Maestro discreto deixa Botafogo bem perto do tão sonhado título brasileiro
Botafogo fez a sua parte, venceu o Inter por 1 a 0, no Beira-Rio, com gol de Savarino, e está a um ponto do título do Campeonato Brasileiro
O título ainda não veio, mas o Botafogo está a um empate de conquistar o Campeonato Brasileiro e vai ter a oportunidade de levantar a taça em pleno Nilton Santos.
Quatro dias após vencer a sua primeira Copa Libertadores na história, o Glorioso ficou a um passo do título do Brasileirão. E o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, na noite desta quarta-feira (4), no Beira-Rio, saiu justamente do jogador mais regular do Botafogo em 2024: Jefferson Savarino.
Em um elenco estrelado, com nomes como Luiz Henrique e Thiago Almada, e jogadores que custaram altos valores, como Vitinho e Matheus Martins, foi Savarino o jogador mais contante na temporada alvinegra.
Desde o início da temporada no clube, o venezuelano manteve o bom desempenho do início ao fim e foi coroado com mais um gol importante na trajetória do Glorioso na temporada.
Além da regularidade, Savarino também foi decisivo em 2024. E não apenas pelo gol contra o Internacional. O venezuelano marcou um gol e deu uma assistência no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores, marcou duas vezes na goleada por 5 a 0 sobre o Peñarol e também teve um gol e uma assistência novamente contra o Palmeiras, na última semana, pelo Campeonato Brasileiro.
Ainda no Brasileiro, também teve gols e assistências nos dois clássicos com o Flamengo e em um dos clássicos com o Vasco.
Ao todo, Savarino, que custou pouco mais de R$ 13 milhões aos cofres do Botafogo, tem 25 participações em gols na temporada. Foram 13 gols e 12 assistências em 53 partidas. E o Botafogo ainda tem mais uma rodada do Brasileiro e o Mundial de Clubes pela frente. Mais chances para Savarino continuar escrevendo o seu nome na história do Botafogo.
É O SAVA! 🇻🇪🔥
Em jogada ensaiada no escanteio, o camisa 🔟 do Fogão pegou de primeira e marcou esse golaço para abrir o placar no Beira-Rio! GOLAÇO! 👏🏾⭐️ #VamosBOTAFOGO
📹 @tvglobo pic.twitter.com/rb1C1ZqxMq
— Botafogo F.R. (@Botafogo) December 5, 2024
Como foi a vitória do Botafogo sobre o Inter
Mesmo vindo do título e da festa pela conquista da Copa Libertadores no último sábado (30), o Botafogo mostrou desde o começo que teria a mesma fome de sempre no Beira-Rio, contra o Inernacional. Logo aos 4′, em ótima jogada ensaiada em cobrança de escanteio, Savarino acertou um lindo chute da entrada da área e abriu o placar para o Botafogo.
Com a vantagem no placar, o Botafogo recuou as linhas e deixou a bola com o Inter. O time de Roger Machado tentou pressionar, mas teve poucas chances claras de gol. Na melhor delas, Enner Valencia acertou um forte chute na trave de Gatito Fernández.
Depois de um primeiro tempo intenso, com muitas divididas duras — inclusive uma que tirou o lateral-direito Vitinho de campo —, o segundo tempo começou morno. O Inter tentava seguir pressionando, mas sem efetividade.
Quando o Inter chegou, o goleiro Gatito Fernández, que voltou a atuar pelo clube depois de sete meses devido a suspensão de John, conseguiu salvar o Botafogo em ao menos duas boas chances do time da casa.
No fim do segundo tempo, a notícia do gol e da vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro podem até ter colocado água no chopp no Botafogo, mas o Glorioso segue com a vantagem e pode ser campeão até com um empate na última rodada, contra o São Paulo, no Nilton Santos.
Para a torcida, parece ser questão de tempo para comemorar o título nacional.
Como ficou a situação do Botafogo no Brasileiro
Com as vitórias de Botafogo e Palmeiras nesta quarta-feira, o Glorioso manteve a vantagem de três pontos sobre o rival. Agora, o time de Artur Jorge tem 76 contra 73 da equipe paulista.
Agora, o Botafogo depende de apenas um empate com o São Paulo, no próximo domingo (8), às 16h (horário de Brasília), no Nilton Santos, para garantir o título do Campeonato Brasileiro.