Para aumentar série de vitórias, Santos terá que superar o ‘chuta-chuta’ do encorpado Bragantino
Bragantino, do técnico português Pedro Caixinha, é a equipe que mais finaliza a gol no Campeonato Brasileiro
Desfrutando de um momento único no Campeonato Brasileiro com três vitórias consecutivas, o Santos terá um complexo obstáculo para aumentar essa sequência positiva. Vice-líder da competição com 46 pontos conquistados e nove atrás do Botafogo, primeiro colocado na tabela, o Red Bull Bragantino pisará na Vila Belmiro, quinta-feira (19), às 20 horas (horário de Brasília), encorpado pela filosofia do técnico Pedro Caixinha.
Muito bem armada pelo treinador português, o Red Bull Bragantino é atualmente a equipe que mais finaliza no Brasileirão. Até o momento são 400 chutes a gol ao longo das 26 rodadas disputadas. Isso representa uma média de 15,3 finalizações por partida do time de Bragança Paulista.
𝐖𝐨𝐫𝐤 🔛!
Se liga como foi o treino do Braga, na preparação para encarar o Santos! 🔥#RedBullBragantino pic.twitter.com/x4TNdTFhhd
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) October 16, 2023
Esse número mostra que mesmo longe do seu estádio, Eduardo Sasha e Cia., não têm como caraterística um estilo de jogo defensivo que apenas explora os contra-ataques. Um outro dado que fortalece essa tese pode ser visto em relação à posse de bola.
Com média de 56,3% de posse de bola, o Red Bull Bragantino é o quarto time que mais fica com a bola nos pés no campeonato. O São Paulo lidera esse ranking com 60,4%, à frente de Fluminense e Flamengo, que têm 59,8% e 58,8%, respectivamente.
Ótimo desempenho nas últimas 15 rodadas
Se a torcida do Santos está entusiasmada com as vitórias sobre Bahia, Vasco e Palmeiras, os torcedores do Red Bull Bragantino vibram com um momento ainda melhor. Os comandados de Pedro Caixinha acumulam apenas duas derrotas (para Botafogo e Bahia) nas últimas 15 rodadas do Brasileirão.
No mais, foram oito vitórias (Goiás, Corinthians, Fortaleza, Coritiba, Cuiabá, Grêmio, América-MG e Palmeiras) e quatro empates (São Paulo, Inter, Vasco, Cruzeiro e Athletico-PR).
Visitante indigesto no Brasileirão
Muito da boa campanha feita pelo Red Bull Bragantino nesta edição do Campeonato Brasileiro é consequência do seu desempenho como visitante. Em 13 partidas disputadas longe do Nabi Abi Chedi, o time de Bragança Paulista conquistou 18 pontos. E isso faz dele o dono da quinta melhor campanha como visitante da competição, atrás de Flamengo, com 22 pontos, Botafogo, com 21, Atlético-MG, com 19, e Palmeiras, também com 18, mas com melhor saldo de gols (8×0 – somente como visitante).
Esses 18 pontos obtidos longe da sua torcida vieram por meio de quatro vitórias (Corinthians, Fortaleza, Coritiba e América-MG), seis empates (Cuiabá, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro e Athletico-PR) e apenas três derrotas (Fluminense, Botafogo e Bahia).
Gols sofridos nos últimos 16 jogos
Além de toda organização do Red Bull Bragantino, que alterna a sua formação entre o 4-2-3-1, 4-1-4-1 ou 4-4-2 dependendo dos adversários, o Santos precisa sanar a sua dificuldade defensiva. Mesmo tendo melhorado consideravelmente a postura, o Peixe ainda não consegue terminar uma partida sem sofrer gols. E isso ocorre sistematicamente há 16 rodadas seguidas.
Não à toda, o Santos detém a terceira pior defesa do Brasileirão com 42 gols sofridos. América-MG e Coritiba, cada um com 54 gols sofridos, são as equipes mais vazadas da competição.
Invencibilidade na Vila Belmiro
Caso queira diminuir ou ao menos manter a distância para o Botafogo na briga pelo título, o Red Bull Bragantino terá que quebrar um tabu. Desde que se tornou SAF, o time de Bragança Paulista nunca venceu o Santos na Vila Belmiro. Em quatro confrontos, foram três empates e uma vitória santista.
Para o duelo desta semana a missão será árdua, afinal os 11 mil ingressos colocados à venda já foram esgotados pela torcida alvinegra.
INGRESSOS ESGOTADOS! 🔥
Quinta-feira é dia de Alçapão lotado! VAI PRA CIMA DELES, SANTOS! ⚪️⚫️ pic.twitter.com/pMr10cu9TR
— Santos FC (@SantosFC) October 16, 2023
Com 30 pontos na tabela, o Peixe é o 15º colocado e continua concentrado na luta contra a zona de rebaixamento. Mas, mais três pontos na quinta-feira, podem fazer a equipe do invicto técnico Marcelo Fernandes (três jogos e três vitórias) focar em objetivos maiores para o restante da competição, como, por exemplo, uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana.