Brasileirão Série A

Santos vacila de novo e deixa chance de ouro escapar contra o líder Botafogo

O Botafogo só perdeu duas vezes neste Brasileirão, e neste domingo (23) não foi uma delas. O Santos chegou a ter dois gols de vantagem na Vila Belmiro, mas permitiu o empate relâmpago em 2 a 2 e deixou uma oportunidade de ouro escapar. Marcos Leonardo (2), Tiquinho Soares e Adryelson fizeram os gols do jogo da 16ª rodada.

Empate explica muito bem a fase dos times

Por um momento tudo parecia resolvido para o Santos, que fez dois gols em um adversário que não sofria um sequer há seis rodadas. O problema foi não conseguir segurar uma vantagem, mais ou menos como tinha sido há duas semanas contra o Goiás. Paulo Turra esteve perto da sua segunda vitória no Brasileirão sobre o líder Botafogo, algo tão raro, mas dois pontos escaparam no finalzinho e a virada só não aconteceu por falta de capricho.

O Santos foi obrigado a calcular o risco, mesmo jogando em casa. Passou 20 minutos tendo que correr atrás da bola e do Botafogo, por isso tomou alguns sustos, como o chute desviado de Júnior Santos e uma arriscada de Tiquinho Soares pouco depois. O jogo começava a ficar com a cara do líder do campeonato quando Dodi finalmente tentou a primeira finalização do Peixe, da entrada da área, e mandou para fora.

Era um aviso do que estava por vir. O gol santista saiu após bola enfiada do estreante Jean Lucas, que deixou Marcos Leonardo nas costas da zaga, com tempo para limpar a marcação com um drible bonito e abrir o placar. Depois disso, o meio-campo do Botafogo não esteve tão encaixado quanto nos melhores jogos, então o Santos conseguiu algum espaço para ficar um pouco mais com a bola e aliviar a pressão que tinha sofrido antes. Antes do intervalo ainda houve tempo para Jean Lucas dar um lençol em Di Plácido, o lance mais plástico do primeiro tempo inteiro.

A dinâmica e a urgência do Botafogo aumentaram depois do intervalo, e a dinâmica do jogo ficou muito mais clara. O Santos foi obrigado a se fechar como conseguia, a ponto de Lucas Lima ter que dar um carrinho dentro da área para travar uma boa chance de Tiquinho Soares. O camisa 9 já tinha tido um bom cabeceio pouco antes, depois Victor Sá parou em grande defesa de João Paulo, e tudo isso aconteceu em apenas oito minutos.

O roteiro do primeiro tempo foi repetido no segundo, pois em algum momento o Santos se ajeitou e esfriou a pressão adversária. Várias paralisações seguidas recortaram o jogo e ajudaram nisso, inclusive o atendimento médico a João Paulo, que sentiu dores e precisou ser substituído por Vladimir.

O técnico Bruno Lage aproveitou as paralisações para reunir o time e dar instruções com uma prancheta, mas não deu tão certo: Lucas Lima ganhou uma dividida no lado esquerdo e cruzou na medida para Marcos Leonardo completar para fazer mais um. Parecia ser o gol definitivo do jogo, mas, bem, não era.

Em três minutos o Botafogo empatou e mudou tudo no jogo. Toda a lentidão dos minutos anteriores terminou subitamente em uma pressão arrebatadora. Tiquinho Soares diminuiu com tranquilidade aos 38 minutos, e aos 41, no lance seguinte, Adryelson ganhou pelo alto e empatou de cabeça.

O Santos derreteu exatamente como havia sido contra o Goiás, há duas semanas, também na Vila Belmiro. Daquela vez, um pênalti controverso salvou uma vitória alucinante por 4 a 3, mas desta quase terminou em virada sofrida na Vila. A sorte foi que Rodrigo Fernández salvou uma bola em cima da linha e Philipe Sampaio, na melhor chance, aos 55 minutos, cabeceou sozinho para fora. O Botafogo não se entrega.

Santos fica mais perto do Z-4

O empate não resolve muita coisa para o Santos, que chega a 17 pontos, tropeça pela 12ª vez neste Brasileirão e não consegue abrir distância para a zona de rebaixamento. Eram quatro pontos de diferença para o 17° colocado antes da rodada e agora são três, sobre o Bahia. O Peixe volta a campo no sábado (29) para visitar o Fluminense, novamente pelo Brasileirão.

– Tenho que valorizar este empate, a dedicação, o comprometimento e o futebol que tiveram. Tenho certeza que o torcedor do Santos está orgulhoso. É uma questão muito mental. Em uma fase difícil, você faz 2 a 0 no líder do campeonato e dá aquela piscada de olho. Mas o líder do campeonato não é líder à toa. Você baixa a guarda, perde um pouquinho da concentração e toma o baque. Quando toma o primeiro gol, automaticamente vem aquela carga [negativa] novamente – admitiu o técnico Paulo Turra na entrevista que deu depois do jogo.

Botafogo ainda tem gordura

O Botafogo tropeça pela terceira vez neste Brasileirão, mas a liderança estaria garantida com qualquer resultado na Vila Belmiro. A distância que era de 12 pontos agora é de 11 para o segundo colocado, o Grêmio. O líder está invicto há 11 partidas e joga no domingo (30) contra o Coritiba, no Nilton Santos.

Estatísticas de Santos 2 x 2 Botafogo – Brasileirão 2023

  • Posse de bola: Santos 37% x 63% Botafogo
  • Chutes: Santos 7 x 18 Botafogo
  • Chutes a gol: Santos 2 x 7 Botafogo
  • Gols: Santos – Marcos Leonardo (24’ e 81’); Botafogo – Tiquinho Soares (84) e Adryelson (87‘)
Foto de Arthur Sandes

Arthur Sandes

Arthur Sandes é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e um dos vencedores do Troféu Aceesp em 2021, na categoria Matéria do Ano. Passou por Gazeta Esportiva, UOL e atualmente está na cobertura diária do Corinthians na Trivela.
Botão Voltar ao topo