Brasileirão Série A

Saiba quem é Julio César Furch, o novo reforço do Santos e lenda do Atlas

Santos acerta contratação de atacante de 33 anos, segundo nome após a abertura da janela. Jean Lucas também está próximo

O Santos acertou, nesta quarta-feira (12), a contratação do atacante argentino Julio Cesar Furch, que pertencia ao Atlas, do México. O jogador de 33 anos tinha mais seis meses de contrato com o clube mexicano, mas o Peixe, por meio de uma compensação financeira, viabilizou a sua aquisição já para essa janela de transferências. Centroavante nato, ele terá dois anos de vínculo com o time da Vila Belmiro.

Pouco conhecido no futebol brasileiro, Furch está na lista de grandes jogadores que passaram pelo México.

Furch está na história do Atlas

Após nove temporadas com as camisas de três clubes distintos do país, o argentino virou ídolo no Atlas por ter ajudado e marcado, na disputa de pênaltis, o gol que, em 2021, rendeu o título do Apertura Mexicano.

A conquista colocou fim a  um jejum de 70 anos sem títulos do clube. O apelido do atacante no país é “El Imperador”. Veja o momento do título abaixo:

Mais de cem gols no México

Além do Atlas, Furch vestiu as camisas do Veracruz e Santos Laguna. Ao todo, ele marcou 112 gols em 303 compromissos.

O novo reforço santista também foi importante nas conquistas do Clausura de 2021 pelo mesmo Atlas e do Clausura de 2018 pelo Santos Laguna.

+ LEIA MAIS: Santos entra forte na briga por Bruno Henrique

Como joga Julio Cesar Furch?

Centroavante de 1,88m, Furch brilhou no futebol mexicano por ser forte fisicamente e ter bom desempenho em jogadas de bolas aéreas.

Por conta da idade, já não consegue ser tão veloz, mas quando tem a bola nos pés é difícil de ser desarmado por saber protegê-la muito bem.

Cirurgia atrapalhou a última temporada

Apesar do histórico de sucesso no México, o último ano de Furch não foi positivo. Em 38 partidas, ele marcou apenas seis gols.

Esse desempenho foi prejudicado por um problema que o argentino teve no tornozelo. Após uma fratura, ele foi submetido a cirurgia e isso o atrapalhou. Posteriormente, Furch precisou passar por uma operação bucomaxilofacial e isso também afetou a sua sequência e desempenho.

Como o Santos descobriu Furch?

O nome de Furch chegou ao conhecimento da diretoria do Santos por meio do departamento de scout do clube. O centroavante vinha sendo monitorado desde abril.

Ao desembarcar na Vila Belmiro, o experiente argentino será mais uma opção para o técnico Paulo Turra, que já conta com Marcos Leonardo, Deivid Washington e Bruno Mezenga.

A chegada de Furch também é uma forma de o clube não ficar órfão ofensivamente diante de uma venda de Marcos Leonardo para o futebol europeu.

Marcos Leonardo será vendido?

A transferência de Marcos Leonardo segue com a meta da diretoria do Santos para essa janela de transferência. A Lazio tem o interesse na aquisição do Menino da Vila, mas não colocou no papel aquilo que foi conversado entre as duas diretorias.

Nos últimos dias, aliás, as tratativas não apresentaram qualquer novidade.

Dodô, Jean Lucas e Furch

Além do acerto por Furch, o Santos já oficializou a contratação do lateral-esquerdo Dodô, que estava no Atlético-MG e será apresentado na próxima sexta-feira (14).

Junto com o lateral, o Peixe se prepara para anunciar Jean Lucas com um contrato de quatro anos. Sem espaço no Monaco, o meio-campista está sendo comprado pelo Santos, onde atuará pela segunda vez. A primeira foi em 2019, quando, cedido por empréstimo pelo Flamengo, disputou o total de 20 partidas com a camisa alvinegra.

Foto de Bruno Lima

Bruno Lima

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo