Brasileirão Série A

Enquanto avalia trabalho de Lúcio Flávio, Botafogo aciona ‘protocolo Atibaia’ contra a crise

Em meio a crise no Campeonato Brasileiro, o ainda líder Botafogo, do ainda técnico Lúcio Flávio, vai se isolar em Atibaia de olho em um novo confronto direto pelo título

A péssimo momento do Botafogo no Campeonato Brasileiro fez o clube adotar uma estratégia diferente para a próxima rodada da competição. Mas, depois de mais uma derrota traumática por 4 a 3 para o Grêmio, na noite da última quinta-feira (9), em São Januário, pode mexer ainda mais na estrutura do Glorioso. Enquanto o elenco vai se isolar em Atibaia, no interior de São Paulo, a direção da SAF do Botafogo avalia o trabalho do técnico Lúcio Flávio, que viajou, de ônibus, com a delegação de olho na partida com o Red Bull Bragantino.

Depois de uma semana tensa, com duas viradas por 4 a 3, derrota em clássico e protestos da torcida na porta do CT, o Botafogo optou por ficar isolado em Atibaia entre sexta-feira e domingo (12), quando o clube enfrenta o Red Bull Bragantino, às 16h (horário de Brasília), em mais um confronto direto no topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Para isso, deixou São Januário direto para a estrada, com a delegação dividida em dois ônibus. De acordo com o clube, a ida para a cidade do interior paulista já estava decidida antes mesmo da derrota para o Grêmio.

Com visíveis problemas emocionais em meio a uma terrível queda de rendimento neste segundo turno do Campeonato Brasileiro, a ideia de ficar concentrado longe do Rio de Janeiro surgiu como uma opção para deixar o elenco focado no duelo contra o Red Bull Bragantino, que ocupa a quarta colocação do Brasileiro, com apenas um ponto a menos que o Botafogo. Longe do Rio, o clube também evita novos protestos da torcida.

Vale lembrar que, na última quarta-feira, um grupo de torcedores protestou na frente do CT do clube, com palavras de ordem como “Brasileiro é obrigação” e ameaças como “se não ganhar, a porrada vai comer”. E, de fato, foi por pouco que o Botafogo não viveu um clima de vandalismo na noite da última quinta-feira. Depois da derrota para o Grêmio, um grupo de torcedores tentou invadir o campo do estádio, mas foi contido por seguranças e pela Polícia Militar.

Parado nos 59 pontos há quatro rodadas, o Botafogo viu os adversários encostarem na tabela. O Grêmio de Luís Suárez e o Palmeiras de Endrick também chegaram a mesma pontuação do Glorioso. Já o Red Bull Bragantino tem 58 e o Flamengo tem 56. Neste momento, o Botafogo só é líder pelo saldo de gols (23 contra 8 do Grêmio). Vale ressaltar, no entanto, que Botafogo, Red Bull Bragantino e Flamengo têm um jogo a menos que os demais.

Botafogo de Lúcio Flávio chegou a quatro derrotas seguidas no Brasileirão (Foto: Icon sport)

Direção avalia trabalho de Lúcio Flávio no Botafogo

Enquanto iniciava a concentração com o elenco do Botafogo em Atibaia, o técnico Lúcio Flávio passou a ver o seu cargo em risco no clube. De acordo com o jornal “O Globo”, a diretoria da SAF do clube avalia a demissão do técnico, que pode deixar o Glorioso antes mesmo do duelo com o Red Bull Bragantino. O Botafogo, inclusive, já estaria analisando possíveis substitutos para estes últimos seis jogos pelo Campeonato Brasileiro.

De acordo com o jornal, Lúcio Flávio é querido pelos jogadores, que bancaram a sua efetivação há pouco mais de um mês. No entanto, agora querem um treinador que possa chamar mais a responsabilidade e que seja mais experiente para esta sequência decisiva do Brasileirão.

Nos últimos dias, os técnicos Cuca e Luxemburgo tiveram seus nomes ligados ao Botafogo, mas através de pessoas que não eram da SAF do clube. Entretanto, ao menos Cuca confirmou que não foi procurado pelo clube neste momento.

Depois da derrota traumática para o Grêmio, já havia a expectativa por possíveis mudanças no Botafogo. No entanto, depois de quase uma hora de reunião no vestiário de São Januário, Lúcio Flávio apareceu para conceder a coletiva de imprensa, quando tentou explicar mais uma derrota de virada.

Números de Lúcio Flávio no Botafogo

  • Jogos: 7
  • Vitórias: 2
  • Empates: 1
  • Derrotas: 4
  • Gols marcados: 11
  • Gols sofridos: 12
  • Aproveitamento: 33,3%
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor do Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo