Brasileirão Série A

Santos: Sem Soteldo, suspenso contra o Palmeiras, chegou a hora de Morelos ser titular?

A partir desta quarta-feira (4), Marcelo Fernandes começa a desenhar o Santos que enfrenta o Palmeiras

O terceiro cartão amarelo recebido por Soteldo, durante a goleada do Santos sobre o Vasco, trouxe uma grande dor de cabeça para o técnico Marcelo Fernandes com vistas ao clássico de domingo (8), às 16 horas (horário de Brasília), contra o Palmeiras, na Arena Barueri. Quem irá atuar ao lado de Marcos Leonardo no ataque? Uma das possibilidades do treinador pode representar a primeira partida como titular para o colombiano Alfredo Morelos.

Última das nove contratações do Santos na última janela de transferências, o atacante de 27 anos foi anunciado após o término do seu contrato com o Rangers, da Escócia, mas até o momento tem apenas 18 minutos em campo pelo Peixe disputados na melancólica derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro, na Vila Belmiro.

Por ter ficado praticamente quatro meses sem atuar, ele chegou à Vila Belmiro longe do melhor condicionamento físico e aproveitou as últimas semanas para se colocar em forma. Com a suspensão de Soteldo e Mendoza ainda em recuperação de um estiramento na panturrilha direita, Morelos pode ser a escolha de Marcelo Fernandes para o clássico.

Por que Morelos e não Julio César Furch?

Apesar de ser um centroavante goleador e não ter a velocidade de Soteldo, Morelos é um jogador mais móvel do que o argentino Julio César Furch. Desta forma, o treinador, se entender que o 3-5-2 é a melhor formação para enfrentar o Palmeiras, poderá manter Marcos Leonardo centralizado no ataque, enquanto Morelos, como segundo atacante, ficará livre para flutuar na proximidade da área palmeirense.

Em sua entrevista de apresentação, o colombiano deixou claro que pode executar essa função.

– Eu posso jogar de várias maneiras no ataque. Já atuei sozinho na frente, como 9, mas posso jogar em qualquer posição perto da área – falou Morelos.

Mesmo em alta com a torcida, em razão dos decisivos gols nas vitórias sobre Grêmio e Bahia, Furch é um finalizador nato. Por isso, neste momento, é a primeira opção no banco de reservas para o centroavante titular, que tem três gols nos últimos dois jogos e é vice-artilheiro do Brasileirão, com 11 gols marcados.

Mendoza tem chances de jogar o clássico?

Fora de combate desde a lesão sofrida contra o Cruzeiro, Mendoza segue em tratamento no CT Rei Pelé e pode ser liberado pelo departamento médico nos próximos dias. Mas isso não significa que ele naturalmente voltará ao time titular, pois está há 20 dias sem treinar com os companheiros.

Além disso, é preciso lembrar que as últimas atuações de Mendoza pelo Santos não foram nada convincentes.

Weslley Patati corre por fora

De contrato renovado por mais três temporadas, o jovem Weslley Patati é uma outra alternativa à disposição de Marcelo Fernandes para o clássico. Porém, o Menino da Vila corre por fora nessa disputa por conta do momento do Santos no Brasileirão e também pelo fato de o confronto ser disputado com mando de campo do Palmeiras e somente com torcedores adversários nas arquibancadas.

Outros desfalques para o clássico

Além de definir quem será o substituto de Soteldo, Marcelo Fernandes, a partir da reapresentação do elenco, na manhã desta quarta-feira (4), terá que escolher quem ficará com as vagas de Dodô, fora com três cartões, e Lucas Lima, que foi expulso contra o Vasco.

Messias e Nonato são os mais cotados entre as peças do elenco.

Foto de Bruno Lima

Bruno LimaSetorista

Jornalista pela UniSantos com passagem pelo Jornal A Tribuna de Santos. Já trabalhou na cobertura de jogos da Libertadores e das Eliminatórias Sul-Americanas no Brasil e no Exterior. Na Trivela, é setorista do Santos.
Botão Voltar ao topo