Brasileirão Série A

Renato opina pelo que o Grêmio brigaria se tivesse a Arena em todo Campeonato Brasileiro

Devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, Tricolor Gaúcho não pôde atuar em seu estádio em nove partidas como mandante na competição

Até que ponto não poder jogar na Arena do Grêmio em nove de suas partidas como mandante prejudicou o Tricolor Gaúcho no Campeonato Brasileiro?

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Para o técnico Renato Portaluppi, a realidade do Grêmio, que atualmente ocupa a 12ª colocação, com 31 pontos, seria completamente outra.

— Se tivéssemos disputado o campeonato inteiro em nosso estádio, hoje estaríamos brigando pelo G4! — afirmou Renato em publicação no seu Instagram.

Grêmio foi o 2° melhor mandante do Campeonato Brasileiro em 2023

O treinador gremista pode se embasar nos números. Por exemplo, no Brasileirão do ano passado, em que sempre pôde atuar na Arena, o Tricolor Gaúcho teve a segunda melhor campanha como mandante, com 77% de aproveitamento. O desempenho em casa foi decisivo para a conquista do vice-campeonato.

Grêmio como mandante no Campeonato Brasileiro 2023

  • 19 jogos, com 14 vitórias, dois empates e três derrotas
  • 77% de aproveitamento
  • 34 gols feitos e 16 gols sofridos

Nesta temporada, somente na Arena, o Grêmio tem, até aqui, aproveitamento parecido com o do ano passado: 75%, com três vitórias e uma derrota em quatro partidas. O que faz a média cair é o desempenho nos jogos como mandante em outros estádios.

Durante o tempo em que a Arena foi reconstruída, após os estragos causados pelas enchentes de maio, no Rio Grande do Sul, o Grêmio mandou partidas pelo Campeonato Brasileiro no Couto Pereira, em Curitiba/PR, no Kleber Andrade, em Cariacica/ES, na Arena Condá, em Chapecó/SC, e no Centenário e no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS.

Neste período, o Grêmio obteve três vitórias, um empate e cinco derrotas em nove jogos, o que corresponde a um aproveitamento de apenas 37%. Somando aos jogos na Arena, o Tricolor Gaúcho é apenas o 14º melhor mandante do Campeonato Brasileiro 2024, com 48% de aproveitamento.

Grêmio como mandante no Campeonato Brasileiro 2024

  • 13 jogos, com seis vitórias, um empate e seis derrotas
  • 48% de aproveitamento
  • 15 gols feitos e 16 gols sofridos

 Renato reconhece que desempenho contra Flamengo não foi bom

Apesar das dificuldades que precisaram ser superadas nesta temporada, e da vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, no último domingo (22), o torcedor gremista, em geral, não está satisfeito com o trabalho de Renato. Pelos resultados — que incluem eliminações nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, para Corinthians e Fluminense, respectivamente –, mas principalmente pelo desempenho da equipe.

Ao menos, Renato, que cumpriu o segundo jogo de suspensão, reconheceu que o rendimento de seu time não foi dos melhores diante dos reservas do Flamengo. Mas não deixou de exaltar a vitória.

— Tínhamos plena consciência da grande responsabilidade de enfrentar o Flamengo. Mesmo com time alternativo a equipe tem uma qualidade muito grande. Não fizemos nossa melhor partida, mas garantimos os três pontos, trazendo mais tranquilidade para seguir trabalhando e mirando objetivos maiores — escreveu Renato.

Com contrato até o final desta temporada, Renato tem futuro incerto no Grêmio. Mas o Cruzeiro, que o sondou, não será seu destino. Afinal, nesta segunda-feira (23) a Raposa demitiu Fernando Seabra e contratou Fernando Diniz.

Grêmio no Campeonato Brasileiro 2024

  • 12º colocado, com 31 pontos em 25 jogos
  • Nove vitórias, quatro empates e 12 derrotas
  • 41% de aproveitamento
  • 28 gols feitos e 32 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo