Botafogo: sete motivos para acreditar ainda mais no título do Brasileirão
Líder o Brasileiro, o Botafogo precisa de um empate contra o São Paulo, no Nilton Santos, para ficar com o título depois de 29 anos
Depois de conquistar a América, o Botafogo agora está perto de voltar a ser campeão brasileiro. Neste domingo (8), o Glorioso recebe o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos, e precisa de apenas um empate para voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro depois de 29 anos.
Além da vantagem de três pontos sobre o Palmeiras na tabela de classificação, o torcedor do Botafogo tem muitos motivos para confiar que, enfim, voltará a ver o time levantando a taça do Campeonato Brasileiro.
Retrospecto no Nilton Santos
O Botafogo é o quarto melhor mandante do Campeonato Brasileiro, com 70,3% de aproveitamento, e atrás apenas do Fortaleza, São Paulo e Palmeiras. O Glorioso tem 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas jogando em casa.
Com a vantagem na disputa pelo título, o Botafogo só fica sem a taça em caso de derrota para o São Paulo e vitória do Palmeiras sobre o Fluminense. No entanto, pelo retrospecto como mandante, uma derrota no Nilton Santos é algo pouco comum.
AMANHÃ É DIA DE NILTON SANTOS LOTADO! 🏟️🔥
DEIXAR ALMA E CORAÇÃO EM BUSCA DE MAIS UMA TAÇA, BOTAFOGO! ⭐️🔥 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/kXJR8zhr7i
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 7, 2024
Botafogo não perde desde agosto
O Botafogo vem de uma incrível sequência de 15 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro. A última derrota aconteceu em 11 de agosto, por 3 a 2 para o Juventude, na 22ª rodada da competição. Neste período, foram nove vitórias e seis empates.
O Botafogo tem, no total, apenas cinco derrotas no Campeonato Brasileiro. Caso seja campeão, o time de Artur Jorge só vai ficar atrás do Palmeiras de 2022, que teve três derrotas, e do Flamengo de 2019, com quatro derrotas no Brasileiro.
Histórico recente contra o São Paulo
O retrospecto recente do Botafogo contra o São Paulo também é animador. O Glorioso não perde para o Tricolor desde 2020. A última derrota aconteceu em dezembro daquele ano, por 4 a 0, no Morumbis, pelo Brasileiro.
Desde então, foram oito partidas entre Botafogo e São Paulo, com quatro vitórias do Alvinegro e quatro empates. Neste ano, as equipes empataram três vezes: uma no primeiro turno do Campeonato Brasileiro e outras duas pelas quartas de final da Copa Libertadores – o Botafogo venceu o confronto nos pênaltis em pleno Morumbis.
Melhor defesa do Campeonato Brasileiro
Como um empate já garante o título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo será campeão se não for vazado pelo São Paulo. E, apesar dos desfalques no setor, a defesa é um dos pontos fortes do time de Artur Jorge. O Glorioso tem a melhor defesa da competição, com apenas 28 gols sofridos em 37 partidas. A segunda melhor defesa é a do Palmeiras, com 32.
Para o jogo deste domingo, Artur Jorge não conta com o suspenso Barboza e os lesionados Bastos e Vitinho. Assim, a linha de defesa do Botafogo deve ter Mateo Ponte, Danilo Barbosa (Lucas Halter), Adryelson e Alex Telles, além do goleiro John, que volta de suspensão.
São Paulo com time reserva
Já sem maiores pretensões no Campeonato Brasileiro após conquistar a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025, o São Paulo pode, teoricamente, facilitar ainda mais a vida do Botafogo na briga pelo título da competição.
Na última entrevista coletiva, o técnico Zubelia indicou que, de olho em uma melhor preparação para 2025, vai poupar jogadores que estão desgastados fisicamente neste último jogo da temporada.
Botafogo embalado
O Botafogo, é claro, chega para este duelo embalado pelo primeiro título da Copa Libertadores da sua história. Depois da festa nas ruas do Rio de Janeiro, este será o primeiro jogo no Nilton Santos após a conquista da América. No meio de semana, mesmo com o desgaste da final da Libertadores, o Glorioso conseguiu vencer o Internacional por 1 a 0, em pleno Beira-Rio.
E também será o último antes da equipe embarcar para o Mundial de Clubes, que será disputado no Catar a partir da próxima quarta-feira (11). Assim, também é a oportunidade do time se despedir da torcida em grande estilo.
Botafogo entre todos os times da Série A desde a estreia de Artur Jorge:
1º em aproveitamento (65.4%)
1º em pontos somados (102)
1º em gols (80)
1º em menos derrotas (8)
1º em mais finalizações p/ sofrer gol (15.8)
1º em grandes chances convertidas (53)
2º em vitórias (29)
2º em… pic.twitter.com/xWAb1VYgSS— Sofascore Brasil (@SofascoreBR) December 2, 2024
É tempo de Botafogo
Se nos últimos anos e décadas o Botafogo ficou marcado por decepções e fracassos, 2024 já ficou marcado como o ano do Botafogo. O Glorioso investiu no elenco, na comissão técnica e o clube se preparou para viver o momento que está vivendo, com o título da Libertadores e próximo de conquistar o Campeonato Brasileiro.
Isso, por si só, já faz o torcedor do Botafogo, conhecido por ser pessimista, acreditar na conquista do Brasileirão. Afinal, como os botafoguenses têm repetido há alguns meses, “é tempo de Botafogo”.
–