Campanha ‘nível Libertadores’ no returno faz Santos ficar mais perto de se manter na elite
Com seis vitórias, Santos é dono da sexta melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro
Gradativamente o Santos vai transformando em realidade o objetivo de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro. Com a importante vitória de virada sobre o Flamengo, quarta-feira (1º), por 2 a 1, no Mané Garrincha, o Peixe chegou aos 37 pontos e mantém três de vantagem para o Vasco, que abre a zona de rebaixamento. Esse momento vivido pelo time da Vila Belmiro é consequência do segundo turno que a equipe vem fazendo.
Com 19 pontos conquistados em 12 jogos, o Santos tem desempenho de G6 no returno do Brasileirão. E isso vai ficar ainda melhor se o Alvinegro aproveitar os quatro jogos que lhe restam como mandante.
Considerando apenas os compromissos válidos pelo segundo turno do campeonato, o Peixe só está atrás de Atlético-MG, com 25 pontos, Palmeiras, com 22, Red Bull Bragantino, com 23, além de Bahia e Grêmio, que também têm 19 pontos, mas levam vantagem no saldo de gols, que é o segundo critério de desempate.
Caraca, moleque! 😆
Os bastidores estão no ar! 🎬
Completo em https://t.co/7Kgz3vX0ak pic.twitter.com/nHndcsJplB— Santos FC (@SantosFC) November 2, 2023
No returno, os 19 pontos conquistados pelo Santos foram obtidos por meio de seis vitórias, um empate e cinco derrotas. São 17 gols marcados e 24 sofridos, o que resulta em um saldo de gols de -7. Bahia e Grêmio têm exatamente a mesma campanha, mas com 3 e 1 gols de saldo, respectivamente.
Quais foram as seis vitórias do Santos no returno?
- Santos 2×1 Grêmio – Vila Belmiro
- Bahia 1×2 Santos – Arena Fonte Nova]
- Santos 4×1 Vasco – Vila Belmiro
- Palmeiras 1×2 Santos – Arena Barueri
- Santos 2×1 Coritiba – Vila Belmiro
- Flamengo 1×2 Santos – Mané Garrincha
O empate do Peixe neste returno foi diante do Corinthians, na Neo Química Arena, por 1 a 1, no último domingo (29).
Santos foi o quarto pior do primeiro turno
O desempenho do Santos na segunda metade do Brasileirão já é superior a toda a campanha alvinegra no primeiro turno. O Santos encerrou o turno da competição com 18 pontos conquistados em 19 partidas.
Foram quatro vitórias, seis empates e nove derrotas, por meio de 19 gols marcados e 31 sofridos. Saldo de -12 gols.
O Peixe só ficou à frente de América-MG, com 10 pontos, Coritiba, com 14, e Vasco, com 16, que, agora junto do Goiás, seguem na zona de rebaixamento.
Um olho no Z4 e outro na Copa Sul-Americana
A pontuação do Santos ainda não permite à torcida deixar de se preocupar com o risco de rebaixamento. Ele ainda é real. Mas tão real quanto isso é a possibilidade de conquistar uma vaga na próxima Copa Sul-Americana.
Com 37 pontos, o Peixe está a três de distância do Corinthians, que, com 40, fecha a zona de classificação para a competição continental. Essa distância, assim como o risco de rebaixamento, pode diminuir se os comandados de Marcelo Fernandes tiverem sucesso diante dos dois próximos adversários: Cuiabá, na Vila Belmiro, e Goiás, em verdadeiro duelo de seis pontos, no Hailé Pinheiro, em Goiânia.
Marcos Leonardo é a novidade do Santos contra o Cuiabá
A principal novidade no Santos para esses dois próximos jogos será o retorno de Marcos Leonardo ao time depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Flamengo.
Com participação direta em sete das dez vitórias do Peixe no Brasileirão, Marcos Leonardo é o terceiro principal artilheiro da competição com 13 gols marcados – atrás de Tiquinho, do Botafogo, e de Paulinho, do Atlético-MG, com 16 e 15 gols, respectivamente – e vive ótima fase com a camisa 9 alvinegra.