Brasileirão Série A

Botafogo: sete motivos para acreditar ainda mais no título do Brasileirão

Líder o Brasileiro, o Botafogo precisa de um empate contra o São Paulo, no Nilton Santos, para ficar com o título depois de 29 anos

Depois de conquistar a América, o Botafogo agora está perto de voltar a ser campeão brasileiro. Neste domingo (8), o Glorioso recebe o São Paulo, às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos, e precisa de apenas um empate para voltar a conquistar o Campeonato Brasileiro depois de 29 anos.

Além da vantagem de três pontos sobre o Palmeiras na tabela de classificação, o torcedor do Botafogo tem muitos motivos para confiar que, enfim, voltará a ver o time levantando a taça do Campeonato Brasileiro.

Retrospecto no Nilton Santos

O Botafogo é o quarto melhor mandante do Campeonato Brasileiro, com 70,3% de aproveitamento, e atrás apenas do Fortaleza, São Paulo e Palmeiras. O Glorioso tem 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas jogando em casa.

Com a vantagem na disputa pelo título, o Botafogo só fica sem a taça em caso de derrota para o São Paulo e vitória do Palmeiras sobre o Fluminense. No entanto, pelo retrospecto como mandante, uma derrota no Nilton Santos é algo pouco comum.

 

Botafogo não perde desde agosto

O Botafogo vem de uma incrível sequência de 15 jogos sem perder no Campeonato Brasileiro. A última derrota aconteceu em 11 de agosto, por 3 a 2 para o Juventude, na 22ª rodada da competição. Neste período, foram nove vitórias e seis empates.

O Botafogo tem, no total, apenas cinco derrotas no Campeonato Brasileiro. Caso seja campeão, o time de Artur Jorge só vai ficar atrás do Palmeiras de 2022, que teve três derrotas, e do Flamengo de 2019, com quatro derrotas no Brasileiro.

Histórico recente contra o São Paulo

O retrospecto recente do Botafogo contra o São Paulo também é animador. O Glorioso não perde para o Tricolor desde 2020. A última derrota aconteceu em dezembro daquele ano, por 4 a 0, no Morumbis, pelo Brasileiro.

Desde então, foram oito partidas entre Botafogo e São Paulo, com quatro vitórias do Alvinegro e quatro empates. Neste ano, as equipes empataram três vezes: uma no primeiro turno do Campeonato Brasileiro e outras duas pelas quartas de final da Copa Libertadores – o Botafogo venceu o confronto nos pênaltis em pleno Morumbis.

Melhor defesa do Campeonato Brasileiro

Como um empate já garante o título do Campeonato Brasileiro, o Botafogo será campeão se não for vazado pelo São Paulo. E, apesar dos desfalques no setor, a defesa é um dos pontos fortes do time de Artur Jorge. O Glorioso tem a melhor defesa da competição, com apenas 28 gols sofridos em 37 partidas. A segunda melhor defesa é a do Palmeiras, com 32.

Para o jogo deste domingo, Artur Jorge não conta com o suspenso Barboza e os lesionados Bastos e Vitinho. Assim, a linha de defesa do Botafogo deve ter Mateo Ponte, Danilo Barbosa (Lucas Halter), Adryelson e Alex Telles, além do goleiro John, que volta de suspensão.

Botafogo tem a melhor defesa do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Botafogo tem a melhor defesa do Brasileirão (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

São Paulo com time reserva

Já sem maiores pretensões no Campeonato Brasileiro após conquistar a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2025, o São Paulo pode, teoricamente, facilitar ainda mais a vida do Botafogo na briga pelo título da competição.

Na última entrevista coletiva, o técnico Zubelia indicou que, de olho em uma melhor preparação para 2025, vai poupar jogadores que estão desgastados fisicamente neste último jogo da temporada.

Botafogo embalado

O Botafogo, é claro, chega para este duelo embalado pelo primeiro título da Copa Libertadores da sua história. Depois da festa nas ruas do Rio de Janeiro, este será o primeiro jogo no Nilton Santos após a conquista da América. No meio de semana, mesmo com o desgaste da final da Libertadores, o Glorioso conseguiu vencer o Internacional por 1 a 0, em pleno Beira-Rio.

E também será o último antes da equipe embarcar para o Mundial de Clubes, que será disputado no Catar a partir da próxima quarta-feira (11). Assim, também é a oportunidade do time se despedir da torcida em grande estilo.

 

É tempo de Botafogo

Se nos últimos anos e décadas o Botafogo ficou marcado por decepções e fracassos, 2024 já ficou marcado como o ano do Botafogo. O Glorioso investiu no elenco, na comissão técnica e o clube se preparou para viver o momento que está vivendo, com o título da Libertadores e próximo de conquistar o Campeonato Brasileiro.

Isso, por si só, já faz o torcedor do Botafogo, conhecido por ser pessimista, acreditar na conquista do Brasileirão. Afinal, como os botafoguenses têm repetido há alguns meses, “é tempo de Botafogo”.

 

 

 

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo