Brasileirão Série A

Internacional tentará quebrar tabu na Arena da Baixada, e conta com trunfo para isso

Internacional nunca venceu o Athletico no gramado sintético da Arena da Baixada, e conta com um ídolo do Furacão para tentar reverter esse quadro

O Internacional tentará quebrar um tabu a partir das 19h30 desta quinta-feira (21), quando enfrenta o Athletico-PR pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Colorado nunca venceu o Furacão no gramado sintético da Arena da Baixada, inaugurado em 2016.

O último triunfo do Inter na Ligga Arena, como agora é chamada, foi em 2014. De lá para cá, foram oito partidas. Uma ainda com grama natural, em que o Colorado perdeu. Nos sete confrontos no sintético, o Athletico venceu quatro, e ocorreram três empates.

Jogos no gramado sintético da Arena da Baixada

  • Athletico 2 x 1 Internacional – 11/09/2016 (Campeonato Brasileiro – 24ª rodada)
  • Athletico 2 x 2 Internacional – 19/07/2018 (Campeonato Brasileiro – 13ª rodada)
  • Athletico 1 x 0 Internacional – 14/07/2019 (Campeonato Brasileiro – 10ª rodada)
  • Athletico 1 x 0 Internacional – 11/09/2019 (Copa do Brasil – ida da final)
  • Athletico 0 x 0 Internacional – 04/02/2021 (Campeonato Brasileiro – 34ª rodada)
  • Athletico 2 x 1 Internacional – 25/07/2021 (Campeonato Brasileiro – 13ª rodada)
  • Athletico 0 x 0 Internacional – 16/07/2022 (Campeonato Brasileiro – 17ª rodada)

O mais importante desses jogos, em particular, traz más recordações para a torcida colorada. Com gol de Bruno Guimarães, o Athletico venceu por 1 a 0 o Inter no jogo de ida da final da Copa do Brasil de 2019. Após a partida, Paolo Guerrero deu a famosa declaração “em casa a gente resolve”. Mas não resolveu. Com nova vitória no Beira-Rio, desta vez por 2 a 1, o Furacão conquistou o título inédito.

Bruno Guimarães comemora gol contra o Inter na final da Copa do Brasil de 2019. Foto: Miguel Locatelli/Athletico

O trunfo do Inter

Quem fazia parte daquele time vencedor era Lucho González. Ídolo do Athletico, o ex-volante é, atualmente, auxiliar técnico do Internacional. Por conhecer bem o gramado sintético da Arena da Baixada, pode ser um trunfo do time de Eduardo Coudet para o jogo desta quinta-feira.

Coudet também conta muito com Lucho para os duelos da semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, já que o ex-volante trabalhou com Fernando Diniz justamente no Athletico. Aliás, conseguir mobilizar o grupo de jogadores nesta partida em Curitiba, que antecede o confronto de ida da competição continental, na próxima semana, é um dos grandes desafios da comissão técnica colorada.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Rochet reconhece diferença no sintético, mas diz que não é desculpa

Os goleiros são os que mais sentem a diferença de um gramado natural para um gramado sintético. Embora ressalte isso, Rochet entende que não pode ser usado como “bengala”.

— Muda muito, quando quica a bola, a velocidade. Vai depender se o campo estiver molhado ou seco. Perturba um poucos os jogadores, mas não tem desculpas. Temos que ganhar. O campo é igual para os dois. Certamente eles estão acostumados a jogar lá. Mas também estamos preparados para enfrentar um grande rival. O campo pode dificultar um pouco, mas não vai ser um grande problema — afirmou o goleiro em entrevista aos canais oficiais do Inter antes da partida em Curitiba.

Tendência de time alternativo

Rochet é um dos retornos do Colorado para o jogo contra o Athletico-PR em comparação com a vitória de virada, por 2 a 1, sobre o São Paulo, na semana passada. A partida no Beira-Rio aconteceu apenas um dia após o goleiro entrar em campo pelo Uruguai na derrota por 2 a 1 para o Equador, de Enner Valencia, pelas Eliminatórias da Copa. O centroavante também volta, assim como Aránguiz, que serviu à Seleção Chilena. Da mesma forma, Luiz Adriano fica à disposição após cumprir suspensão contra o Tricolor Paulista.

Quem pode fazer sua estreia pelo Inter é Dalbert. Anunciado como contratação há duas semanas, o lateral-esquerdo não atua há quase um ano e meio. Sua última partida foi em 15 de maio de 2022, pelo Cagliari. Durante pré-temporada com a Inter de Milão, em 14 de julho do ano passado, sofreu grave lesão ligamentar no joelho, que o tirou de ação desde então.

Vitão e Johnny, embora estejam recuperados de lesões, serão preservados. Pelo limite de estrangeiros, Hugo Mallo também sobrou da lista de relacionados.

A tendência é que Coudet mande a campo uma equipe alternativa. Conforme divulgado pelo Revista Colorada, o time trabalhado na véspera da partida teve Sergio Rochet; Fabricio Bustos, Igor Gomes. Nico Hernández e Dalbert; Gabriel; Bruno Henrique, Matheus Dias e Carlos de Pena; Lucca e Luiz Adriano.

Próximos jogos do Internacional

  • Athletico-PR x Internacional, Brasileirão Série A, Ligga Arena, Curitiba/PR – 21 de setembro (quinta-feira), às 19h30min;
  • Fluminense x Internacional, Libertadores, Maracanã, Rio de Janeiro/RJ – 27 de setembro (quarta-feira), às 21h30min;
  • Internacional x Atlético-MG, Brasileirão Série A, Beira-Rio, Porto Alegre/RS – 30 de novembro (sábado), às 21h.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo