Brasileirão Série A

Estrela de Furch volta a brilhar, Santos bate Goiás e finalmente tem respiro na briga contra o Z4

Furch marca aos 41 minutos do segundo tempo e dá a vitória ao Santos sobre o Goiás, em Goiânia

O Santos está ainda mais perto de confirmar a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (9), o Peixe venceu o Goiás, por 1 a 0, no Hailé Pinheiro, em Goiânia, com mais um gol do iluminado Julio César Furch, aos 41 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Santos chega aos 41 pontos e assume a 13ª colocação na tabela. De quebra, o Peixe afunda o Goiás na zona de rebaixamento. O Esmeraldino permanece com 35 pontos na 18ª colocação.

Santos sofre com a falta de criatividade no meio-campo

Ainda sem poder contar com Dodô e Soteldo, além de João Basso, que não tem data para voltar a jogar, o técnico Marcelo Fernandes optou por iniciar o confronto contra o Goiás com uma postura mais cautelosa. O treinador sacou João Lucas, Lucas Lima e Mendoza do time titular e, apostando mais uma vez no 4-4-2, começou o jogo com Lucas Braga na lateral direita, Nonato no meio-campo e Maxi Silvera no ataque.

Assim como já havia ocorrido diante do Cuiabá, o Santos voltou a sofrer com a falta de criatividade na faixa central do campo. Jean Lucas e Nonato, que teriam essa responsabilidade, não fizeram um bom 1º tempo e o Peixe foi para o intervalo sem exigir muito do goleiro Tadeu. As melhores oportunidades alvinegras foram construídas por meio de contra-ataques, que terminaram com erros nas tomadas de decisões.

Goiás teve a melhor chance do 1º tempo

Em situação mais delicada na tabela e jogando diante da sua torcida, o Goiás tentou causar algum problema defensivo para o Santos. E aos 16 minutos, Maguinho, com um forte chute cruzado, só não abriu o placar por conta de uma ótima defesa de João Paulo, que espalmou para escanteio.

No mais, o que se viu na primeira etapa foi um confronto de baixíssimo nível técnico das duas equipes.

Santos volta sem alterações do intervalo

Apesar da fraca atuação na primeira etapa, Marcelo Fernandes decidiu voltar do intervalo com o mesmo time e fazer somente ajustes. A primeira impressão, aos 2 minutos, foi de que a conversa apresentaria resultados, pois Kevyson, com um chute cruzado, quase estufou as redes. O goleiro Tadeu, com o pé, evitou o gol alvinegro.

Mas a postura ofensiva do Santos foi mera ilusão. Mesmo diante de um Goiás bastante limitado tecnicamente, o Peixe manteve a ideia de somente se expor diante de contra-ataques. Isso, no entanto, se mostrou completamente improdutível, porque quase todas subidas ao ataque acabavam em um passe ou um lançamento errado.

Treinadores de Goiás e Santos recorrem aos reservas

Com a necessidade da vitória para deixar a zona de rebaixamento, o técnico Armando Evangelista tentou melhorar a capacidade ofensiva do Goiás com substituições. Saíram Raphael Guzzo, Guilherme Marques, Alano e Anderson Oliveira para as entradas de Alesson, Diego, Vinícius e Julián Palacios.

Depois disso, Marcelo Fernandes também buscou melhorar recorrendo ao banco. Foi então que saíram Nonato e Maxi Silvera e entraram Lucas Lima e Mendoza.

Aos 38 minutos, Julio César Furch substituiu Jean Lucas. Iluminado, o argentino, com apenas três minutos em campo, aproveitou, de maneira muito parecida com que ocorreu na vitória sobre do Bahia, em Salvador, um passe de Joaquim, de cabeça, para na pequena área, mandar para o fundo das redes.

O gol destruiu o Goiás. Imediatamente o Marcelo Fernandes trocou Marcos Leonardo pelo zagueiro Jair. E, decidido a segurar o resultado, o Santos manteve a bola longe da sua área e confirmou a vitória.

Estatísticas de Goiás x Santos

  • Finalizações no gol: Goiás 3 x 4 Santos
  • Posse de bola: Goiás 59% x 41% Santos
  • Escanteios: Goiás 5 x 6 Santos

Próximos jogos do Santos

  • 12/11 – Santos x São Paulo – 18h30 (horário de Brasília) – Vila Belmiro
  • 25/11 – Botafogo x Santos – horário a definir – Nilton Santos
  • 29/11 – Santos x Fluminense – horário a definir – Vila Belmiro

Próximos jogos do Goiás

  • 12/11 – Atlético-MG x Goiás – 18h30 (horário de Brasília) – Arena MRV
  • 25/11 – Goiás x Cruzeiro – horário a definir – Hailé Pinheiro
  • 29/11 – Grêmio x Goiás – horário a definir – Arena do Grêmio
Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo