Sem três dos seus principais jogadores, Santos precisa confiar em Vladimir contra o Internacional
Santos visitará o Internacional neste domingo com importantes desfalques no gol, no meio-campo e no ataque
Sem muito tempo para lamentar a derrota por 3 a 1 para o Red Bull Bragantino, quinta-feira (19), na Vila Belmiro, o Santos já se encontra em Porto Alegre para encarar o Internacional, às 16 horas (horário de Brasília) deste domingo (22), no Beira-Rio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Lá, a missão alvinegra não será fácil. O Peixe desembarcou na capital gaúcha sem três dos seus principais jogadores e precisará confiar numa tarde inspirada do goleiro Vladimir para conquistar pontos diante do Colorado.
Por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra a equipe de Bragança Paulista, o goleiro João Paulo e o meio-campista Jean Lucas estão suspensos. Além da dupla, o atacante Soteldo foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira (20), pela expulsão na derrota contra o América-MG, e também é desfalque no Beira-Rio.
Diante disso, o técnico Marcelo Fernandes aproveitou a atividade na manhã deste sábado (21), no CT Rei Pelé, para avaliar quem serão os substitutos de Jean Lucas e Soteldo, uma vez que Vladimir ficará com a vaga de João Paulo.
O Santos se reapresentou nesta manhã no CT Rei Pelé, com foco no jogo de domingo. 🐳 pic.twitter.com/TXuPqVc4Lf
— Santos FC (@SantosFC) October 20, 2023
Vladimir e a desconfiança da torcida
Apesar de contar com a confiança de Arzul, preparador de goleiros do Santos, Vladimir não desfruta de muito crédito com a torcida alvinegra. E esse pé atrás dos torcedores está relacionado aos números do atleta na meta santista.
Revelado nas categorias de base do Peixe, o goleiro defendeu o Avaí na temporada passada, mas em 2023 foi recontratado pelo time da Vila Belmiro para ser reserva de João Paulo após a saída de John, hoje no Valladolid, da Espanha. Desde o retorno, Vladimir disputou quatro partidas e sofreu nove gols.
Partidas de Vladimir em 2023
- Palmeiras 3×1 Santos – Campeonato Paulista
- Santos 0x0 Blooming – Copa Sul-Americana
- Santos 2×2 Botafogo – Campeonato Brasileiro
- Fortaleza 4×0 Santos – Campeonato Brasileiro
Acionado com jogos em andamento
Desses quatro compromissos, Vladimir entrou em campo por duas vezes – contra Palmeiras e Botafogo – com as partidas em andamento e sem o Santos ser vazado. Porém, ao substituir João Paulo, que nas duas oportunidades deixou o campo por lesão, Vladimir levou cinco gols – três dos palmeirenses e dois dos botafoguenses.
Os outros quatro gols sofridos foram ao longo do confronto com o Fortaleza, na Arena Castelão, onde o titular estava suspenso pelo terceiro amarelo.
Vladimir pode dar resposta no Sul
Enfraquecido com as ausências de Jean Lucas e Soteldo, dois dos jogadores mais técnicos do elenco, a tendência é que o Santos adote uma postura mais defensiva e encontre dificuldades de criação no Beira-Rio. Tudo isso diante de um Internacional que esteve com um pé na final da Libertadores, mas que agora precisa pontuar para não se aproximar da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Assim, para deixar Porto Alegre com algum ponto na bagagem, o sistema defensivo do Santos, que sofreu gols nas últimas 17 rodadas da competição, dependerá das defesas de Vladimir. E se as fizer, o goleiro, além ajudar na árdua luta do Peixe contra a inédita queda, dará uma resposta aos seus críticos.
E os substitutos de Jean Lucas e Soteldo?
Com a ausência de Jean Lucas, mas com o retorno de Tomás Rincón, dois jogadores concorrem de maneira mais direta pela vaga no meio-campo: Dodi, que enfrentou o Red Bull Bragantino, e Nonato, titular na vitória sobre o Palmeiras.
Para a vaga de Soteldo, Maxi Silvera e Mendoza são os favoritos. Ocorre que nenhum dos dois deixou boa impressão contra o time de Bragança Paulista. Ainda assim, Silvera conta com um pouco mais da paciência dos torcedores do que Mendoza, que, recuperado de lesão, não cabe no time titular do Santos.
Confronto direto contra o Z4
Com 32 pontos conquistados, o Internacional ocupa a 12ª colocação do campeonato e fecha, neste momento, a zona de classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana. Mas o time gaúcho tem apenas dois pontos a mais do que o Santos, que, com 30, é o 17º e abre a zona de rebaixamento.