Brasileirão Série A

Um sábado mudou a forma como Atlético-MG e Fortaleza chegam para o jogo na Arena MRV

Acontecimentos do último sábado (28) mudaram completamente a forma como Atlético e Fortaleza chegam para o jogo desta quarta

Atlético-MG e Fortaleza se enfrentam às 21h30 desta quarta-feira (1°), na Arena MRV. Se o confronto tivesse ocorrido na última semana, os times chegariam em situações completamente diferentes do que chegam agora. Mas, uma noite de sábado mudou completamente a história desta partida.

No último sábado (28), o Atlético entrou em campo na Arena MRV pressionado por voltar a vencer em sua casa, depois de ter perdido dois jogos seguidos, incluindo o primeiro clássico da história do estádio. A vitória contra o Fluminense não só aliviou o Galo, como também recolocou o time no G6, algo que não acontecia desde a rodada 12 do Campeonato Brasileiro. A meta do clube é terminar a competição classificado para a próxima Libertadores.

Um pouco mais cedo nesse mesmo sábado, o Fortaleza realizou o que foi o maior jogo da sua história, a final da Sul-Americana. O Leão do Pici encarou a LDU na final da competição, no Uruguai, e sonhava com o seu primeiro título internacional, que garantiria vaga também na próxima Libertadores. No entanto, caiu diante dos equatorianos em uma disputa de pênaltis dolorosa.

O sábado, que começou com o Fortaleza sonhando com um título e o Atlético pressionado por voltar a vencer em casa, terminou com as emoções trocadas. O Galo com uma importante vitória e a volta ao G6, e o Leão com uma derrota doída e a necessidade de voltar a brigar por Libertadores através do Brasileiro. Para Felipão, isso pode afetar o jogo desta quarta, mas não é isso que ele espera.

— Podemos levar vantagem emocional, embora, pelo trabalho e pela equipe do Fortaleza, não espero enfrentar algo diferente porque eles perderam o jogo. Eles são muito bons, sabem disso. O trabalho do Vojvoda é espetacular e seus jogadores conhecem bem e sabem como jogar. Eles sabem que a partir de agora devem competir no Brasileirão. É uma oportunidade para o Fortaleza voltar a brigar por uma posição no Brasileiro. Temos que ser sabedores das nossas qualidades e jogar como jogamos hoje.

Confronto direto pela Libertadores

Atlético e Fortaleza estão separados na tabela por sete pontos. No entanto, o Leão tem dois jogos a menos, ou seja, só depende de si para roubar a vaga do G6 que hoje pertence ao Galo. O que poderia ser um jogo de um time brigando por vaga e o outro já classificado, passou para um confronto direto importantíssimo.

O Atlético, que iniciou o campeonato almejando o título, hoje se contenta com uma vaga para a Libertadores. A meta é terminar no G4 e garantir um lugar direto na fase de grupos, para não ter que passar pelas fases preliminares, como aconteceu neste ano. Apesar disso, o Galo assume que, independente da posição, o importante é estar na próxima edição da principal competição continental. Ficar de fora seria um baque enorme para o clube, em todas as questões, principalmente financeira. Hoje o Alvinegro está há apenas um ponto do G4.

Já o Fortaleza queria a vaga para a Libertadores com o título da Sul-Americana. Como não conseguiu, vai correr atrás e tentar se reerguer no Brasileirão. Se vencer o Galo e as duas partidas atrasadas que tem, o Leão entra no G6. O Tricolor do Pici busca sua terceira participação seguida na principal competição do continente. Neste ano, acabou caindo na fase preliminar da competição, até por isso foi disputar a Sul-Americana.

Atlético aposta na dupla Paulinho e Hulk

Para superar o Fortaleza, o Atlético segue apostando alto na dupla Hulk e Paulinho. O camisa 10 marcou dois gols contra o Fluminense e chegou a seis em seis jogos, justificando a alcunha de “Rei da Arena”. O atacante atleticano, que é o vice-artilheiro do time e do Campeonato Brasileiro, sonha ainda com uma convocação para a Seleção Brasileira. Já o camisa 7 é o único do elenco atleticano a balançar as redes da Arena MRV além de Paulinho. Hulk é o artilheiro do Galo no ano, com 26 gols.

Somados, Hulk e Paulinho têm 50 gols na temporada, o que representa 67% dos gols do Atlético no ano, que foram 74. É a primeira vez que Hulk tem um companheiro de ataque tão goleador quanto ele e, não à toa, são considerados a melhor dupla do futebol brasileiro em 2023.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick

Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.
Botão Voltar ao topo