Sequência de shows faz Palmeiras dar adeus ao Allianz sem data certa para voltar
Palmeiras não retorna mais aos seus domínios neste ano após encarar o Bahia amanhã (28), pelo Brasileirão
Contra o Bahia, no sábado (28), pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras deverá fazer sua despedida do Allianz Parque na temporada. Por conta de um calendário apertado de shows na arena, o time de Abel Ferreira pode ficar até cerca de 80 dias sem atuar na sua casa.
A possível volta do Verdão ao seu estádio deve acontecer só no final de semana de 14 de janeiro, possível data de início do Campeonato Paulista. Em 2023, o Estadual de São Paulo se iniciou justamente neste dia.
A CBF e a Federação Paulista (FPF) ainda não divulgaram seus calendários oficiais. Mas a data acima é a que vem sendo trabalhado por outra federaçõoes como referência para confecção de tabelas.
Se de fato o Palmeiras só estrear no Paulistão em 14 de janeiro, serão 79 dias de hiato entre a partida contra o Bahia e a estreia no Estadual.
Os três próximos compromissos do Palmeiras como mandante devem acontecer na Arena Barueri. Contra Athletico-PR (4 de novembro) e Internacional (dia 11), o estádio da Grande São Paulo já está confirmado. Ainda pendem as confirmações das partidas contra América-MG, em 25 de novembro, e Fluminense, no 29 do mesmo mês.
A partida contra o Fluminense, aliás, era a única que ainda não se podia cravar como definida para não acontecer no estádio. Isso porque, a última data de show no Allianz confirmada para novembro é no dia 26, de Taylor Swift. Normalmente, são necessários dois dias para a desmontagem das estruturas.
Se o jogo acontecessea partir do dia 29, existia ainda uma chance de o time rever seus domínios nesta temporada. Mas, como a CBF definiu que as partidas da rodada 37 serão em 2 ou 3 de dezembro, quando já acontece o show Amigos no Allianz, a volta só será mesmo em 2024.
Faturamento do Palmeiras vai cair longe do Allianz
Após duas vitórias seguidas, incluindo a goleada sobre o São Paulo na quarta-feira (25), a tendência seria um novo aumento de público nos jogos do Verdão. Mas o fator Barueri deve jogar contra, apesar da ainda curta Lua de Mel que time e torcida voltaram a viver.
Mesmo se o Palmeiras conseguisse vender todos os ingressos colocados à disposição para os jogos na Arena Barueri, a arrecadação já caíria – mantidos os preços médios. A capacidade máxima do estádio é de 31,7 mil, contra 43 mil do Allianz.
A tendência, no entanto, é que o clube não consiga chegar próximo da lotação máxima. Neste ano, em que pese o abalo psicológico por conta da eliminação na Libertadores três dias antes, o Palmeiras teve um público menor que o esperado no único jogo que mandou no local.
Contra o Santos, em 8 de outubro, o Alviverde registrou 17.094 pagantes, para uma renda de apenas R$ 801.845,00
Até a quarta-feira, antes do jogo contra o São Paulo, o Palmeiras ostentava sua melhor média de público no Allianz Parque desde a inauguração da arena, em novembro 2014: 37.068 pessoas por jogo neste ano. Como público do Choque-Rei foi de 32.618 pagantes, a média anual sofrerá ligeira diminuição.
Veja calendários do Palmeiras como mandante e do Allianz Parque até o fim do ano
- 28/10 – Palmeiras x Bahia (Brasileirão) – Allianz Parque.
Novembro - 4/11 – Palmeiras x Athletico-PR (Brasileirão) – Arena Barueri
- 4/11 – Festival GPWeek – Allianz Parque
- 5/11 – Festival GPWeek – Allianz Parque
- 11/11 – Palmeiras x Internacional (Brasileirão) – Arena Barueri
- 11/11 – Show Roger Waters – Allianz Parque
- 12/11 – Show Roger Waters – Allianz Parque
- 14/11– Show Alanis Morissette – Allianz Parque
- 16,17, 18 e 19/11 – Show RBD – Allianz Parque
- 24, 25 e 26/11 – Show Taylor Swift – Allianz Parque
- 25, 26 ou 27/11 – Palmeiras x América-MG (Brasileirão) – Data, local e horários indefinidos
- 29 ou 30/11 – Palmeiras x Fluminense (Brasileirão) – Data, local e horários indefinidos
- 02 e 17/12 – Show Amigos – Allianz Parque
- 07, 09 e 10/12 – Show Paul McCartney – Allianz Parque
- 15 e 16/12 – Show NXZero – Allianz Parque