Brasileirão Série A

Três minutos mudam jogo, aliviam o Grêmio e aumentam pressão sobre o Flamengo

Gol de Braithwaite, seguido de expulsão de Carlinhos, alteraram cenário de superioridade dos reservas flamenguistas na Arena do Grêmio

O Grêmio teve dificuldades diante dos reservas do Flamengo. Mas, com um gol seguido de expulsão infantil de Carlinhos, aos 12 minutos do segundo tempo, viu o jogo mudar a seu favor e venceu por 3 a 2, na noite deste domingo (22), na Arena do Grêmio.

A vitória faz com que o Grêmio respire aliviado no Campeonato Brasileiro, já que, se perdesse, o Tricolor Gaúcho teria pontuação de rebaixamento. Com o triunfo, chega aos 31 pontos, ficando na 12ª colocação.

Já o Flamengo, que preservou 12 titulares de olho no jogo de volta contra o Peñarol, pelas oitavas de final da Libertadores, se distancia ainda mais do líder Botafogo, e segue na quarta colocação, com 45 pontos.

Mais organizado, Flamengo domina o primeiro tempo

Os reservas do Flamengo dominaram grande parte do primeiro tempo, mesmo que o Grêmio tenha aberto o placar em sua primeira chegada, aos 11 minutos, após João Pedro ganhar na força da marcação e a bola sobrar para Cristaldo acertar belo chute rasteiro, no canto direito de Matheus Cunha.

Com mais posse de bola, o Flamengo explorava principalmente o lado direito de ataque, com Matheus Gonçalves bem aberto, em cima do contestado Reinaldo. Do outro lado, Alcaraz, que fez seu primeiro jogo como titular do Rubro-Negro, caía por dentro e liberava o corredor para Ayrton Lucas.

Foi justamente pela direita, em contra-ataque, que Matheus Gonçalves cortou para dentro e bateu colocado, no canto direito de Marchesín, para empatar o jogo aos 24 minutos.

O camisa 20 voltou a levar perigo posteriormente, em chute de fora da área que quicou na frente de Marchesín e obrigou o goleiro gremista a espalmar. O argentino ainda salvou o Tricolor Gaúcho em outras duas oportunidades na primeira etapa — em uma delas, cara a cara com Carlinhos.

O Flamengo demonstrava mais organização dentro de campo, enquanto o Grêmio era dependente de suas individualidades. Com a de João Pedro, o Tricolor Gaúcho quase marcou o segundo. Em chute característico do lateral direito, com a perna esquerda, a bola caprichosamente acertou a trave.

Com gol de Braithwaite e expulsão de Carlinhos, jogo muda em três minutos

A superioridade flamenguista seguiu nos primeiros minutos do segundo tempo, ao ponto de começar o burburinho na torcida gremista após sequência de segundas bolas vencidas pelo Rubro-Negro carioca.

Porém, depois Monsalve desperdiçar a oportunidade de recolocar o Grêmio na frente, aos oito, o jogo mudou completamente nos três minutos seguintes.

Aos nove, Reinaldo, que era vaiado quando tocava na bola, se projetou à frente, recebeu passe de Villasanti e bateu cruzado. Matheus Cunha deu rebote, e Braithwaite conferiu para as redes.

Três minutos depois de fazer o segundo gol, o Grêmio teve a vida facilitada a partir da expulsão infantil de Carlinhos. O atacante do Flamengo atingiu Kannemann em lance fora da disputa de bola e recebeu cartão vermelho direto.

Grêmio faz terceiro com jogadores vindos do banco, e Flamengo desconta

O jogo ficou bem mais tranquilo para o Grêmio a partir disso. O auxiliar Marcelo Salles, ex-Flamengo, que comandou o Tricolor Gaúcho devido à suspensão de Renato Portaluppi, colocou em campo Edenílson e Diego Costa, aos 28 minutos. E foram eles os responsáveis por marcar o terceiro gol gremista.

Aos 37, Monsalve descolou belo passe para Edenílson na ponta direita. O camisa 15 cruzou na cabeça de Diego Costa, que voltou a balançar as redes depois de mais de 100 dias.

Post by @gremio
View on Threads

Quando a vitória parecia que seria tranquila para o Grêmio, o Flamengo tratou de colocar fogo na reta final aos 44 minutos. Evertton Araújo fez fila pelo meio, invadiu a grande área e parou em grande defesa de Marchesín. No rebote, Felipe Teresa, um dos garotos que entraram no Rubro-Negro no segundo tempo, escorou de cabeça para o gol.

Wesley, no lado direito da grande área, ainda teve oportunidade de empatar, aos 46, mas o chute saiu torto, à esquerda do gol.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo