James volta ao Maracanã para estreia, mas não esperem (ainda) o brilho da Copa de 2014
Colombiano deve estrear pelo São Paulo no mesmo palco em que marcou gol que rendeu o Prêmio Puskàs

James Rodríguez deve fazer sua estreia pelo São Paulo neste domingo (13), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Flamengo em um palco que parece predestinado a abrigar momentos emblemáticos de sua carreira. O meia volta ao mesmo Maracanã em que brilhou pela Colômbia na Copa do Mundo de 2014. Não espere, porém, que o protagonismo seja imediato, como foi na vitória colombiana sobre o Uruguai nas oitavas de final nove anos atrás.
Isso, porque James não atua desde abril, quando rescindiu seu contrato com o Olympiakos, da Grécia. A comissão técnica, inclusive, adota cautela sobre as condições físicas do meia. A tendência é de que ele entre para jogar alguns poucos minutos, também para acelerar a sua evolução para estar nos níveis ideais o mais breve possível.
Maraca é palco de gol do Prêmio Puskàs
Nada disso, porém, ofusca o brilho que o camisa 19 são-paulino já viveu no Maracanã. Com a camisa 10 da Colômbia e então com 22 anos, James foi o artilheiro da Copa de 2014 em solo brasileiro, com seis gols marcados. Dois deles, na vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai nas oitavas de final. Jogo que pode ser considerado como ápice da carreira do colombiano que depois viria a jogar por Real Madrid e Bayern de Munique.
Em um Maracanã praticamente lotado, James assumiu o papel que dele se esperava. Não só foi o maestro que orquestrou a equipe, como decidiu a classificação às quartas de final. E ainda fez um gol antológico, ao dominar no peito e girar para emendar no ângulo do goleiro, mesmo de fora da área. A Colômbia caiu para o Brasil nas quartas de final, mas o camisa 10 foi muito além: ganhou o Prêmio Puskàs de gol mais bonito do ano.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Palavra para estreia é cautela
Quase 10 anos mais tarde, James chega para ser protagonista no São Paulo. Mas não de imediato. A palavra expressa na comissão técnica é cautela com o colombiano, por conta do longo tempo de parada. A previsão é de que ele possa atuar por ao menos 15 minutos no Maracanã.
Trata-se de uma estratégia para que o meia acelere a evolução necessária para atingir os níveis físicos ideais e também de ritmo de jogo. O colombiano não atua desde abril, quando rescindiu o contrato com o Olympiacos, da Grécia, seu último clube.
Conforme a Trivela apurou, James ainda está em um estágio físico abaixo dos demais companheiros. Precisa evoluir para que consiga suportar a intensidade do futebol brasileiro em nível de igualdade com os rivais. Além disso, o meia também sentiu a carga pesada de treinamentos. Tudo isso está dentro da normalidade e era esperado pelo clube, por conta do longo tempo de parada.
O plano da comissão técnica é utilizar James no domingo. O colombiano está no Brasil há pouco mais de 10 dias. Após avaliações iniciais e trabalhos físicos na primeira semana de trabalhos, o meia já treina com os demais companheiros. Sua presença em campo contra o Flamengo dependerá de conversas com o técnico Dorival Júnior.
– James vem evoluindo. É um processo um pouquinho mais lento, mas não quer dizer que de repente, não tenhamos alguns minutos no domingo. Quanto, não sei. É importante que aconteça para ir se readaptando. Vamos conversando no dia a dia para diminuir o tempo de readaptação dele – disse Dorival, na entrevista coletiva após a vitória sobre o San Lorenzo.
Presença no domingo de olho na quarta-feira
James é presença praticamente garantida contra o Flamengo muito por conta do jogo seguinte. Na quarta-feira (16), às 19h30 (horário de Brasília), o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi pelo jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil.
O confronto no Maracanã é o último antes da decisão. Por isso, a comissão técnica entende que ele precisa ganhar alguns minutos em campo para que possa estar em condições de ficar à disposição contra o Corinthians. Mas sua utilização no clássico é remota e dependerá muito do andamento da partida.
O São Paulo perdeu o jogo de ida em Itaquera por 2 a 1 e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final. Uma vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.