Palmeiras de Abel Ferreira extinguiu a ‘parmerada’ e consolidou vocação para goleadas; veja lista
O bicampeão brasileiro é hoje um time imune aos vexames que costumam fazer parte das suas temporadas

Parmerada: (substantivo feminino) Derrota ou eliminação inesperada e vexatória do Palmeiras para algum clube de menor expressão, normalmente por goleada e com contornos tragicômicos.
Exemplo: “Você viu o 6 a 2 do Palmeiras para o Mirassol? Que parmerada!”
Não, o dicionário Houaiss não incluiu o verbete em sua edição mais recente. Mas todo palmeirense e a maior parte dos torcedores dos outros clubes conhecem bem a definição acima. Um substantivo clássico do futebol brasileiro, mas que fala sobre algo que está praticamente extinto.
Entre os muitos feito de Abel Ferreira no comando do Palmeiras, como o recém-conquistado 12º título do Campeonato Brasileiro, está o fim da parmerada. Em três anos de clube, o mais perto que o Palmeiras chegou de um feito do tipo foi em 2021, quando acabou eliminado pelo CRB, na terceira fase da Copa do Brasil.
Mas, mesmo naquela partida, que o Verdão perdeu nos pênaltis, alguns contornos do fenômeno não estiveram presentes. Por exemplo, o Palmeiras não sofreu goleada. E na derrota por 1 a 0 no Allianz Parque, o Verdão amassou os alagoanos, com 34 finalizações e dez escanteios – só Scarpa chutou 17 vezes.
Exceto por esse jogo, todas as eliminações do Palmeiras de Abel, desde 2020, foram naturais. Algumas até inesperadas, mas jamais vexatórias. O mesmo vale para derrotas de Brasileirão.
Os 4 a 2 para o Bragantino em casa, no Brasileiro de 2021, foram uma surpresa, mas não foram constrangedores. Bem como os 3 a 0 do Flamengo no Brasileiro deste ano, no Maracanã.
Verdão se tornou goleador implacável
Por outro lado, o Palmeiras com Abel se transformou num clube acostumado a golear seus adversários, mesmo em jogos importantes de Copa Libertadores e finais de campeonato.
Considerando goleadas, as vitórias por quatro gols de diferença ou por três, desde que o time anote mais de quatro gols, houve 22 resultados do tipo desde a chegada de Abel ao clube.
Oito deles aconteceram nesta temporada. Dos quais, cinco, na campanha do bicampeonato brasileiro.
Tal dado se torna ainda mais importante levando-se em conta o fato de que o saldo de gols foi fator preponderante para a conquista do Campeonato Brasileiro – ainda que o Palmeiras tenha atingido maior pontuação que seus rivais.
Saber que os rivais entraram na última rodada do Brasileiro precisando golear – além de torcer por uma derrota do Alviverde – trouxe muita tranquilidade à equipe.
E, desse modo, os resultados expressivos obtidos no torneio acabaram se tornando preponderantes. É irresistível pensar que os humilhantes 5 a 0 sobre o São Paulo – segundo jogo da arrancada de nove vitórias e um empate em 11 jogos – foram o fiel da balança na conquista.
Veja abaixo a lista das goleadas na Era Abel:
02/12/2020 – Palmeiras 5 x 0 Delfín

Pela volta das oitavas da Libertadores que viria a conquistar, Alviverde massacrou o clube equatoriano em casa, depois de já ter vencido fora por 3 a 1. Patrick de Paula, Gabriel Veron (2), Willian Bigode e Danilo fizeram os gols alviverdes.
18/01/21 – Palmeiras 4 x 0 Corinthians
Pelo Brasileiro de 2020, o Palmeiras atropelou o rival menos de duas semanas antes de conquistar a Libertadores, Luiz Adriano e Raphael Veiga, com dois gols cada, construíram o resultado.
27/04/21 – Palmeiras 5 x 0 Independiente del Valle
O Palmeiras atropelou mais uma equipe equatoriana pela Libertadores de 2021. O Del Valle mal viu a cor da bola nesta partida da fase de grupos. Rony duas vezes, Luiz Adriano, Patrick de Paula e Danilo Barbosa fizeram os gols verdes.
27/05/2021 – Palmeiras 6 x 0 Universitário
Novamente pela fase de grupos da Libertadores, o Palmeiras, dessa vez, atropelou uma equipe peruana. Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian Bigode e Rony (2x) construíram o placar.
10/11/21 – Palmeiras 4 x 0 Atlético-GO
Partida válida pelo Brasileiro de 2021. Veiga, Rony, Gustavo Scarpa e Breno Lopes foram os autores dos gols no massacre.
03/04/22 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo

Uma das mais emblemáticas entre as goleadas. Afinal, foi contra um dos maiores rivais e resultou no título estadual com reversão de uma derrota (1 a 3) na ida da decisão. Veiga duas vezes, Danilo e Zé Rafael fizeram os gols da goleada.
06/04/22 – Deportivo Táchira 0 x 4 Palmeiras
A primeira goleada fora de casa na Era Abel aconteceu na Venezuela. Pela fase de grupos da Libertadores de 2022, o Verdão atropelou o time da casa com dois gols de Rafael Navarro, um de Veiga e um de Dudu.
12/04/22 – Palmeiras 8 x 1 Independiente Petrolero
O placar mais absurdo da Era Abel foi a terceira goleada seguida daquela equipe que chegaria à semifinal da Libertadores. Navarro fez quatro, Veiga fez dois e Rony e Zé Rafael fecharam a conta de um jogo que começou 1 a 0 para os bolivianos.
03/05/22 – Independiente Petrolero 0 x 5 Palmeiras
O Verdão pegou gosto pelas goleadas fora de casa na Libertadores e passou por cima do Independiente Petrolero na Bolívia, com um hat-trick de Veiga, um de Navarro e um de Murilo. No agregado, o Verdão fez 13 a 1 na pequena equipe de Sucre.
24/05/22 – Palmeiras 4 x 1 Deportivo Táchira
Assim como os bolivianos, os venezuelanos não saíram da Libertadores de 22 com saudade do Palmeiras, que aplicou mais uma goleada no time aurinegro, com hat-trick de Scarpa e um de Rony.
09/06/22 – Palmeiras 4 x 0 Botafogo
Se nesse ano o Botafogo fez frente ao Palmeiras no Brasileirão, no ano passado, a história foi bem diferente. Scarpa, Wesley e Rony construíram a goleada.
06/07/22 – Palmeiras 5 x 0 Cerro Porteño

Valia vaga nas quartas da Libertadores, mas a pressão da eliminatória não brecou o Verdão no jogo que ficou célebre por conta do tão sonhado primeiro gol de bicicleta de Rony, que fez dois na partida – Breno Lopes, Gustavo Gómez e Samudio (contra), fecharam a fatura.
06/10/22 – Palmeiras 4 x 0 Coritiba
Foi a primeira goleada do Palmeiras na campanha do hendeca: Mayke, Rony, Gustavo Gómez e Breno Lopes.
02/11/22 – Palmeiras 4 x 0 Fortaleza
O time de Abel atropelou a equipe de Juan Pablo Vojvoda com dois de Rony, um de Endrick e um de Dudu, e se aproximou de vez da conquista do Campeonato Brasileiro.
09/04/23 – Palmeiras 4 x 0 Água Santa
Pelo segundo ano, a conquista estadual veio com uma goleada por 4 a 0 em casa, na primeira goleada da temporada 2023. E, mais uma vez, tratou-se de uma reversão de derrota no jogo de ida. Gabriel Menino fez dois gols, e Endrick e Flaco López completaram o massacre na decisão.
07/05/23 – Goiás 0 x 5 Palmeiras
Foi a primeira goleada na campanha do bicampeonato brasileiro do Palmeiras. Artur, Sidimar (contra), Raphael Veiga, Endrick e Dudu fizeram os gols.
10/05/23 – Palmeiras 4 x 1 Grêmio

Mostrando força, o Palmeiras emendou a segunda rodada seguida com goleada e, dessa vez, sobre um rival muito tradicional. Veiga fez dois, Mayke e Luan completaram o 4 a 0 – Bitello fez o gol tricolor.
29/06/23 – Palmeiras 4 x 0 Bolívar
O Palmeiras fechou sua participação na fase de grupos da Libertadores com um resultado expressivo pra cima do Bolívar, de quem perdera por 3 a 1 na estreia (com um time misto). Gols de Rony, Artur (2) e Piquerez.
30/07/23 – América-MG 1 x 4 Palmeiras
Terceira goleada do Palmeiras no Brasileirão: dois de Rony, um de Murilo e um de Artur.
23/08/23 – Deportivo Pereira 0 x 4 Palmeiras
Jogo de quartas fora de casa? Tudo bem para o Palmeiras, que fez 4 a 0 e encaminhou a classificação. Foi o último jogo completo de Dudu no ano. Na partida seguinte, contra o Vasco, pelo Brasileirão, ele romperia o ligamento cruzado do joelho direito. Veiga, Rocha, Mayke e Rony balançaram a rede.
25/10/23 – Palmeiras 5 x 0 São Paulo

A segunda vitória da série que colocaria o Palmeiras no rumo do título brasileiro foi mais um chocolate para cima do rival do Morumbi. Com dois de Breno Lopes, dois de Piquerez e um de Marcos Rocha, o Palmeiras humilhou o campeão da Copa do Brasil.
29/11/23 – Palmeiras 4 x 0 América-MG

O América também não vai sentir saudade do Palmeiras, quando estiver na Série B, tentando a volta para a primeira divisão. Com um show de Endrick, que abriu o placar, o Alviverde consolidou seu lugar na liderança do Brasileirão e massacrou o Coelho. Veiga e López, duas vezes, completaram o placar.