Por Libertadores, Flamengo faz aposta arriscada ao ‘sacrificar’ Brasileirão
Tite decide poupar titulares, e vai mandar a campo equipe alternativa para enfrentar o Grêmio
A inesperada derrota para o Peñarol (1 a 0) no Maracanã fez o Flamengo recalcular sua rota na temporada. Apesar do tropeço, a Libertadores segue sendo a prioridade do clube em 2024. Mas até que ponto essa ‘fixação' pelo torneio continental pode comprometer o ano rubro-negro?
Focado na partida de volta contra os uruguaios, em Montevidéu, o Flamengo, com chancela de Tite, decidiu poupar seus principais jogadores para o jogo deste domingo (22), diante do Grêmio, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em nota divulgada na última sexta-feira (20), o clube carioca informou que 12 atletas sequer viajarão para Porto Alegre e ficarão no Rio de Janeiro treinando. São eles:
Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro, Erick Pulgar, Léo Ortiz, De la Cruz, Arrascaeta, Plata, Gerson e Bruno Henrique.
Com exceção de Léo Ortiz, todos os citados acima foram titulares na última quinta-feira (19), contra o Peñarol. No CT Ninho do Urubu, eles serão comandados pelo auxiliar Matheus Bachi, o analista Bruno Baquete, o preparador físico Arthur Peixoto e o preparador de goleiros Thiago Eler.
A decisão de Tite e diretoria levou como base dois fatores-chave. O principal deles, claro, é o duelo no Uruguai, onde o Flamengo terá que vencer por pelo menos dois gols de diferença se quiser a classificação sem depender de pênaltis.
Somado a isso, a complicada logística para Porto Alegre também foi levada em conta no momento de definir estratégias. Afinal, o estado não está 100% recuperado das fortes chuvas que o castigou há alguns meses.
Provável escalação do Flamengo para enfrentar o Grêmio
O Flamengo que irá medir forças com o Grêmio na Arena será formado inteiramente por reservas. Gabigol, que poderia ser uma opção para o ataque na ausência de Pedro (lesionado) e Bruno Henrique (poupado), também não será relacionado.
Segundo o UOL, o camisa 99 segue se recuperando de uma fibrose no músculo posterior da coxa direita.
Dito isso, uma provável escalação do Mais Querido para este fim de semana é: Matheus Cunha, Wesley, David Luiz, Cleiton e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Allan, Alcaraz e Lorran; Matheus Gonçalves e Carlinhos.
Aposta arriscada
Pode dar muito certo, como também pode aumentar a pressão do torcedor. Fato é que a escolha de poupar os titulares no jogo contra o Grêmio soa como arriscada e perigosa. No português claro, é uma faca de dois gumes.
Se conseguir um bom resultado em Porto Alegre e voltar do Uruguai com a classificação na bagagem, a decisão se mostrará acertada.
Mas e se isso não acontecer? E se o Flamengo sucumbir nas duas frentes? Uma nova derrota no Campeonato Brasileiro complicaria ainda mais a luta do clube da Gávea pelo título.
Diferente de Botafogo e Palmeiras, que esbanjam regularidade, o Rubro-Negro faz péssima campanha no 2º turno e já não depende mais de si para levantar o caneco.
A equipe de Tite ocupa a quarta colocação com 45 pontos, oito atrás do Glorioso, líder do certame. Seria mesmo a hora de abdicar do Brasileirão em prol da Libertadores?
Vale lembrar que o Flamengo também segue vivo na Copa do Brasil. O adversário da semifinal será o Corinthians, com o jogo de volta sendo realizado na Neo Química Arena, casa do Alvinegro.
Veja a nota do Flamengo
“O Clube de Regatas do Flamengo comunica que definiu o planejamento para as duas próximas partidas (Grêmio e Peñarol). A comissão técnica e a diretoria optaram pela permanência de 12 atletas no Rio de Janeiro para treinamentos específicos no sábado, no domingo e na segunda. São eles: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Alex Sandro, Erick, Léo Ortiz, De La Cruz, Arrascaeta, Plata, Gerson e Bruno Henrique.
O auxiliar Matheus Bachi, o analista Bruno Baquete, o preparador físico Arthur Peixoto e o preparador de goleiros Thiago Eler permanecem no CT Ninho do Urubu, enquanto o técnico Tite embarca com a comissão para o duelo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.
A decisão contempla o foco nas duas competições devido ao curto intervalo de descanso entre a partida de ontem e o compromisso com o Grêmio. Além disso, a logística para Porto Alegre ainda está comprometida pela recente tragédia causada pelas fortes chuvas”.