Brasileirão Série A

As mudanças na defesa do Internacional para o aguardado reencontro de Roger Machado com o Juventude

Com suspensão da dupla de zaga titular, treinador será obrigado a mexer na equipe — mas as novidades no sistema defensivo não param por aí

Pela sétima vez na temporada, o Internacional enfrenta o Juventude, neste domingo (1º), às 18h30, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida marcará o retorno de Roger Machado ao Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul/RS, após a polêmica saída em julho. E, para esse jogo, o treinador colorado será obrigado a promover mudanças na zaga.

Rogel e Mercado cumprem suspensão contra o Juventude

No empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, no qual se indignou com a quantidade de cartões distribuídos pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo, o Inter perdeu a dupla Agustín Rogel e Gabriel Mercado, que vinha sendo titular, para o jogo contra o Juventude.

Rogel, que já tinha recebido cartão amarelo na partida, foi expulso diretamente, aos 32 minutos do primeiro tempo, ao acertar o braço no rosto de Kaio Jorge em disputa de bola aérea.

Bruno Arleu de Araújo expulsou Rogel diretamente no primeiro tempo
Bruno Arleu de Araújo expulsou Rogel diretamente no primeiro tempo. Foto: Alessandra Torres/IconSport

Já Mercado, que estava pendurado diante do Cruzeiro, recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática na Serra Gaúcha.

Vitão volta a ser titular após negociação com o Real Betis melar

Como consequência, a dupla de zaga do Inter diante do Juventude deve ser formada por Vitão e Robert Renan, que foram titulares durante boa parte da temporada.

Depois de ter sido liberado pelo Inter para conclusão da venda para o Real Betis, da Espanha, Vitão viu a negociação melar e foi reintegrado ao elenco colorado. Ele iniciou no banco de reservas nas últimas três partidas.

— O Vitão se ausentou em função de sua saída e retorno. A estabilidade da zaga estava mantida. A gente faz gestão de tudo. Naquele momento era importante a manutenção. A partir desse momento, o Vitão volta à disputa pela titularidade. Tem o carinho do grupo. Foi meu atleta no Palmeiras. Sei da sua índole e da sua capacidade dentro de campo — comentou Roger.

Já Robert Renan foi liberado do último jogo, contra o Cruzeiro, para acompanhar o nascimento da filha. O jovem zagueiro briga pela titularidade ao lado de Vitão com Igor Gomes, que nesta semana renovou contrato com o Inter até o final de 2028.

Regularizado, Clayton Sampaio pode aparecer no banco de reservas

Outra possível atração entre os zagueiros do Inter para o jogo no Alfredo Jaconi, mas que deve iniciar no banco de reservas, é o recém-chegado Clayton Sampaio, de 24 anos.

Arte de divulgação da contratação de Clayton Sampaio por parte do Internacional
Clayton Sampaio foi anunciado na sexta-feira (30) como reforço do Internacional. Foto: Divulgação/SC Internacional

Formado nas categorias de base do Santos, Clayton Sampaio fez toda carreira profissional, até agora, no futebol português. Atuou por Famalicão, Felgueiras, Real SC, Nacional da Ilha da Madeira e AVS.

Internacional também deve ter novidade na lateral direita e retorno no gol

Quem também pode estrear no sistema defensivo colorado contra o Juventude, mas na lateral direita, e possivelmente como titular, é Nathan, outro ex-Santos e que estava em Portugal, no Famalicão.

Nathan, lateral direito, do Internacional, posa para foto no Beira-Rio
Nathan foi anunciado na última terça-feira (27) como reforço do Internacional. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Apresentado oficialmente na manhã de sábado (31), no Beira-Rio, Nathan já está regularizado no BID da CBF, assim como Clayton, e chega para preencher lacuna deixada pelas saídas de Hugo Mallo e Fabrício Bustos. O volante Bruno Gomes vinha atuando improvisado nos últimos jogos.

— Assim que [o Nathan] estiver à disposição, pretendemos utilizá-lo para fazer justiça ao [Bruno] Gomes, que vem muito bem, mas que ele possa disputar posição na sua — adiantou Roger após o empate em 0 a 0 com o Cruzeiro, na última quarta-feira (28).

Além dessas mudanças na linha de defesa, o Inter contará retorno de Rochet, que estava suspenso contra o Cruzeiro, para enfrentar o Juventude. A provável escalação colorada tem Rochet; Nathan (Bruno Gomes), Vitão, Robert Renan (Igor Gomes) e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Gabriel Carvalho, Bruno Tabata e Wesley; Rafael Borré.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2024

  • 11º lugar, com 29 pontos em 21 jogos
  • 7 vitórias, 8 empates e 6 derrotas
  • 46% de aproveitamento
  • 19 gols feitos e 18 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo