Grêmio perde até auxiliar de Renato e vai encarar Flamengo com velho conhecido dos cariocas
Sem o treinador, suspenso, e Alexandre Mendes, dispensado para tratar de 'assuntos pessoais', tricolor gaúcho deve ser comandado por dupla
O Grêmio comunicou, nesta quinta-feira (19), o afastamento de Alexandre Mendes, auxiliar técnico de Renato Portaluppi. Segundo o clube, a dispensa aconteceu já na última terça-feira (17), para que o profissional resolva “assuntos pessoais”.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
— Em razão de informações que circularam nos últimos dias, o Grêmio comunica que afastou preventivamente o auxiliar técnico Alexandre Mendes. Ele foi dispensado, no dia 17, para tratar de assuntos pessoais — afirma a nota oficial do Tricolor Gaúcho.
Recentemente, repercutiu, nas redes sociais, fotos e vídeos de uma mulher que exibe machucados, assim como um áudio no qual ela afirma, em tom amedrontado, “não aguentar mais”. A vítima esteve em um relacionamento com Alexandre Mendes.
Renato cumpre segundo jogo de suspensão contra o Flamengo
O auxiliar de Renato comandou o Grêmio no último domingo (15), no empate em 2 a 2 com o RB Bragantino, no Nabi Abi Chedid, em Bragança de Paulista/SP, pelo Campeonato Brasileiro, já que o treinador cumpriu suspensão devido aos incidentes no jogo contra o Bahia, ainda no primeiro turno da competição.
O Grêmio conseguiu efeito suspensivo para dois dos quatro jogos de punição determinados pelo STJD a Renato. Por conta disso, o treinador novamente não poderá comandar o Tricolor Gaúcho no jogo do próximo domingo (22), às 18h30min, contra o Flamengo.
Sem Renato e Alexandre Mendes, Marcelo Salles e/ou James Freitas, auxiliares técnicos permanentes do clube, serão responsáveis por orientar os jogadores gremistas na beira do gramado da Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS, diante do Rubro-Negro Carioca.
Marcelo Salles teve quatro passagens pelo Flamengo
A curiosidade é que Marcelo Salles, assim como Renato e Alexandre Salles, já trabalhou no Flamengo. E por muito mais tempo do que os outros dois.
Apelidado de ‘Fera', Salles começou a carreira de auxiliar técnico no Flamengo em 2009. Entre experiências como assistente e treinador em outros clubes, retornou para mais quatro passagens pelo Rubro-Negro Carioca, em 2010, 2012, 2019/2020 e 2021.
Na mais recente passagem, Salles comandou o Flamengo interinamente em quatro jogos, no Campeonato Brasileiro de 2019, entre a saída de Abel Braga e a chegada de Jorge Jesus. Obteve três vitórias e um empate, com aproveitamento de 83%.
James Freitas retornou como auxiliar permanente nesta temporada
Indicado por Renato, com quem trabalhou no Flamengo em 2021, Salles chegou ao Grêmio no final de 2022. Em julho de 2024, a comissão técnica foi acrescida por James Freitas, que retornou ao clube para trabalhar como auxiliar permanente.
James Freitas esteve no Grêmio de 2013 a 2016, primeiro como treinador do time sub-20 e, depois, como auxiliar técnico de Roger Machado no profissional. Ele voltou para exercer essa última função, novamente, em 2022, e saiu em 2023.
Renato promove revezamento entre os auxiliares desde julho
Curiosamente, desde o final de julho, Renato promove revezamento entre os auxiliares. Em alguns jogos, Alexandre Mendes, que ficava sempre ao lado do treinador no banco de reservas, foi substituído por Marcelo Salles e/ou James Freitas.
— Sim, estou fazendo revezamento. Como faço muitas vezes com os jogadores. Nem sempre o Alexandre estará disponível e os outros precisam ter o trabalho no banco juntamente comigo. Daqui a pouco acontece uma coisa com o Alexandre e o pessoal já está entrosado no trabalho — explicou Renato em entrevista exclusiva ao canal Careca de Saber, no dia 4 de setembro.