documentação e o visto de trabalho “atrasaram” a regularização de sua situação no país.
? Com a nova camisa comemorativa de 2023, James e Lucas estão apresentados para a #TorcidaQueConduz#JamesTricolor#RespondeAoCoração#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/Q8PVRVJe0R
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 6, 2023
Como James se encaixa no time
James Rodríguez será o meia de criação da equipe, com capacidade de dar o passe final, ou até concluir as jogadas chegando à área. Pelo atual esquema da equipe, ele pode atuar tanto por dentro, como pela esquerda, como um meia que puxa para o meio e permite a ultrapassagem do lateral-esquerdo Caio Paulista.