Brasileirão Série A

Milito tem missão de levar o ‘Atlético-MG das Copas’ para o Campeonato Brasileiro

Galo tem ótimo retrospecto nas Copas em 2024, mas tem oscilado muito no Brasileiro, e a postura do time é o ponto que explica isso

O Atlético-MG tem oscilado muito quando o assunto é Campeonato Brasileiro. Com vários tropeços, o Galo não tem conseguido realizar uma campanha mais sólida na liga nacional. A solução para isso pode ser repetir o que tem feito nas Copas, nas quais está muito bem.

Enquanto no Brasileirão o Atlético não vai bem, perdendo pontos bobos e com problemas, principalmente, em casa, nas Copas, a história é outra. O Galo está nas quartas da Libertadores e da Copa do Brasil. E nem o técnico Gabriel Milito sabe explicar porque tanta diferença.

Sinceramente, não sei (porque o desempenho é tão diferente em Copas e no Brasileiro). Nosso comportamento, sempre tentamos que seja o mesmo. Damos muita importância a todos os campeonatos. A Libertadores jogamos oito e ganhamos seis. Na Copa do Brasil algo similar. No Brasileiro, tivemos muitos altos e baixos — disse o treinador

Gabriel Milito, treinador do Atlético
Milito precisa levar o Galo das Copas ao Brasileiro (JOISEL Do AMARAL/Gazeta Press)

Como Milito lembrou, o Atlético teve um período de muitos desfalques no Brasileirão, e esse foi justamente o pior momento do time. Nesse mesmo período, não realizou jogos pelas Copas, o que ajuda a explicar porque só há oscilação em um campeonato.

Após esse período, o Galo parecia que retomaria o caminho da estabilidade, somando três vitórias e um empate, mas logo voltou a oscilar e agora tem duas derrotas e dois empates.

— Não estamos nada conforme com o rendimento no Brasileiro. Queríamos estar melhor e ter mais pontos. Tentaremos ter mais regularidade para nos posicionar melhor, creio que temos time pra isso — Milito

O Atlético é o atual 9° colocado no Brasileirão, com 30 pontos, estando há nove do G6 e há 14 do G4, seu principal objetivo na competição.

Atlético nas Copas x Atlético no Brasileirão

Nas Copas No Brasileiro
13 jogos 22 jogos
9 vitórias 7 vitórias
2 empates 9 empates
2 derrotas 6 vitórias
74,3% de aproveitamento 45,5% de aproveitamento
Classificado as quartas da Copa do Brasil e da Libertadores

Repetir o que foi feito contra o São Paulo

O que se espera do Atlético no Brasileiro é uma mudança de postura. O time atleticano tem se portado de forma diferente nos jogos das Copas e da liga. Já está claro que a prioridade são as competições mata-mata, mas todos sabem que não dá para abrir mão do Brasileirão.

Na última quarta, por exemplo, o Atlético venceu o São Paulo em pleno MorumBIS, algo que ninguém fazia há 10 jogos, pela ida das quartas da Copa do Brasil. A postura do time foi muito diferente do que se viu no sábado anterior, quando derrotado pelo Fluminense no Mineirão.

O que se espera neste domingo (1°), contra o Grêmio em Porto Alegre, é que o time repita essa postura, pois os próprios jogadores já assumiram que estão devendo no Brasileiro.

— A gente sabe que está devendo muto no Brasileirão. Temos a consciência necessária do momento e que temos que melhorar. Não podemos perder mais pontos. Tem muitos times que, se ganharem, vão ficar mais perto da gente. Sabemos que não temos mais margem de erro, pois queremos estar lá em cima — disse o meia Alan Franco.

A vitória contra o São Paulo, segundo Franco, foi importante mentalmente para o elenco, que tinha se mostrado bem abatido na saída do Mineirão há uma semana. Com esse ânimo renovado, o Galo pretende se recuperar no Brasileiro.

Atlético não vence em Porto Alegre há 11 anos

Para conseguir o início dessa recuperação, o Atlético vai precisar quebrar um longo tabu. O Galo não vence o Grêmio fora de casa há 11 anos. A última vitória foi em setembro de 2013, por 1 a 0, com gol de Fernandinho.

Depois dessa vitória, foram 10 jogos visitando o Grêmio, e o Atlético perdeu sete deles, conseguindo apenas empate em outros três.

Antes disso, em 2012, Bernard, hoje de volta ao Atlético, fez uma jogada espetacular com dois chapéus que culminou no gol da vitória atleticana. 12 anos depois, ele volta a enfrentar o Grêmio no Sul, com a chance de repetir esse show e fazer sua primeira atuação desde o retorno ao Galo.

Apesar dessas duas vitórias seguidas, historicamente, o Atlético só tem cinco triunfos em jogos oficiais jogando fora de casa contra o Tricolor Gaúcho, o que mostra uma dificuldade enraizada no clube.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo