Brasileirão Série A

Interino do Vasco barra volante que era titular e elogiado por Álvaro Pacheco

Rafael Paiva fez mudanças importantes na lista de relacionados do Vasco para o jogo contra o Bahia, na quarta, pelo Brasileiro

Após a boa vitória sobre o São Paulo, no último sábado, o Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (26). Ainda sob o comando de Rafael Paiva, o Cruz-Maltino enfrenta o Bahia, às 21h30 (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. E, mesmo sem estar efetiva no cargo, o técnico interino já vem tomando decisões importantes no clube.

Rafael Paiva deixou de fora da lista de relacionados para o jogo contra o Bahia o volante Pablo Galdames e o meia Praxedes. O chileno, que era titular com Ramón Díaz e Álvaro Pacheco, ficou fora do último jogo por suspensão. Assim, havia uma expectativa pelo seu retorno. No entanto, por opção do técnico interino, Galdames não embarcou com o grupo para Salvador.

Galdames, inclusive, foi pivô de uma polêmica na última semana. Depois do empate com o Cruzeiro, em São Januário, o volante chileno, que vinha sendo criticado pela torcida, foi muito elogiado pelo então treinador Álvaro Pacheco. Os vascaínos, é claro, não gostaram do que escutaram.

– Galdames fez um jogo brutal. Teve uma capacidade, foi o rei da ação, um jogo posicional muito grande. Vejam a capacidade que ele teve. Uma das missões que ele tinha, tanto ele quanto Zé, de matar contra-ataques e ter o jogo sempre posicionado, manter o jogo equilibrado. Soube temporizar quando estava em inferioridade numérica e quando tinha que saltar na pressão – afirmou Álvaro Pacheco após o empate com o Cruzeiro.

Contratado em fevereiro, Galdames até teve um bom começo pelo Vasco, se destacando principalmente pelos gols e assistências. Nos seus primeiros sete jogos, ele marcou dois gols e deu três assistências. No entanto, as deficiências defensivas ficaram ainda mais evidentes no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, ele seguia no time.

Galdames esteve em campo nos 10 primeiros jogos do Vasco no Brasileirão, sendo nove como titular. Ele só saiu do time após receber o terceiro amarelo contra o Juventude, na última semana. Quando Rafael Paiva comandou o time entre a saída de Ramón Díaz e a chegada de Álvaro Pacheco, o chileno também foi titular.

Praxedes segue fora por opção

Praxedes, outro jogador alvo de críticas da torcida do Vasco, também segue fora dos relacionados. Mas, dessa vez, por opção de Rafael Paiva. O meia estava fora desde o começo de junho por uma lesão na coxa direita. Agora, já recurado, ele estava à disposição do treinador, que optou não relacionar o jogador, mesmo com as poucas opções que o Vasco tem para o meio de campo neste momento.

Payet também não viaja com o elenco

O Vasco também tem outra ausência importante na lista de relacionados para o jogo contra o Bahia. Mas, dessa vez, lamentada pelos torcedores vascaínos. O meio-campista Payet segue desfalcando o Cruz-Maltino no Campeonato Brasileiro. O jogador, que sofreu uma lesão na coxa direita, não atua pelo clube desde o começo de junho, quando esteve em campo na derrota para o Flamengo.

Payet já treina com o elenco do Vasco há mais de uma semana. No entanto, ainda passa pela transição para poder voltar a atuar pelo clube.

Vasco tem retornos entre os relacionados

Apesar das muitas ausências, o Vasco também tem retornos entre os relacionados para o jogo contra o Bahia. O volante Zé Gabriel e o lateral-esquerdo Victor Luís voltam de suspensão. O lateral-direito/zagueiro Rojas, que cumpriu o protocolo de concussão após sofrer um choque de cabeça na derrota para o Palmeiras, também volta a ficar à disposição de Rafael Paiva.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo