Brasileirão Série A

Roger reencontra Juventude após polêmica saída e, até aqui, está claro quem se deu melhor

Ainda em busca da primeira vitória pelo Internacional, treinador encara o ex-clube em partida atrasada do Campeonato Brasileiro

Internacional e Juventude se enfrentam pela sexta vez na temporada nesta quarta-feira (14), às 19h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, em partida adiada da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. E o principal componente do jogo é o primeiro reencontro de Roger Machado com o Alviverde de Caxias do Sul após a polêmica saída para o Colorado.

Após eliminar o Inter do Campeonato Gaúcho e da Copa do Brasil nesta temporada, Roger aceitou a proposta colorada para ser o substituto de Eduardo Coudet e deixou o Juventude no dia 17 de julho.

Saída de Roger teve repercussão negativa no Alfredo Jaconi

Mesmo que o clube tenha recebido R$ 1 milhão pela multa rescisória de Roger, a decisão do treinador não pegou bem entre os jaconeros. Afinal, o Juventude abriu e reabriu as portas para ele.

O primeiro time que Roger treinou foi o Juventude, em 2014. No início de 2024, quando o treinador estava no ostracismo, foi o Alviverde quem o recolocou no mercado da Série A do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso, a direção juventudista o manteve no comando mesmo diante de sequência de maus resultados no Gauchão deste ano.

A mágoa no Alfredo Jaconi é tanta que, de acordo com informações da imprensa de Caxias do Sul, o presidente Fábio Pizzamiglio ofereceu bicho extra para os atletas em caso de vitória no Beira-Rio, mesmo que não se trate de um jogo decisivo.

Juventude tem retrospecto melhor do que o Inter desde a saída de Roger

Ainda assim, não dá para dizer que o Juventude se deu mal com a saída de Roger. Pelo contrário. Desde a mudança, com a chegada de Jair Ventura, o Alviverde obteve resultados bem melhores que o Inter.

Roger ainda não venceu no comando colorado. Após estrear com derrota para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, empatou quatro partidas consecutivas — a primeira delas culminou na eliminação na Copa Sul-Americana, para o Rosario Central.

Roger Machado no comando do Internacional

  • Cinco jogos, com quatro empates e uma derrota
  • 26% de aproveitamento
  • Cinco gols feitos e seis gols sofridos
  • Eliminação no playoff da Copa Sul-Americana para o Rosario Central

Por outro lado, o Juventude se mantém com campanha estável no Brasileirão, ao mesmo tempo em que se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil ao eliminar o Fluminense.

Juventude desde a saída de Roger Machado

  • Sete jogos, com duas vitórias, três empates e duas derrotas
  • 42% de aproveitamento
  • 10 gols feitos e 11 gols sofridos
  • Classificação sobre o Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil

Juventude conta com vários retornos; Internacional, com apenas um

Além do retrospecto recente, e da vantagem sobre o Inter nos confrontos eliminatórios desta temporada, outro aspecto favorável ao Juventude para o jogo desta quarta-feira (14) é o retorno de sete jogadores que ficaram de fora da vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo, no último domingo (11), no Alfredo Jaconi: Gabriel, João Lucas, Alan Ruschel, Mandaca, Luis Oyama, Jean Carlos e Lucas Barbosa.

Por sua vez, o Inter contará com a volta de Fernando, recuperado de lesão muscular. Entretanto, Bruno Henrique, suspenso, se soma à lista de desfalques que conta com jogadores importantes como Alan Patrick e Borré, ambos machucados.

A provável escalação colorada tem Rochet; Rômulo, Rogel, Robert Renan e Bernabei; Fernando (Bruno Gomes) e Thiago Maia; Wesley, Gabriel Carvalho e Wanderson; Enner Valencia.

Já o Juventude deve ir a campo com Gabriel; Ewerthon (João Lucas), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luis Oyama e Jadson; Lucas Barbosa, Nenê (Mandaca) e Erick Farias; Ronnie Carrillo.

Internacional no Campeonato Brasileiro 2024

  • 15º colocado, com 22 pontos em 17 jogos
  • 5 vitórias, 7 empates e 5 derrotas
  • 43% de aproveitamento
  • 16 gols feitos e 16 gols sofridos

Juventude no Campeonato Brasileiro 2024

  • 12º colocado, com 25 pontos em 20 jogos
  • 6 vitórias, 7 empates e 7 derrotas
  • 41% de aproveitamento
  • 24 gols feitos e 27 gols sofridos
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo