Após vitória no Gre-Nal, Internacional mira 12 finais por vaga na Libertadores
Depois da vitória no Gre-Nal, Internacional adota discurso de alta importância para retornar ao torneio continental
A dura eliminação na semifinal da Libertadores, para o Fluminense, trouxe novo planejamento para a reta final da temporada do Internacional. Depois de chegar perto do Tricampeonato da América, o objetivo colorado passa a ser simplesmente estar na principal competição do continente em 2024.
Esse discurso foi adotado pelo presidente Alessandro Barcellos logo depois da queda para o Tricolor Carioca. Enaltecendo o desempenho da equipe, o mandatário rechaçou narrativas de fracasso e terra arrasada.
— Esperavam que chegasse aqui e jogasse a toalha? Não terminou o ano. Tem 13 rodadas pela frente e vamos disputar elas. São 13 finais que teremos pela frente, que permitirão ao Internacional subir na tabela e, ao menos, nesta última reta do ano, buscarmos o que é obrigação nossa, que são as vitórias e uma classificação melhor, buscando as competições internacionais que estão colocadas, tanto Sul-Americana, quanto, quem sabe, a própria Libertadores, que não pode ser descartada neste momento — projetou.
Internacional está a 10 pontos do G-6
A tarefa é difícil, mesmo que o Inter tenha superado o primeiro dos desafios, com a convincente vitória no clássico Gre-Nal, por 3 a 2, no último domingo (8), no Beira-Rio. Por ter focado na conquista da Libertadores, o Colorado pagou o preço no Campeonato Brasileiro, em que utilizou reservas em diversas partidas.
Ao menos, o triunfo sobre o maior rival abriu cinco pontos de diferença para a zona de rebaixamento, que no momento tem o Vasco como balizador. Mas, na 12ª colocação, com 32 pontos, o Inter está a 10 do Fortaleza, que é o último time dentro do G-6. A torcida é para que o próprio Leão do Pici conquiste a Copa Sul-Americana sobre a LDU. E que o Fluminense, que é o 7º colocado, supere o Boca Juniors na final da Libertadores. Se isso acontecer, e os dois figurarem entre os seis primeiros do Brasileirão, o G-6 se transformará em G-8.
Discurso alinhado: cada jogo é uma final
De qualquer modo, o Inter precisa fazer sua parte. E o discurso da comissão técnica e do grupo de jogadores é de pensar jogo por jogo, encarando cada um deles como uma final, como citado pelo presidente Barcellos após a eliminação na Libertadores.
— Faltam 12 rodadas, e temos que mirar em ganhar as 12. Podemos. Vocês vêem como o grupo está jogando. Não falo do time, falo do grupo. A maneira como treina o grupo. Merece, e podemos. Miramos o próximo agora, miramos o Bahia, e depois será outro. Mas agora temos outra final. Vamos encarar cada jogo assim. Temos que subir muito na tabela, porque o jeito que está jogando este grupo, não merece estar aí onde estamos. E o clube não merece estar aí onde estamos — falou o técnico Eduardo Coudet, aos atletas, no vestiário, depois da vitória no Gre-Nal.
Coudet em 60 segundos: deu folga de 3 dias, disse que irão correr como loucos na reapresentação e disse que o Inter precisa “mirar” 12 vitórias nas últimas 12 rodadas do Brasileirão.
Será que é possível? pic.twitter.com/37hEZhjhZp
— Lucas Collar (@LucasCollar) October 10, 2023
As palavras do comandante, divulgadas pelo Inter em vídeo dos bastidores do clássico, foram replicadas pelo capitão Alan Patrick em entrevista na zona mista do Beira-Rio, também no último domingo (8).
— Acho que tem que ser passo a passo. Sabemos da dificuldade que é o Campeonato Brasileiro, mas acho que nossa equipe tem dado resposta dentro de campo, com boas apresentações. Talvez por um detalhe ou outro escapou alguns pontos dentro da nossa casa, fora. Agora a gente volta com foco total no Brasileiro, e vamos vamos pensar jogo a jogo. Temos que pensar cada jogo como um final. Consequentemente, e construindo as vitórias, a gente vai subir na tabela e vamos chegando mais perto do nosso objetivo — comentou o camisa 10.
Sequência de jogos contra times da parte de baixo da tabela
Das 12 partidas restantes, as próximas seis serão contra adversários da parte de baixo da tabela. Se, por um lado, são equipes que precisam desesperadamente pontuar para escapar do rebaixamento, por outro a fragilidade técnica delas permite ao Inter vislumbrar sequência de vitórias.
- Bahia x Internacional
- Internacional x Santos
- Vasco da Gama x Internacional
- Internacional x Coritiba
- Internacional x América-MG
- Cruzeiro x Internacional
- Internacional x Fluminense
- Palmeiras x Internacional
- Internacional x Bragantino
- Cuiabá x Internacional
- Corinthians x Internacional
- Internacional x Botafogo
O próximo desses compromissos apresentará desafio extra para Coudet. Contra o Bahia, na quinta-feira (18), às 21h30min, na Arena Fonte Nova, em Salvador/BA, o treinador não contará com nove jogadores. Rochet, Johnny, Aránguiz, Enner Valencia, Matheus Dias e Thauan Lara estarão envolvidos em partidas internacionais, enquanto Igor Gomes, Nico Hernández e Renê cumprirão suspensão pelo terceiro cartão amarelo.