Brasileirão Série A

O que diz o histórico do Brasileiro sobre a vantagem do Botafogo para o Palmeiras

Faltando seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Botafogo abriu seis pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras

A seis rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Botafogo conseguiu a abrir a sua maior vantagem na liderança da competição. Agora, o time de Artur Jorge tem seis pontos de diferença para o vice-líder Palmeiras. Mas o que significa, em termos históricos, esta vantagem perto do fim do Brasileirão?

Um levantamento feito pela Trivela indica que o torcedor do Botafogo pode ficar otimista com esta vantagem de seis pontos faltando seis rodadas pela acabar o Campeonato Brasileiro.

Desde quando passou a ser disputado no atual formato, com 20 clubes em pontos corridos, apenas uma vez um clube conseguiu tirar uma diferença de seis ou mais pontos do líder nas últimas seis rodadas e acabar com o título do Brasileirão.

Isso aconteceu em 2009. Na ocasião, ao fim da 32ª rodada, o Palmeiras liderava o Brasileiro com 57 pontos. A diferença para o vice-líder São Paulo era de apenas dois pontos. Mas quem terminou com o título foi o Flamengo, que, na época, era apenas o sexto colocado, com 51 pontos.

Nas últimas seis rodadas do Brasileiro de 2009, o Flamengo fez incríveis 16 pontos, enquanto o Palmeiras fez apenas 5. O São Paulo, que era vice-líder na 32ª rodada, fez 10 pontos. O Rubro-Negro acabou com o título com 67 pontos, a menor pontuação já registrada por um campeão — e a pontuação que o Botafogo tem na atual edição do Brasileiro.

Somente em outras duas ocasiões o clube que terminou a 32ª rodada na liderança com alguma diferença de pontuação não ficou com o título do Campeonato Brasileiro. Mas, nestas outras vezes, a diferença de pontos era menor.

Em 2020, o mesmo Flamengo tirou uma diferença de quatro pontos para o Internacional nas última seis rodadas do Brasileiro. Já na última temporada o próprio Botafogo deixou escapar o título do Brasileiro. O Glorioso liderava a competição com um ponto de diferença para o Palmeiras, que acabou com a taça do Brasileirão – enquanto o Botafogo foi parar fora do G-4.

Em 2008, o Grêmio liderava o Brasileiro na 32ª rodada. No entanto, o São Paulo, que acabou campeão, tinha a mesma pontuação do clube gaúcho, mas com uma vitória a menos.

Quais as chances de título do Botafogo?

De acordo com o grupo do Departamento de Matemática da UFMG, que estuda probabilidades no futebol, o Botafogo tem 85,3% de chances de ser campeão brasileiro em 2024.

Ainda segundo os matemáticos, o clube que chegar a 77 pontos tem 99% de chances de ser campeão do Brasileiro. Ou seja, o time de Artur jorge precisaria de apenas 10 pontos nos últimos 18 que tem para disputar. Isso representa um aproveitamento de 55% e, atualmente, o aproveitamento do Botafogo é de 69%.

 

Caso, por exemplo, o Botafogo chegue a 77 pontos, o Palmeiras precisaria fazer 17 dos últimos 18 pontos para ultrapassar o clube carioca. No entanto, vale lembrar que Palmeiras e Botafogo ainda se enfrentam, no Allianz Parque, no próximo dia 26 de novembro, pela 36ª rodada da competição.

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo