Reencontro com o Grêmio pode ser oportunidade de ouro para Cebolinha no Flamengo
Por desgaste físico de Bruno Henrique, Tite treinou com Cebolinha entre os titulares e quer mostrar serviço no Flamengo, diante do ex-clube
Tite ainda não definiu os titulares do Flamengo para o jogo contra o Grêmio, nesta quarta-feira (25), pelo Campeonato Brasileiro, mas o treinador indicou uma novidade importante nos treinos de preparação. Com o desgaste físico de Bruno Henrique, citado por Fábio Mahseredjian, preparador físico do Rubro-Negro na coletiva após vitória sobre o Vasco, abriram espaço para Everton Cebolinha. O momento não poderia ter sido mais oportuno.
Cebolinha ainda não engrenou no Flamengo, isso é fato, mas a primeira oportunidade na Era Tite, treinador com quem se destacou na Seleção Brasileira, pode ser um divisor de águas. O fato de enfrentar o ex-clube, e flertar com a “Lei do Ex”, também ajuda no caso. Será que chegou a hora do atacante, finalmente, mostrar a que veio?
Passagem de Cebolinha até o momento é frustrante
Contratado a peso de ouro (R$ 85 milhões) junto ao Benfica, Cebolinha trouxe enormes expectativas à torcida do Flamengo quando chegou, em 2022, mas, até agora, não correspondeu. Foram quase duas temporadas com poucas oportunidades entre os titulares e, quando teve, não conseguiu relembrar os tempos de Grêmio, quando chegou à Seleção Brasileira.
Mesmo que tenha ficado longe da titularidade absoluta no Flamengo, os treinadores que passaram sempre concederam chances no segundo tempo, mas elas foram pouco aproveitadas. Nos seis meses que vestiu a camisa rubro-negra no ano passado, por exemplo, foram 31 jogos e apenas três gols, combinados com cinco assistências. Neste ano, a média de participação é ainda menor.
- 2022 – 31 jogos, 1584 minutos (51 por partida), 3 gols e 5 assistências (0,4 de média)
- 2023 – 54 jogos, 2307 minutos (apenas 42 por partida), 4 gols e 8 assistências (0,2 de média)
Pelo desempenho abaixo da crítica, a confiança de Cebolinha despencou e ele não vive boa relação da torcida. Não que os rubro-negros peguem no pé dele incessantemente, como visto com outros atletas, mas eles não ficam animados quando o camisa 11 é chamado no banco. Isso pode mudar com a chegada de Tite e a nova oportunidade.
Lei do ex e freguesia são trunfos
A Lei do Ex é algo muito forte no futebol, embora se trate apenas da mística e não de uma certeza. Cebolinha, no entanto, já marcou contra o Grêmio, sendo, inclusive, nesta temporada. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu o Tricolor gaúcho por 3 a 0, no Maracanã, e o atacante abriu o placar em bela jogada individual. Ele quer repetir a dose.
Brincadeiras a parte, talvez a freguesia envolvendo Flamengo e Grêmio nos últimos anos seja mais um combustível para Cebolinha deixar sua marca. Desde 2018, as equipes se enfrentaram em 17 oportunidades, por Brasileirão e Copa do Brasil, e os gaúchos só venceram duas vezes. Para completar o retrospecto, foram 11 vitórias do Rubro-Negro e quatro empates.
O clube carioca, inclusive, eliminou o Grêmio de três competições mata-mata no período: Libertadores, em 2019, e Copa do Brasil, em 2021 e 2023. O último encontro entre as equipes, inclusive, foi pela competição nacional e terminou com vitória do Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Arrascaeta. O Rubro-Negro, à época, ainda era comandado por Jorge Sampaoli.
O provável Flamengo
Além do desgaste muscular de Bruno Henrique, que deu a brecha para Cebolinha treinar entre os titulares, o Flamengo ainda tem outros dois desfalques por problemas físicos. David Luiz e Allan estão entregues ao departamento médico com lesões no tornozelo e pé, respectivamente. Fabrício Bruno, suspenso, completa a lista de baixas.
Início de viagem por aqui! 🧳🔴⚫
#VamosFlamengo📸: Marcelo Cortes /CRF pic.twitter.com/he82i1NC1U
— Flamengo (@Flamengo) October 24, 2023
Dessa forma, Tite deve mandar o seguinte time a campo: Rossi, Wesley, Pablo (Rodrigo Caio), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro (Gabigol). Flamengo e Grêmio se enfrentam às 21h30 (de Brasília), na Arena.