Com Lúcio Flávio de ‘aviso prévio’, Botafogo tenta se recuperar na briga pelo título do Brasileiro
No aguardo de Tiago Nunes e meio a uma inesperada crise, o Botafogo, ainda sob o comando de Lúcio Flávio, encara o confronto direto com o Red Bull Bragantino na luta pelo título do Brasileiro
Em mais uma situação um tanto quanto constrangedora, o Botafogo vai encarar o Red Bull Bragantino, neste domingo (12), às 16h (horário de Brasília), com o técnico Lúcio Flávio praticamente de “aviso prévio”. Com um acerto encaminhado com Tiago Nunes, que estava no Sporting Cristal, do Peru, e aguardando o novo técnico, o Glorioso tem mais uma confronto direto para tentar se recuperar e voltar à liderança do Campeonato Brasileiro. E, de novo, com Lúcio Flávio como “interino”, em mais uma decisão que mostra como o clube está perdido nesta reta final do Brasileirão.
Depois de apostar em Lúcio Flávio por escolha dos jogadores, o Botafogo se viu em uma encruzilhada a seis jogos do fim do Brasileirão. Vindo de quatro derrotas seguidas, o clube viu Grêmio e Palmeiras empatarem na pontuação. Além disso, Red Bull Bragantino e Flamengo também se aproximaram na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. Agora sem confiança em Lúcio Flávio, a diretoria do Botafogo prepara uma troca de treinadores na reta final da competição. Mas, mesmo assim, Lúcio ainda vai comandar o time neste domingo.
Com a saída de Bruno Lage, pedida pelos jogadores do Botafogo, o clube apostou no auxiliar técnico Lúcio Flávio, que contava com o apoio dos atletas. O início foi animador, com duas vitórias, incluindo um 2 a 0 sobre o Fluminense, no Maracanã. No entanto, depois, o time não venceu mais. Foram cinco jogos com um empate e quatro derrotas.
Mas, pior do que as quatro derrotas, foram as duas viradas históricas sofridas nos confrontos diretos com Palmeiras e Grêmio. Ambas como mandante. Contra o Verdão, no Nilton Santos, o Botafogo chegou a abrir 3 a 0 no placar. Já contra o Tricolor, em São Januário, o time de Lúcio Flávio estava vencendo por 3 a 1 até o começo do segundo tempo. Nas duas vezes, terminou derrota por 4 a 3.
Na última quinta-feira, contra o Grêmio, o clima ainda ficou tenso no fim do jogo. Além das vaias e xingamentos, com gritos como o tradicional “time sem vergonha”, a equipe deixou o campo sob uma chuva de copos plásticos. E um grupo de torcedores ainda tentou invadir o campo de São Januário para protestar, mas foi contido pelos seguranças e pela Polícia Militar.
Clube optou por isolamento antes do jogo contra o Bragantino
Logo depois de mais uma vexame nesta sequência recente do Campeonato Brasileiro, o Botafogo viajou, de ônibus, para Atibaia. Lá, a delegação ficou concentrada e treinando para o duelo desta tarde, em Bragança Paulista, contra o Red Bull Bragantino.
No interior de São Paulo, o clube repetiu uma estratégia que existe desde os anos 1990 e ficou longe de possíveis novos protestos da torcida. Vale lembrar que na última quarta-feira, na véspera do jogo com o Grêmio, um grupo de torcedores do Botafogo protestou na frente do CT do clube, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Botafogo aguarda Tiago Nunes para últimos cinco jogos
Desde a última sexta-feira, o Botafogo já tem um acerto encaminhado com o técnico Tiago Nunes, que estava no Sporting Cristal. No sábado (11), o clube peruano anunciou a saída do treinador, que se destacou no Brasil pelo Athletico-PR e também tem passagens por Corinthians, Grêmio e Ceará.
Tiago Nunes, que estava no Sporting Cristal desde o começo de 2023 e levou o time até a fase de grupos da Libertadores, deve desembarcar no Brasil na próxima segunda-feira. De acordo com o jornal “O Globo”, o Botafogo já avaliava o nome do treinador para assumir o cargo em 2024. No entanto, com a crise nesta reta final do Brasileiro, o clube adiantou as negociações em uma tentativa desesperada para tentar buscar o título.
Comunicado Oficial. pic.twitter.com/AtQXbFyxIQ
— Club Sporting Cristal (@ClubSCristal) November 11, 2023
Na última sexta, em uma publicação em uma rede social, John Textor, dono da SAF do Botafogo, afirmou que o clube já tinha a sua primeira opção para o cargo, e disse que a escolha contou com o apoio de Lúcio Flávio, que deve seguir no clube, em outro cargo. Enquanto isso, ele tapa o buraco na beira do campo contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.
More than a week ago, our @Botafogo football department made its ‘1st choice’ of Manager for 2023 and 2024, a choice that was also supported by Lúcio Flavio. Formal announcement coming today.
— John Textor (@_JohnTextor_) November 10, 2023
Depois do jogo contra o Red Bull, Tiago Nunes vai ter cinco jogos para tentar levar o Botafogo ao título que não conquista desde 1995. Nestas últimas partidas, o Glorioso encara o Fortaleza (fora), Santos, (casa), Coritiba (fora), Cruzeiro (casa) e Inter (fora).