Brasileirão Série A

Tem data? Quando Lucas Moura e James Rodríguez podem estrear pelo São Paulo

São Paulo quer ter reforços prontos para a decisão com o Corinthians pela Copa do Brasil, mas estreias devem ser antes

O São Paulo enfrenta o San Lorenzo nesta quinta-feira (3), às 19h (horário de Brasília), no Nuevo Gasómetro, pelo jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Mas o que o torcedor são-paulino quer saber mesmo é quando James Rodríguez e Lucas Moura poderão estrear pelo clube.

A primeira boa notícia para ver os dois reforços veio nesta quinta-feira. O nome de Lucas Moura já apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O jogador pode fazer sua reestreia já neste domingo (6), às 16h (horário de Brasília), contra o Atlético-MG no Morumbi, pelo Brasileirão.

Após a derrota por 1 a 0 para o San Lorenzo, nesta quinta-feira (3), no Nuevo Gasómetro, pela Sul-Americana, Dorival Júnior afirmou que o atacante deve, de fato, estar à disposição. Mas o treinador falou em “calma” com o atleta na entrevista coletiva.

– Com calma, a tendência é que ele possa, sim, estar participando desse primeiro jogo – projetou o treinador.

Tanto Lucas quanto James não atuam desde abril deste ano. Mesmo assim, ambos mantiveram a forma física durante o período de atividade. Para este domingo, o atacante terá uma conversa com Dorival Júnior sobre a possibilidade de atuar. Ele quer estar em campo, mesmo que seja por alguns minutos.

Primeiro encontro com o torcedor

Mesmo que não atuem, os dois reforços tão badalados já terão um primeiro encontro com o torcedor neste domingo. James e Lucas estarão no gramado do Morumbi e serão apresentados para os são-paulinos nas arquibancadas antes do jogo contra o Atlético-MG, às 16h (horário de Brasília), pelo Brasileirão.

Situações legais

Se o nome de Lucas Moura já está no BID, o de James Rodríguez ainda não apareceu por lá. Como o jogador é estrangeiro, ele precisa de visto de trabalho para regularizar a sua situação no Brasil. Por outro lado, os dois são jogadores que estavam livres no mercado e, por isso, não dependiam do prazo da janela de transferências, que encerrou ontem. O São Paulo tem até o próximo dia 8 para inscrevê-los a tempo de atuar contra o Corinthians no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, em 16 de agosto, no Morumbi.

Para que eles atuem no Brasileirão e na Copa do Brasil, basta que ambos tenham seu nome publicado no BID, que logo serão inscritos nas competições. No caso da Sul-Americana, eles não podem atuar contra o San Lorenzo. Ambos só estarão à disposição caso o São Paulo avance às quartas de final.

James e Lucas contra o Corinthians?

A expectativa da comissão técnica é de que ambos já estejam à disposição para enfrentar o Corinthians no próximo dia 16, às 19h30 (horário de Brasília), no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi.

O São Paulo perdeu a partida de ida por 2 a 1 na Neo Química Arena e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar à final. Uma vitória por um gol leva a decisão aos pênaltis.

Condição física

Tanto Lucas Moura quanto James Rodríguez vêm de meses sem atuar. Os dois estavam livres no mercado após encerrar os vínculos com seus ex-clubes ao término da temporada europeia. Mesmo assim, ambos seguiram com uma rotina de treinamentos e mantiveram a forma durante o período de inatividade.

A utilização pela comissão técnica dependerá da evolução deles no dia a dia de treinamentos. James já fez alguns trabalhos físicos e com bola no gramado do CT da Barra Funda e deve ser integrado ao elenco a partir de sábado. Com isso, restará readquirir ritmo de jogo pouco a pouco para poder estrear.

Lucas, por sua vez, foi ao CT pela primeira vez na última quarta-feira, apenas para avaliações. Ele está um estágio atrás de James, portanto.

Como os dois reforços se encaixam no time

Os dois jogadores chegam com status – merecido – de jogadores que mudam o patamar do time para o segundo semestre. Inclusive, são contratações para posições que Dorival Júnior pediu à diretoria para o segundo semestre.

James Rodríguez será o meia de criação da equipe, com capacidade de dar o passe final, ou até concluir as jogadas chegando à área. Pelo atual esquema da equipe, ele pode atuar tanto por dentro, como pela esquerda, como um meia que puxa para o meio e permite a ultrapassagem do lateral-esquerdo Caio Paulista.

Lucas, por sua vez, volta da Europa com a capacidade de desempenhar várias funções. A tendência é de que ele atue aberto pela direita. Mas ele pode atuar centralizado e até mesmo na referência do ataque, se necessário.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo