Renato deixa aberta possibilidade de Suárez sair do Grêmio e dá ultimato
'Essa novela precisa acabar', diz técnico do Grêmio sobre chance de uruguaio deixar o clube por dores no joelho ou convite do Inter Miami
O técnico Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva no final da tarde desta quinta-feira (20), no CT Luiz Carvalho, com intuito principal de projetar as partidas do Grêmio contra Atlético-MG e Flamengo, mas acabou fazendo fortes afirmações sobre o caso Suárez, reforços, a possibilidade de contratar Luan e a saída do goleiro Adriel.
Suárez foi a principal pauta da entrevista do treinador gremista. O jogador recebeu contato do Inter Miami, dos Estados Unidos, e tem sido atrapalhado por fortes dores no joelho direito. Sua presença em campo, a cada partida, sempre é uma dúvida.
Suárez vai deixar o Grêmio?
Renato deixou aberta a possibilidade de saída imediata de Suárez e mostrou forte preocupação com a situação. O treinador não confirmou o desejo do atleta em deixar o clube, mas deixou nas entrelinhas que o atleta pelo menos cogita a saída por descontentamentos.
Renato acaba de afirmar que é incerta a permanência de Suárez no #Grêmio para o restante da temporada. @trivela pic.twitter.com/GkXJDLC9ni
— Bruno Soares (@brunosreporter) July 20, 2023
É um assunto que está virando uma novela mexicana. Sempre tenho que falar dele. Problema que está com a diretoria. Isso tudo que tem saído não deixa de ser verdade. Só a diretoria pode decidir. Eles têm conversado pra chegar a um denominador comum. Dia 2 fecha a janela. Até lá, eu fico quieto. Essa novela precisa acabar.”
O técnico gremista ainda relatou que mantém conversas diárias com o jogador, seja para saber das condições físicas para os jogos, seja sobre o seu futuro no clube.
— Ontem mesmo conversei com ele. A decisão se ele vai permanecer no clube é dele com a diretoria até o dia 2. Eu converso com eles quase que diariamente pra saber as condições de ir pra jogo. Um dia ele pode estar com dor e no outro não. Ele sempre vai me dar a resposta. Vamos ver se ele vai permanecer no Grêmio ou não.
Nitidamente incomodado com a situação, Renato admitiu a possibilidade de não escalar Suárez caso o uruguaio não esteja 100% focado no Grêmio.
— Ele tem se entregado muito dentro de campo. Se ele quer ficar, é com a direção. Ele só vai jogar se estiver com a cabeça aqui. Se estiver com a cabeça em outro lugar, eu não vou usar. Amanhã eu vou conversar com ele. Se estiver focado no trabalho e na partida, eu vou escalar. Ele tem contrato com o clube.
— Estou no meio do tiroteio. Fico entre as partes. Todos aqui querem que ele fique, mas tem coisas que ninguém sabe e fica só entre nós aqui. Ele vir a público ou não é uma escolha dele. Talvez assim tivessem todas as respostas. Sei o que ele pensa, sei o que o clube pensa e fico no meio tentando fazer um acerto entre as duas partes.
O treinador foi questionado diretamente sobre os motivos que geram descontentamento no atacante Suárez.
— Você tem que perguntar para o presidente do clube. Não cabe a mim falar hoje. São coisas que acontecem dentro do clube e que tem que ficar dentro do clube. Não tem pra onde correr. Tem saído que ele quer embora e que o Inter [Miami] quer ele. Tem muita coisa que é verdade, mas tem muita coisa que vocês não sabem. Até o dia 2 será definido.
Renato ainda foi perguntado se está otimista na permanência de Suárez, mas preferiu não responder, apenas desconversando.
#Grêmio | Minha pergunta sobre Suárez ao técnico Renato Portaluppi. No meio, sem o microfone, eu pergunto se ele está otimista na permanência do uruguaio. @trivela
Acompanhe: pic.twitter.com/4fWhgVMxZ3
— Bruno Soares (@brunosreporter) July 20, 2023
Luan vai jogar novamente no Grêmio?
Renato não descartou o retorno do jogador, pelo contrário. O treinador disse que ainda não existe uma definição, mas trouxe detalhes sobre o que está sendo observado pelo Grêmio para tomar a decisão.
— Tenho um carinho muito grande por ele. Luís Vagner Vivian pediu informações do Corinthians e estamos aguardando informações do preparador físico particular. Por enquanto, o que recebemos é positivo. Nós estamos analisando. Os números são importantes.
— Vamos pensar nesse próximo jogo e depois vou decidir se quero o Luan. A palavra final não é minha. Três cabeças pensam melhor que uma. Eu não viro as costas pra jogador. Ele dá problema durante a semana, mas dava problema para o adversário também. Até segunda-feira vamos definir isso.
+ LEIA MAIS: Grêmio define prioridades e identifica alvos: ponta do United e sombra para Suárez
Grêmio vai contratar outros jogadores?
O Tricolor busca se reforçar com pelo menos mais dois atletas. O objetivo do treinador e da diretoria é contratar um atacante de lado, que tenha principalmente característica de velocidade, e também um centroavante que possa ser reposição para Suárez. Renato relatou dificuldades para efetivar negócios.
— A gente conversa bastante. Sabemos da importância de reforçar o grupo, pois saíram jogadores. É difícil de encontrar. São muitos atletas caros. Hoje mesmo falei com o Michael. Estamos fazendo o possível. O tempo é curto, mas estamos correndo atrás dentro das possibilidades do clube. Não temos o cofre cheio.
— Queremos um jogador, como no caso o Michael, mas não conseguimos por falta de dinheiro. Vamos ver nos próximos dias se a gente consegue. O presidente também quer, mas às vezes você encontra o jogador e não tem as condições.
Adriel está deixando o Grêmio
O goleiro está sendo emprestado ao Bahia, conforme antecipou a Trivela. O contrato do jogador será até a metade da próxima temporada. Renato foi questionado sobre não ter insistido no atleta mesmo com os problemas de indisciplina.
— Eu ajudo todo mundo, mas o jogador precisa se ajudar. Perguntem pra ele porque ele está saindo do clube. Treinador segura até um limite. Tem muitas coisas que vocês não sabem e a gente segura. Apareceu um bom negócio pra ele. Não será vendido, segue jogador do clube. Vai ser bom pra ele.
— Não posso ficar do lado de um jogador que está errando quase diariamente e perder o grupo. Desejo toda sorte pra ele, pois gosto dele. Espero que ele repense, até porque já pediu desculpas várias vezes.
Próximos jogos do Grêmio
O Tricolor volta a campo neste sábado (22), às 21h (de Brasília), na Arena, contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Suárez é dúvida, conforme explicou Renato, pelas condições de possibilidade de saída e também pelas dores no joelho direito. De resto, o treinador não deve poupar jogadores.