Meninos do Internacional foram campeões do Pan, mas há chance de Coudet os utilizar?
Após conquistarem a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, Thauan Lara e Matheus Dias voltam a ficar à disposição de Eduardo Coudet no Internacional
Depois de 36 anos, o Brasil voltou a conquistar a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos. No Chile, a campanha da Seleção Brasileira Sub-23, comandada por Ramon Menezes, foi concluída com vitória nos pênaltis contra os donos da casa na grande decisão, que terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal. Crias do Celeiro de Ases e integrantes do elenco profissional colorado, Thauan Lara e Matheus Dias participaram da vencedora campanha.
Thauan foi chamado após o Cuiabá não liberar Rikelme para a disputa do Pan. O lateral-esquerdo do Internacional atuou como ponta nos quatro jogos em que entrou. Ele marcou um gol, em chute cruzado, na goleada por 3 a 0 sobre Honduras, na última rodada da fase classificatória.
Já Matheus Dias foi titular em quatro dos cinco jogos da campanha. Ele só não atuou na semifinal, contra o México, por conta de pequena lesão muscular na coxa esquerda. Na estreia, contra os Estados Unidos, jogou improvisado na lateral-direita e deu assistência para o gol da vitória, marcado por Miranda. Fez dupla de volantes com Igor Jesus, do Flamengo, contra a Colômbia, e Ronald, do Grêmio, contra Honduras. Na final, compôs um tripé de meio-campo com ambos.
— Esse ouro representa muito pra mim, porque eu sempre sonhei em representar meu país e logo na minha primeira convocação pude ser campeão. Vai ficar eternamente guardado na minha memória. A Seleção toda era formada por grandes jogadores e também enfrentamos grandes adversários, agora volto mais confiante e com boas experiências desse tempo na Seleção — destacou Matheus via assessoria de imprensa.
Thauan Lara e Matheus Dias se reapresentaram na tarde desta segunda-feira (6) no CT Parque Gigante, em Porto Alegre. O lateral-esquerdo treinou normalmente com o restante do grupo, enquanto o volante, desgastado pela final de sábado (4), realizou trabalhos na academia. Os dois ficam à disposição do técnico Eduardo Coudet para o jogo de quarta-feira (8), às 19h, contra o Fluminense, no Beira-Rio, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
? Campeão Pan-americano com a Seleção Brasileira, Thauan Lara retornou e já treinou com o elenco. Matheus Dias também voltou e fez atividades especiais na academia. pic.twitter.com/cgiWjPxjR3
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 6, 2023
Em posição carente, Thauan Lara precisa recuperar moral com Coudet
Thauan precisa recuperar terreno perdido no elenco do Internacional. O lateral de 19 anos atuou somente uma vez desde a chegada de Coudet. Após má atuação na reta final da derrota por 2 a 1 para o Cuiabá, no dia 29 de outubro, nunca mais foi utilizado. Quando Renê era preservado, De Pena jogava improvisado. Isso até a contratação de Dalbert, no início de setembro. Por conta disso, a convocação de Thauan Lara para os Jogos Pan-Americanos surpreendeu.
Porém, o cenário da lateral-esquerda do Inter mudou desde então. Renê sofreu lesão muscular na coxa esquerda e deve ser desfalque até o final de novembro. Substituto imediato, Dalbert teve atuação comprometedora contra o Coritiba e vem muito mal. Até por isso, Nico Hernández atuou em híbrido de lateral e terceiro zagueiro contra o América-MG, quando deu assistência para o gol de Enner Valencia.
Essa brecha dada pelos companheiros de posição pode fazer com que Thauan volte a receber alguns minutos. Mas a conquista do Pan-Americano, por si só, não diz muita coisa. É preciso convencer Coudet, que exige muito fisicamente de seus atletas — e o jovem lateral apresenta problemas nesse sentido.
Matheus Dias conta com versatilidade a seu favor
Já Matheus Dias vinha sendo mais utilizado pelo treinador argentino. Ele é visto como substituto de Maurício na meia-direita — uma função mais avançada do que o volante costumava exercer até então. Enquanto estava no Pan-Americano, De Pena, Bruno Henrique e Pedro Henrique atuaram por ali. Mas nenhum convenceu.
O que joga a favor de Matheus Dias é a polivalência. Se melhorar a combatividade, pode ganhar espaço na hierarquia como volante ou meia central. E, ainda, servir como quebra-galho na lateral-direita, posição em que atuou na estreia do Pan-Americano e que também já fez no Inter sob o comando de Mano Menezes. Com Hugo Mallo lesionado e Bustos pendurado, pode ser que Coudet precise recorrer a improvisação no futuro próximo. Nesse cenário, Matheus entraria no páreo com Rômulo e Igor Gomes.
— Meu objetivo é terminar o ano bem, ajudando o Inter dentro de campo, e com muita vontade de ganhar esses jogos que são importantes nessa reta final de campeonato — comentou o volante.
Faltando seis jogos para terminar o Campeonato Brasileiro, o Inter é o 11º colocado, com 42 pontos. Depois do Fluminense, o Colorado ainda terá pela frente Palmeiras, Bragantino, Cuiabá, Corinthians e Botafogo.