Brasileirão Série A

Sob o olhar de Zubeldía, interino volta a comandar o São Paulo após quase nove anos

Enquanto novo técnico ainda não está disponível, Milton Cruz será o comandante do Tricolor contra o Atlético-GO

Mesmo após o anúncio da contratação de Luis Zubeldía, cabe ao auxiliar técnico Milton Cruz comandar a equipe neste domingo (21), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Atlético-GO, no Antônio Aciolly, pelo Campeonato Brasileiro (veja onde assistir). A ler esta última frase, o torcedor são-paulino será certamente acometido de uma sensação déjà vu, de que este é um filme repetido à beira do campo no clube.

Não é à toa. Milton Cruz já comandou o São Paulo em 43 partidas e com retrospecto considerável: são 23 vitórias, 7 empates, 13 derrotas e um total de 58% de aproveitamento. O profissional iniciou a sua primeira passagem pelo clube em 1996 e ficou conhecido como “quebra galho”, porque sempre assumia a equipe de forma interina após a demissão de um técnico durante as duas décadas como funcionário até a saída em 2016. Mas é verdade também que faz um bom tempo desde a sua última partida à frente do Tricolor.

> Retrospecto de Milton Cruz pelo São Paulo

  • 43 jogos
  • 23 vitórias
  • 7 empate
  • 13 derrotas
  • 58% de aproveitamento

Interino não comanda o São Paulo desde 2015

A última vez que o interino comandou a equipe foi em 2015. À época, Doriva recém havia sido demitido após apenas sete partidas, devido à eliminação para o Santos na Copa do Brasil. Cruz assumiu o São Paulo com seis rodadas por disputar no Brasileirão e conseguiu levar o clube à Libertadores de 2016.

O Tricolor conquistou quatro vitórias, sofreu duas derrotas e encerrou a competição na quarta colocação. Mas a posição no G4 não livrou Milton Cruz de entrar para a história com uma marca negativa: a da goleada por 6 a 1 para o Corinthians, em Itaquera.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Cruz removeu processo milionário para voltar ao São Paulo

Após ter sido demitido em 2016, Milton Cruz entrou com uma ação na Justiça para cobrar cerca de R$ 28 milhões referentes a questões trabalhistas. O treinador entendia ter direito a este valor por alguma série de questões, inclusive a equiparação salarial aos vencimentos de treinadores que ele substituiu.

Não à toa, o seu retorno ao clube, em 2021, gerou críticas e cobranças da torcida. Mas para a sua volta ser concretizada, o profissional desistiu da ação na Justiça do Trabalho e ainda renunciou a um valor de R$ 1,8 milhão que o tribunal já havia lhe concedido, por ganho de causa.

O retorno de Milton Cruz foi já com a atual gestão no comando do clube. Inicialmente, ele serviria de elo entre o time profissional e as categorias de base, no CT de Cotia. À época, Hernán Crespo era o treinador da equipe.

Desde então o interino nunca mais assumiu a equipe. A diretoria são-paulina agiu rápido em todas as demissões que conduziu neste processo. Foi assim, por exemplo, com a saída de Rogério Ceni e a chegada de Dorival Júnior e também com a contratação de Thiago Carpini. Mas como agora o calendário castiga o Tricolor com jogos no meio e nos finais de semana, e Zubeldía acaba de chegar do exterior, cabe a Milton Cruz comandar novamente o São Paulo.

O acerto do São Paulo com Luis Zubeldía

O São Paulo levou menos de 24 horas desde a saída de Carpini para chegar a um acordo com Zubeldía. E isso, porque a diretoria iniciou a busca por um substituto muito ainda antes da demissão do antigo treinador. O clube conversou com outros técnicos no processo de entrevistas para definir a contratação. Mas bastou uma conversa com o argentino para costurar o acerto.

A diretoria do São Paulo se reuniu por videoconferência com Zubeldía na noite da última quinta-feira (18) e gostou muito do que ouviu. Na reunião, o acordo foi alinhado até o final de 2025. O técnico se prepara para estrear pelo clube na próxima quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), quando o Tricolor enfrenta o Barcelona-EQU em Guayaquil, pela terceira rodada do Grupo B da Libertadores.

> Os próximos jogos do São Paulo

  • Atlético-GO x São Paulo — Brasileirão — domingo, 21 de abril, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
  • Barcelona-EQU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira, 25 de abril, às 21h (horário de Brasília) — Transmissão: ESPN (TV fechada)
  • São Paulo x Palmeiras — Brasileirão — segunda-feira, 29 de abril, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura)
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo