Priorizar a Libertadores pode custar caro ao Botafogo no Brasileirão
Com derrota para o Juventude, time de Artur Jorge estaciona nos 43 pontos e torce para não perder a liderança neste domingo (11)
Na manhã deste domingo (11), Juventude e Botafogo se encontram no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Melhor para os donos da casa, que fizeram um primeiro tempo de imposição e, com justiça, garantiram a vitória por 3 a 2, com gols de Marcelinho, Carrillo e Danilo Boza. Cuiabano e Marçal descontaram para os cariocas.
O Botafogo, que vem de uma amarga eliminação nas oitavas da Copa do Brasil, foi para Caxias do Sul com um time misto, de olho no duelo contra o Palmeiras pela Libertadores. E pagou o preço por isso, uma vez que a derrota abre a possibilidade do time perder a liderança.
Agora, os botafoguenses ligam o secador e acompanham Palmeiras x Flamengo para saber se o time irá, de fato, terminar a 22ª rodada do Brasileirão na ponta da tabela.
O Alvinegro tem 43 pontos, somente três a mais que o Flamengo, que ainda tem dois jogos a menos.
Botafogo perde e corre riscos na liderança do Brasileirão
Com um primeiro tempo de muita imposição defensiva, o Juventude conseguiu abrir uma ótima vantagem já nos minutos iniciais no Alfredo Jaconi.
Aos 8 minutos, Danilo Boza aproveitou o rebote no escanteio e empurrou a bola para o fundo das redes – 1 a 0 para os donos da casa.
Juventude 1×0 Botafogo | #JUVxBOT
Danilo Boza abrindo os trabalhos no Jaconi. O segundo do zagueiro no @Brasileirao pic.twitter.com/bmEnmDbGgh
— E.C. Juventude (@ECJuventude) August 11, 2024
Defendendo a liderança do Brasileirão, o Botafogo foi para cima em busca do empate – mas esbarrou em uma equipe bem montada.
Com poucos espaços, a equipe de Artur Jorge trocava passes no meio-campo buscando furar a forte marcação dos jaconeros, mas sem sucesso.
Na reta final da primeira etapa, mais um duro golpe para os alvinegros. O meia Nenê achou Ewherton pelo lado direito, que deu para Marcelinho a chance de encontrar Carrillo na área. 2 a 0.
RONIE CARRILLO 🇪🇨⚽
O primeiro gol do centroavante com o manto Jaconero e o segundo do Juventude pra cima do Botafogo, no Jaconi #JUVxBOT pic.twitter.com/zXRLkSAsEl
— E.C. Juventude (@ECJuventude) August 11, 2024
Mesmo com mais posse de bola na primeira etapa (56%), o Botafogo não conseguiu criar boas oportunidades e levou para o vestiário um problema ainda maior.
Já na etapa complementar, Artur Jorge tirou Matheus Martins e colocou Igor Jesus – buscando um time mais ofensivo e efetivo dentro de campo. Mas não deu nem tempo de causar perigo aos donos da casa.
Aos 2 minutos, em um daqueles contra-ataques de manual, Marcelinho arrancou, encontrou Nenê sozinho pela esquerda e o camisa 10, com maestria, puxou a marcação e devolveu para Marcelinho, que só teve o trabalho de escorar e ampliar o marcador no Alfredo Jaconi.
Juventude 3×0 Botafogo | #JUVxBOT
Marcelinho guardando o primeiro dele no @Brasileirao
E mais uma assistência pra conta do velhote Nenê 👶 pic.twitter.com/Fm4FQJZsQ6
— E.C. Juventude (@ECJuventude) August 11, 2024
Com 3 a 0 contra, o time foi em busca de um resultado que justificasse a liderança no Brasileirão – e começou uma reação com 23 minutos de jogo
Cuiabano diminuiu o placar aproveitando um lindo cruzamento de Mateus Claus, e o time de Artur Jorge segiu pressionando em busca do placar.
O segundo gol veio aos 35, que aproveitou um rebote na entrada da área para acertar o canto do gol, diminuir ainda mais e aumentar as esperanças de um empate.
Apesar da pressão nos minutos finais, o Glorioso não encontrou o terceiro gol e deixou o Alfredo Jaconi com a sua sexta derrota no Campeonato Brasileiro.