Brasileirão Série A

Por que São Paulo corre risco de nem conseguir aproveitar Lucas e James

Clube está em xeque nas duas competições de mata-mata e precisa virar placares para se manter vivo

O São Paulo acaba de fazer a melhor janela de transferências – com folgas – do Brasil. Primeiro chegou James Rodríguez, depois chegou Lucas Moura, de volta ao clube após 11 anos. Dois reforços capazes de mudar o patamar de qualquer equipe do Brasil… E que agora correm sérios riscos de sequer poderem ser aproveitados da maneira esperada pelo clube em 2023.

O meia e o atacante foram contratados para fazer diferença em uma equipe que já está encaixada na briga por títulos nesta temporada. Claro que o impacto das duas contratações transcende as quatro linhas. Mas o Tricolor terá de jogar a vida nas próximas duas semanas para manter vivas as pretensões de ser campeão neste ano. E de poder usar todo o talento de James e Lucas para voltar a erguer uma taça.

Tudo isso, porque a equipe terá de reverter duas desvantagens em sequência dentro do Morumbi nas competições em que tem chances concretas de título: a Sul-Americana e a Copa do Brasil. No Brasileirão, a distância para o líder Botafogo é de 17 pontos (43 a 26), passadas 17 rodadas.

A primeira missão será na próxima quinta-feira (10), às 19h30 (horário de Brasília), contra o San Lorenzo pelas oitavas de final da Sul-Americana. O São Paulo precisa buscar a virada no confronto após perder o duelo de ida por 1 a 0 no Nuevo Gasómetro, nesta quinta (3).

A equipe precisa vencer por dois gols de diferença para avançar às quartas de final, ou por um para levar a decisão aos pênaltis. Mas tem um detalhe. O Tricolor não poderá contar com os reforços na decisão. Eles só podem ser inscritos a partir das quartas de final. Lucas Moura, aliás, já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e deve estrear neste domingo (6), às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético-MG, no Morumbi, pelo Brasileirão.

Clube quer ter James e Lucas contra o Corinthians

A comissão técnica espera contar com os dois à disposição para enfrentar o Corinthians no próximo dia 16, às 19h30 (horário de Brasília), no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi. O prazo limite de inscrição para que eles tenham condições de atuar é 8 de agosto. Lucas já está garantido. Resta que James tenha seu nome publicado no BID.

Serão dois reforços de peso para a missão que espera a equipe. O São Paulo perdeu a partida de ida por 2 a 1 na Neo Química Arena e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final. Uma vitória por um gol leva a decisão aos pênaltis.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Dorival não joga a toalha

Nesta quinta-feira, no Nuevo Gasómetro, Dorival Júnior viu o São Paulo fazer um dos piores jogos sob seu comando. O treinador ainda perdeu uma longa invencibilidade de 17 partidas e mais de três anos em competições internacionais. E nem por isso jogou a toalha ou usou um tom alarmista em sua entrevista coletiva para projetar as decisões que vêm pela frente. Seja por Copa do Brasil ou Sul-Americana.

– Eu acho que não tem motivo nenhum para que exista descontrole. Realmente aconteceram essas derrotas. Foram dois jogos e nessas derrotas, foram dois jogos de 180 minutos. A vantagem é muito boa. Mas nada estará decidido até o momento final. Temos que confiar nas nossas condições, no potencial da nossa equipe e naquilo que vínhamos jogando. É questão de momentos, detalhes, fases. Isso passa – disse o treinador.

Quando serão as decisões

O São Paulo enfrenta o San Lorenzo no jogo da volta das oitavas de final da Sul-Americana na próxima quinta-feira (10), às 19h (horário de Brasília), no Morumbi. O segundo duelo com o Corinthians pela semifinal da Copa do Brasil também será em casa, no dia 16, às 19h30.

O Tricolor precisa construir o mesmo resultado nos dois confrontos. Para se classificar em ambas competições, o São Paulo terá de vencer San Lorenzo e Corinthians por dois gols de diferença. Uma vitória por apenas um gol leva a decisão para os pênaltis.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo