Brasileirão Série A

Santos tem conta pronta para permanência na Série A, e os números passam pela Vila

Com mais quatro vitórias nos jogos que faltam na Vila Belmiro, o Santos atingirá os 49 pontos no Brasileirão

Em êxtase pela vitória de virada sobre o Flamengo, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (1º), no Mané Garrincha, em Brasília, o Santos terá mais tranquilidade para pensar nos dois próximos compromissos, que podem afastar, consideravelmente, o fantasma da Série B da Vila Belmiro. Com cinco pontos de vantagem para o primeiro time do Z4 do Campeonato Brasileiro, o Peixe, a partir desta quinta-feira (2), já começa a concentrar os pensamentos e estratégias nos duelos diante de Cuiabá, na Vila Belmiro, e Goiás, no Hailé Pinheiro.

Com o magnífico resultado diante do Rubro-negro carioca, o Peixe chegou aos 37 pontos e subiu para a 15ª colocação. Essa posição na tabela, no entanto, pode mudar caso o Cruzeiro empate ou derrote o São Paulo, nesta quinta-feira, no Morumbi. Os mineiros têm os mesmos 37 pontos do Santos, mas, neste momento, na 16ª colocação, contam com uma vitória a menos em relação aos santistas (10×9).

Os três pontos conquistados sobre o Flamengo fazem o Santos ter a certeza de que apenas com as vitórias nos quatro jogos que restam como mandante são suficientes para que ele se mantenha na elite do futebol nacional.

Santos tem quatro finais na Vila Belmiro para se salvar

Se conquistar quatro vitórias nos quatro compromissos que ainda tem para fazer diante do seu torcedor, que está abraçado com o time nessa luta, o Santos terminará o campeonato com 49 pontos. E, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), essa pontuação representa 95% de chance de permanência na Série A.

Assim, o confronto contra o Cuiabá, segunda-feira (6), às 21 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro, será a primeira das quatro decisões que os comandados de Marcelo Fernandes terão pela frente até o término do Brasileirão.

Quais são as outras três decisões na Vila Belmiro?

  • Santos x São Paulo – 12 de novembro – às 18h30
  • Santos x Fluminense – 29 de novembro – com horário a definir
  • Santos x Fortaleza – 6 de dezembro – com horário a definir

Antes há um duelo de seis pontos pela frente

Como a Vila Belmiro será palco de jogos difíceis, é importante o Santos também encarar o duelo com o Goiás, no próximo dia 9, às 19 horas (horário de Brasília), em Goiânia, como a mesma relevância, pois se trata de um confronto direto na briga contra o rebaixamento.

Voltar do Centro-Oeste brasileiro com pelo menos um ponto na bagagem é de extrema importância, pois, além de pontuar, impede o Goiás de contar com mais uma vitória no campeonato.

Junto a isso, esse ponto pode compensar algum possível tropeço diante de São Paulo, Fluminense ou Fortaleza na Vila Belmiro.

Vale salientar que empate como mandante é um resultado comum na vida do Goiás na competição. Ao longo dos 15 jogos realizados em seu estádio, o Esmeraldino empatou sete, ganhou quatro e perdeu outros quatro. O aproveitamento no Hailé Pinheiro é de 42%.

‘Homem gol' volta para a primeira decisão em casa

A principal novidade no Santos para esses dois próximos jogos será o retorno de Marcos Leonardo ao time depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Flamengo.

Com participação direta em sete das nove vitórias do Peixe no Brasileirão, Marcos Leonardo é o terceiro principal artilheiro da competição com 13 gols marcados – atrás de Tiquinho, do Botafogo, e de Paulinho, do Atlético-MG, com 16 e 15 gols, respectivamente – e vive ótima fase com a camisa 9 alvinegra.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo