Por que vencer o São Paulo, na Vila, precisa ser um compromisso inadiável para o Santos?
Santos não pode desperdiçar pontos, na Vila, no clássico deste domingo (12), contra o São Paulo
Embalado pela vitória sobre o Goiás, na última quinta-feira (9), o torcedor do Santos conta as horas para receber o São Paulo, na Vila Belmiro, às 18h30 (horário de Brasília), deste domingo (12), em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a torcida, que mais uma vez esgotou todos os ingressos colocados à venda, vive toda essa expectativa, porque sabe que o triunfo sobre o Tricolor Paulista, que está praticamente de férias, encaminhará definitivamente a permanência da equipe na elite do futebol nacional.
Caso derrote o rival, o Alvinegro chegará aos 44 pontos e terá mais quatro rodadas pela frente para recalcular a rota no Brasileirão em busca da classificação para a próxima edição da Copa Sul-Americana. Publicamente o elenco ainda não faz contas para mudar de objetivo na competição. Mas, diante de uma vitória sobre os comandados de Dorival Júnior, é natural que o discurso comece a fazer eco nas arquibancadas e no vestiário mandante da Vila Belmiro.
Finalizado
0
-0
Santos - Sao Paulo
Brazil Serie A - Urbano Caldeira
O elenco do Santos precisa assimilar essa expectativa
Por mais que a ansiedade para o confronto com o São Paulo seja um sentimento do torcedor, o elenco do Santos precisa assimilar essa expectativa. Afinal, ainda que a relação tenha sido conturbada em boa parte do ano, com invasão no CT, protestos e bombas arremessadas no gramado, no momento em que o Peixe mais nadava por águas agitadas, a torcida deixou de lado toda e qualquer insatisfação, e foi, por meio de longas e lindas demonstrações de apoio, essencial para a recuperação do time no campeonato.
Agora começaram os protestos da torcida do Santos na Vila. Muitas bombas no gramado pic.twitter.com/C677OnnnO1
— Bruno Lima (@unollima) June 22, 2023
Diante de tudo isso, como uma pequena forma de retribuição, esses torcedores merecem afugentar o fantasma da Série B com uma vitória em um clássico, pois a última vez que o Santos venceu um dos seus rivais estaduais em casa foi há mais de um ano e dois meses – o próprio São Paulo, no Campeonato Brasileiro de 2022.
O Santos tem motivos para acreditar na vitória
Apesar de a vitória sobre o Goiás ter sido conquistada por meio da iluminada estrela do centroavante Julio César Furch, uma vez que a atuação do Santos passou longe de merecer elogios, o torcedor alvinegro tem razões de sobra para confiar que os três pontos contra o São Paulo são possíveis.
Considerando apenas as dez últimas rodadas do Brasileirão, o Santos, junto com o Atlético-MG, foi o time que mais pontuou. Foram 20 pontos conquistados por meio de seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Para se ter uma ideia, isso é mais do que os 19 pontos conquistados pela equipe ao longo de todo o primeiro turno da competição.
Últimas dez partidas do Santos no Brasileirão
- Bahia 1×2 Santos – Arena Fonte Nova
- Santos 4×1 Vasco – Vila Belmiro
- Palmeiras 1×2 Santos – Arena Barueri
- Santos 1×3 Red Bull Bragantino – Vila Belmiro
- Internacional 7×1 Santos – Beira-Rio
- Santos 2×1 Coritiba – Vila Belmiro
- Corinthians 1×1 Santos – Neo Química Arena
- Flamengo 1×2 Santos – Mané Garrincha
- Santos 0x0 Cuiabá – Vila Belmiro
- Goiás 0x1 Santos – Hailé Pinheiro
Santos no G6 do returno
Com 23 pontos conquistados apenas no returno do campeonato, o Santos segue fazendo uma campanha, na segunda metade do Brasileirão, que seria suficiente para levar a equipe para a fase preliminar da próxima Copa Libertadores.
Ao término da 33ª rodada, o G6 do segundo turno é composto por:
- 1º Atlético-MG 27 pontos
- 2º Red Bull Bragantino 26 pontos
- 3º Palmeiras 25 pontos
- 4º Grêmio 25 pontos
- 5º Flamengo 24 pontos
- 6º Santos 23 pontos
Desses 23 pontos do Santos no returno, 20 foram obtidos sob o comando do técnico Marcelo Fernandes e três com Diego Aguirre à frente do elenco, que foi demitido após cinco partidas.