Brasil

STJD julga Renato e jogadores do Grêmio por incidentes contra o Bahia; veja punições

Treinador foi para o vestiário, e orientou os jogadores reservas do Tricolor Gaúcho a fazerem o mesmo, após expulsão de Diego Costa

Mais de quatro meses depois, Renato Gaúcho, Diego Costa e Nathan Fernandes foram julgados na manhã desta sexta-feira (6), pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD, no Rio de Janeiro, pelos incidentes na derrota do Grêmio para o Bahia, por 1 a 0, no dia 27 de abril, pelo Campeonato Brasileiro.

+ Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Renato foi punido com quatro jogos de suspensão por ter ido para o vestiário, e orientado os atletas reservas do Grêmio a fazerem o mesmo, antes do final do jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA.

A reação de Renato foi motivada pela expulsão de Diego Costa, que estava no banco de reservas, por reclamação. O centroavante do Grêmio recebeu dois jogos de gancho. Como já cumpriu um, fica de fora apenas da próxima partida do Tricolor Gaúcho.

Diego Costa ficou indignado com a arbitragem após ser expulso contra o Bahia. Foto: Jhony Pinho/AGIF/IconSport

Já Nathan Fernandes, expulso por fazer gesto de roubo, teve mantida a suspensão de uma partida. Assim como a de Diego Costa, ela já foi cumprida.

O Grêmio pode recorrer das penas e buscar efeito suspensivo. Por ora, no entanto, Renato e Diego Costa estão suspensos para o jogo contra o Red Bull Bragantino, no dia 15, às 16h, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O treinador também não poderá estar na beira do campo nos confrontos com Flamengo, Criciúma e Botafogo.

Renato alegou influência externa na expulsão de Diego Costa

Na entrevista coletiva após a derrota para o Bahia, Renato revelou que sua atitude de ir para o vestiário junto com os jogadores reservas do Grêmio foi consequência da forma como aconteceu a expulsão de Diego Costa. Ela foi ordenada por Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol, que estava na beira do gramado da Arena Fonte Nova.

— Eu tirei o time para não ser expulso e para que ninguém mais fosse expulso. O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele [Jailson] quem disse que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada — justificou Renato.

Inicialmente, Jailson Macedo Freitas estava escalado como ‘assessor' de arbitragem da partida entre Bahia e Grêmio. Na madrugada após o término do jogo, a CBF alterou a função para ‘delegado', o que o autorizaria a estar na beira do campo.

Grêmio e Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) ingressaram com ações no STJD por conta da suposta interferência externa. Recentemente, o pleno do tribunal decidiu reabrir o inquérito. Ainda não há data para o julgamento do caso.

Próximos jogos do Grêmio no Campeonato Brasileiro

  • Red Bull Bragantino — domingo, 15 de setembro de 2024, às 16h, no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista/SP;
  • Grêmio x Flamengo — domingo, 22 de setembro de 2024, às 18h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS;
  • Grêmio x Criciúma — quarta-feira, 25 de setembro de 2024, às 19h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS;
  • Botafogo x Grêmio — sábado, 28 de setembro de 2024, às 21h, no Mané Garrincha, em Brasília/DF.

Grêmio no Campeonato Brasileiro

  • 15º colocado, com 27 pontos em 23 jogos
  • 8 vitórias, 3 empates e 12 derrotas
  • 39% de aproveitamento
  • 23 gols feitos e 28 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo