Brasileirão Série A

Data Fifa foi muito mais importante fora do que dentro de campo para o Internacional

Durante a parada da Data Fifa, Internacional intensificou conversas para renovar contratos de alguns atletas com vínculo se encerrando no final do ano

Mesmo que tenha 12 rodadas do Campeonato Brasileiro pela frente, em que ainda mira vaga na Libertadores, o Internacional já tem 2024 no horizonte. Diante disso, a direção colorada aproveitou a parada da Data Fifa para intensificar conversas sobre renovações com os atletas que têm contrato se encerrando ao final deste ano.

Conforme apurado pela Trivela, o Inter mantém negociações com o zagueiro Gabriel Mercado e com o volante Gabriel. O também volante Rômulo, que pertence ao Athletic/MG, será contratado em definitivo.

Gabriel Mercado

Destes, apenas Mercado é titular. Um dos líderes do elenco, o zagueiro de 36 anos se destacou principalmente nas recentes fases eliminatórias da Libertadores. Marcou gol contra o River Plate, seu ex-clube, nas oitavas de final, e diante do Fluminense, na semifinal.

Mercado comemora gol na semifinal da Libertadores, contra o Fluminense. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Mercado está no Inter desde 2021, quando chegou por indicação do técnico Diego Aguirre, com quem havia trabalhado no Al-Rayyan, do Catar. Depois de um início oscilante, em que, por vezes, atuava na lateral, se afirmou como titular, na zaga, ao lado de Vitão, na caminhada do vice-campeonato brasileiro de 2022.

Pelo Inter:

  • 84 jogos (75 como titular)
  • 4 gols

Gabriel

Outro Gabriel, o volante de 31 anos criou rápida identificação com o Inter ao também se destacar na boa campanha no Brasileirão do ano passado. A grave lesão no joelho, em outubro, deixou lacuna no elenco colorado, que demorou a ser preenchida.

Com a afirmação de Johnny como primeiro volante no modelo de jogo de Eduardo Coudet, o retorno do ‘Ruf Ruf' se deu em contexto em que ele já não era mais tão imprescindível. Ainda assim, trata-se de uma das principais lideranças do elenco, com voz ativa no vestiário, e que atua com frequência — são 12 partidas, sendo oito como titular, desde a volta da lesão, em julho.

Gabriel entrou para reforçar a marcação no segundo tempo do Gre-Nal. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Pelo Inter:

  • 55 jogos (47 como titular)

Soma-se a isso o fato de que Johnny pode ser vendido no final do ano. Dessa forma, se o Inter não buscar reposição no mercado, Gabriel brigaria pela titularidade com Rômulo.

Rômulo

O volante de 23 anos será comprado pelo Inter ‘no momento adequado', de acordo com o que foi relatado à reportagem por uma fonte do clube. Até o final do ano, o Colorado pagará R$ 3,6 milhões ao Athletic/MG, conforme acertado previamente entre as partes no contrato de empréstimo.

Rômulo é uma das gratas surpresas da temporada do Inter. Chegou sem badalação após se destacar no Campeonato Mineiro, mas rapidamente se tornou um dos poucos destaques do time de Mano Menezes. Ainda que tenha perdido a titularidade com Coudet, o volante vem sendo utilizado e conta com o trunfo de também poder atuar como lateral-direito.

Mesmo perdendo a titularidade, Rômulo segue sendo utilizado por Coudet. Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Pelo Inter:

  • 19 jogos (14 como titular)
  • 1 gol

Outras situações para ficar de olho

Outros dois jogadores do atual elenco colorado com contrato se encerrando ao final do ano são Dalbert e Jean Dias. A situação do lateral-esquerdo, que assinou vínculo de somente três meses, ainda será avaliada. Já o atacante, que sequer atuou com Coudet, está fora dos planos para a próxima temporada.

Mesmo com contrato até abril de 2025, quem também pode ter contrato ampliado nos próximos dias é Alan Patrick. Serviria como valorização para o principal jogador do Inter na temporada. Aos 32 anos, o capitão e camisa 10 colorado soma 13 gols e oito assistências em 51 jogos em 2023.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo